
Nic Muscroft passou a ser o último dos 15 do WQS e paranaense continua na briga para entrar nesta lista
Depois de quatro dias de espera, as ondas voltaram a subir para a estréia das principais estrelas do Reef Hawaiian Pro na quinta-feira de séries de 1,0 a 1,5 metro de altura com boa formação em Haleiwa. Eles começaram a se apresentar logo após o encerramento da última etapa do WQS Feminino que acabou com vitória havaiana de Carissa Moore, 16 anos, sobre a heptacampeã Layne Beachley, vice-campeã contra a nova geração.
Foram realizadas 13 das 16 baterias da quarta fase masculina, que define os classificados para as oitavas-de-final do Reef Hawaiian Pro. Dos quatro brasileiros que competiram, só o paranaense Jihad Khodr avançou e segue na batalha pelas últimas vagas na lista dos 15 indicados do WQS para completar a elite do ASP World Tour. Ele continua em vigésimo no ranking e precisa passar mais baterias na briga principalmente contra os havaianos.
Um deles já entrou na zona de classificação na última bateria do dia. Dustin Barca estreou com vitória para tirar o carioca Simão Romão que ocupava a última posição na lista. O outro único brasileiro que chegou no Havaí no grupo dos 15 primeiros colocados é o paulista Hizunomê Bettero. Ele defendia a 13.a posição e ficou em último na sua bateria. O australiano Kieren Perrow passou em primeiro e o havaiano Sunny Garcia em segundo para continuar na sua busca para retornar a divisão de elite do esporte nas duas etapas realizadas no quintal de casa.
Mais três brasileiros que também estão nesta briga pelas últimas vagas ainda não disputaram a quarta e última rodada de 16 baterias do Reef Hawaiian Pro por estarem escalados nas que ficaram para abrir a sexta-feira em Haleiwa. O gaúcho Rodrigo Dornelles tem a situação mais complicada, está em 39.o lugar no ranking e precisa de dois resultados excelentes. Ele estréia contra o australiano Drew Courtney, o sul-africano Jordy Smith e o havaiano Hank Gaskell.
Na disputa seguinte, o carioca Pedro Henrique e o paulista Wiggolly Dantas vão brigar pelas duas últimas vagas nas oitavas-de-final contra o grande favorito Joel Parkinson e o tahitiano Alain Riou. A torcida brasileira é para que o australiano não ache as ondas como Mick Fanning, o atual campeão mundial que terminou em último na primeira bateria masculina da quinta-feira no Alii Beach Park de Haleiwa. Pedrinho é o 23.o no WQS e Wiggolly, que subiu para o 29.o lugar, já ultrapassa o carioca mesmo com ambos classificando-se para as oitavas-de-final.
Isto porque o paulista, novo Rei do Onbongo Pro Surfing em Ubatuba, está trocando 650 pontos do pior dos sete resultados computados no ranking, enquanto Pedrinho descarta 1.125 pontos. Os dois têm chances de entrarem no G-15 do WQS em Haleiwa, mas só chegando na final conseguem ultrapassar os 11.113 pontos do australiano Nic Muscoft, agora último da lista, que já está nas oitavas-de-final do Reef Hawaiian Pro. O próximo alvo é Hizunomê Bettero, que tem 11.125 pontos e vai para o tudo ou nada na final do WQS em Sunset Beach.
A tarefa não será fácil para Nic Muscroft defender este incômodo último lugar, pois na segunda oitava-de-final vai ter que encarar três havaianos e um deles é Kekoa Bacalso, concorrente direto que já aparece na 18.a posição com a atualização dos resultados da quinta-feira no ranking. Outra fera da bateria é Pancho Sullivan, campeão da etapa do WQS disputada em Sunset Beach, antes do início da Tríplice Coroa Havaiana no Reef Hawaiian Pro de Haleiwa. Em 17.o lugar, o tahitiano Michel Bourez é o mais próximo da zona de classificação e também terá uma parada dura contra dois tops da elite, Taj Burrow e Kieren Perrow, e o havaiano Joel Centeio na terceira bateria.
O paranaense Jihad Khodr está na quinta com mais dois surfistas do Havaí, Roy Powers e Dusty Payne, com o experiente californiano Taylor Knox completando essa disputa por duas vagas para as quartas-de-final. O brasileiro tem que passar essa e mais uma ainda, porque a condição mínima para entrar no grupo dos 15 em Haleiwa é chegar na semifinal. A situação é muito delicada para o Brasil, que no momento só têm o paulista Adriano de Souza garantido na elite do ano que vem. O cearense Heitor Alves também aparece entre os 27 que são mantidos pelo ASP Tour, mas está na zona de perigo precisando de um bom resultado no encerramento da temporada em Banzai Pipeline para ficar neste grupo.
Já na outra ponta da tabela do WQS, dos quatro primeiros do ranking que participam do Reef Hawaiian Pro, só o norte-americano Gabe Kling avançou para as oitavas-de-final. O líder Nathaniel Curran, o vice Chris Davidson e Josh Kerr, quarto colocado, não passaram das suas estréias na quinta-feira. Mesmo assim, Gabe Kling precisa chegar na final para assumir a ponta e o outro único com chances matemáticas para isso é o australiano Drew Courtney, que vai estrear junto com Rodrigo Dornelles e tem que vencer o campeonato em Haleiwa Beach.
OITAVAS-DE-FINAL DO REEF HAWAIIAN PRO – baterias já formadas:
1.a: Greg Emslie (AFR), Jay Thompson (AUS), Brett Simpson (EUA), Kekoa Cazimero (HAV)
2.a: Pancho Sullivan (HAV), Nic Muscroft (AUS), Kekoa Bacalso (HAV), Tonino Benson (HAV)
3.a: Taj Burrow (AUS), Kieren Perrow (AUS), Michel Bourez (TAH), Joel Centeio (HAV)
4.a: Kai Otton (AUS), Gabe Kling (EUA), Sunny Garcia (HAV), Evan Valiere (HAV)
5.a: Taylor Knox (EUA), Roy Powers (HAV), Jihad Khodr (BRA), Dusty Payne (HAV)
6.a: Bede Durbidge (AUS), Tim Reyes (EUA), Makua Rothman (HAV), Dustin Cuizon (HAV)
7.a: Dustin Barca (HAV) aguarda seus adversários
8.a: Adam