
O guarujaense Emerson Silva foi o vencedor da categoria pro-am na 2ª etapa do Natural Art Surf Pro, encerrada nesta quarta-feira (dia 29), na Praia do José Menino, em Santos. O surfista de 19 anos faturou a disputa mais importante do evento, embolsando R$ 1,5 mil, além de entrar na briga direta pela moto 0k, oferecida ao campeão do Circuito. Além dele, sete atletas comemoraram vitórias. Entre eles, os irmãos Matheus e Leco Salazar, filhos de Picuruta, que competindo no “quintal de casa”, levaram a mirim e a longboard, respectivamente.
Também ergueram as taças o experiente Douglas Lima, o Pen, que é santista e mora atualmente em São Sebastião (Maresias), entre os masters; os também guarujaenses Wesley Moraes, na júnior; Geórgia Paschoal, na feminina; o baiano radicado em Guarujá, Yagê Araújo, na iniciantes; além do vicentino Vinícius Bico Batista, na aéreos, que neste campeonato é categoria, com direito a ranking e não só uma expression session.
“O nosso circuito é feito com período de espera de ondas e mais uma vez acertamos, garantindo dois dias de condições aos atletas”, destacou o diretor-técnico do Circuito, Daniel Miranda. Com ondas de meio metro nesta quarta-feira, a primeira final a entrar no mar foi a mirim. Matheus Salazar competiu motivado, depois de ser o grande destaque no dia anterior, na pro-am.
Em sua categoria oficial, o atleta saiu na frente, com uma nota 6 e teve uma boa disputa contra o guarujaense Edgard Groggia, que chegou a liderar a bateria por alguns minutos. No entanto, logo o talento santista voltou ao topo, com um 6,25, vencendo por uma diferença mínima de 35 centésimos. Com a vitória, ele assumiu a liderança do ranking. Willian Marroco, de Praia Grande, ficou em terceiro na final, seguido do baiano Yagê Araújo.
“Não deu para chegar na final da pro-am, mas levei na minha categoria. Passei um rádio para o meu pai, que já estava no avião, viajando para a final do Mundial de Long nos Estados Unidos e ele ficou super feliz. Agora só falta o Leco também ganhar”, afirmou.
GEÓRGIA - Na disputa feminina, a decisão foi marcada por uma interferência. Aline Vieira, de Guarujá, vencia a disputa, com a melhor nota da bateria, 6,0 pontos, e no final cometeu uma interferência (atrapalhou a onda da rival) sobre Vivian Messina, da mesma cidade, caindo da primeira para a quarta posição.
Quem lucrou com isso foi Geórgia Paschoal, que estava em quarto e com uma última onda, garantiu a segunda vitória no ranking, por apenas meio ponto sobre a amiga Vivian. A santista Gisele Garcia foi a terceira. “Foi muito bom vencer novamente e agora fico mais tranquila para chegar a este título. Ano passado parei de competir para estudar para o vestibular e agora voltei com tudo”, comentou Geórgia, líder isolada no Circuito.
A final júnior também contou com uma ótima disputa entre Wesley Moraes e o santista Eric Xavier. O surfista de Guarujá saiu na frente e teve o primeiro lugar tomado pelo santista, com uma nota oito. Em sua última onda, Wesley reassumiu a liderança, garantindo um 8,25. Bruno Souza foi o terceiro, seguido de Carlos Eduardo. “Foi uma ótima bateria e achei ótimas ondas. Agora é voltar na última etapa para batalhar por este título”, ressaltou Wesley.
A disputa mais aguardada do evento, a pro-am teve o domínio de Emerson Silva, que logo no começo achou duas boas ondas para se manter na frente e abrir grande vantagem. Ricardo Silva, vencedor da etapa inicial, ficou em segundo seguido de Vinícius Batista e do santista Giovanni Ferrante. Os dois últimos se envolveram numa situação de interferência, com ambos entrando na onda de Emerson, mas o resultado não foi alterado.
“Consegui achar boas ondas logo no começo e isso me deu tranquilidade para o resto da bateria. Não fui bem na primeira etapa, perdendo logo no segundo round, e quero recuperar isso na final do campeonato”, disse Emerson. O rival, Ricardo Silva, também mostrou animação. “O segundo lugar foi um bom resultado e agora é administrar na outra etapa”, relatou o líder da categoria, com vantagem de mais de 300 pontos sobre Giovanni Ferrante.
LECO - Os pranchões foram a próxima atração no mar, com novo show de Leco Salazar, vencedor das duas etapas. Ele abriu muito bem a disputa, esteve sempre com grande dianteira, até que o atual campeão santista, Adriano Teco fez uma nota oito para ameaçar a sua vitória.
Em seguida, Leco pegou uma boa e longa direita, dando sequência de batidas e bicos, para assegurar a nota nove (a melhor do evento, junto com Ricardo Silva na fase 2 da pro-am) e a maior somatória, 16 pontos de 20 possíveis. Teco foi o segundo novamente, com Adriano Lima, de Guarujá, em terceiro, e Augusto Martins, de Santos, em quarto. “O surf está na família, está no pé. Meu pai foi a nossa grande escola viva. Nos ensinou e ainda nos ensina muita coisa aqui mesmo nessa praia”, vibrou Leco, atual top 10 do Brasileiro Pro.
Entre os iniciantes, Yagê Araújo, em sua segunda final foi o melhor, superando o atual campeão paulista, Deivid Silva, de Guarujá, Cleberson dos Santos, de Praia Grande, e Victor Monteiro, de Santos. “Vencer é sempre bom. Está valendo muito a pena morar em Guarujá e poder competir direto contra grandes nomes, como o Deivid Silva”, vibrou o atleta.
Na master, os quatro concorrentes chegaram a ficar em primeiro lugar, até que Douglas Lima surfou muito bem a fase crítica da onda para assegura uma nota 6 e outra 6,25 e vencer. Valterlei Pereira ficou em segundo, com Edson Vieira em terceiro e Alexandre Boca em quarto. Ao sair do mar, Douglas comemorou o resultado com a filha Victória, de 16 anos.
“Na outra etapa eu fui o segundo e queria vencer para dedicar à minha filha, que veio torcer. Ela não surfa, mas é uma campeã no taekwondo. Fiquei muito feliz com ela aqui torcendo. Estou morando em Maresias e não poderia deixar de vir para a minha cidade, prestigiar esse evento. Estou com 40 anos e treino sempre de três a quatro horas por dia”, destacou o surfista, campeão brasileiro amador em 1988 e paulista pro, em 90.
O evento foi encerrado com a final dos aéreos, criada para incentivar o surf progressivo. O mar não oferecia condições ideais para grandes vôos, porém Vinícius Bico garantiu “decolar” muito bem, para arrancar 8,75 pontos dos juízes e levar o caneco. “Sou fã do Taj Burrow e me inspiro nele. Hoje dei sorte, mas sempre treino muito essa manobra”, comentou o atual campeão brasileiro universitário.
“Acabei de voltar da Austrália, o meu prêmio pelo título de 2007. Estou até fora de forma para este tipo de onda”, brincou. O santista Gustavo Nastasi ficou em segundo na final. A final do Circuito terá a “janela” aberta a partir do dia 15 de novembro e tão logo as condições permitam a organização realizará a disputa, também na Praia do José Menino.
O Circuito Natural Art de Surf Pro é uma realização da Associação Santos de Surf, com o patrocínio da Natural Art. Co-patrocínios: Hawaii Surf Point, Keeping Surf Shop, 1º DP Surf Shop, Surf Trunk, Fraga In Surf, Luau Surf Shop, Ocean King, Escola de Surf Picuruta Salazar e Cromática. Apoio: Prefeitura Municipal de Santos, Seven Sean, Water Wicth, Black Shaper, Surf?! e Glasser. Divulgação: FMA Notícias e Alma Surf. Supervisão: Federação Paulista de Surf.
RESULTADOS
PRO-AM
1 Emerson Silva - Guarujá
2 Ricardo Silva – Guarujá
3 Vinícius Bico Batista – São Vicente
4 Giovanni Ferrante – Santos
LONGBOARD
1 Leco Salazar – Santos
2 Adriano Teco – Santos
3 Adriano Lima – Guarujá
4 Augusto Martins - Santos
MASTER
1 Douglas Lima – Santos
2 Valterlei Pereira - Santos
3 Edson Vieira – Santos
4 Alexandre Boca - Santos
JÚNIOR
1 Wesley Moraes - Guarujá
2 Eric Xavier – Santos
3 Bruno Souza - Santos
4 Carlos Eduardo - Guarujá
MIRIM
1 Matheus Salazar - Santos
2 Edgard Groggia - Guarujá
3 Willian Marroco – Praia Grande
4 Yagê Araújo – Itacaré/BA (Guarujá)
INICIANTES
1 Yagê Araújo Itacaré/BA (Guarujá)
2 Deivid Silva – Guarujá
3 Cleberson Barbosa – Guarujá
4 Victor Monteiro - Santos
FEMININA
1 Geórgia Paschoal – Guarujá
2 Vivian Messina - Guarujá
3 Gisele Garcia – Santos
4 Aline Vieira – Guarujá
AÉREOS
1 Vinícius Bico Batista – São Vicente
2 Gustavo Nastasi – Santos
3 Popó Batista – São Vicente
3 Deivid Silva – Guarujá
3 Jadir Fortes - Santos
RANKING, APÓS 2 ETAPAS
PRO-AM
1 Ricardo Silva – Guarujá – 1.860
2 Giovanni Ferrante – Santos – 1.530
3 Emerson Silva – Guarujá – 1.500
4 Jair de Oliveira – Santos – 1.230
LONGBOARD
1 Leco Salazar – Santos – 2.000
2 Adriano Teco – Santos – 1.800
3 Fabiano Amorim – Santos – 1.385
4 Stefano Cocaro – Santos – 1.312
MASTER
1 Douglas Lima – Santos – 1.900
2 Edson Vieira – Santos – 1.539
3 Lucas Lima – São Vicente – 1.187
4 Ricardo Americano – Santos – 1.141
JÚNIOR
1 Eric Xavier – Santos – 1.800
2 Willian Marroco – Praia Grande – 1.656
3 Bruno Souza – Guarujá – 1.466
4 Wesley Moraes – Guarujá – 1.430
MIRIM
1 Matheus Salazar – Santos – 1.656
2 Willian Marroco – Praia Grande – 1.466
2 Deivid Silva – Guarujá – 1.466
4 Yagê Araújo – Itacaré/BA (Guarujá) – 1.458
INICIANTES
1 Yagê Araújo – Itacaré/BA (Guarujá) – 1.810
2 Deivid Silva – Guarujá – 1.800
3 Cleberson Barbosa – Guarujá – 1.539
4 Edgard Groggia – Guarujá – 1.531
FEMININA
1 Geórgia Paschoal – Guarujá – 2.000
2 Gisele Garcia – Santos – 1.710
3 Vivian Messina – Guarujá – 1.556
4 Aline Vieira – Guarujá – 1.539
AÉREOS
1 Vinícius Bico Batista – São Vicente – 1.810
2 Gustavo Nastasi – Santos – 1.629
3 Popó Batista – São Vicente – 1.341
4 Emerson Silva – Guarujá – 1.330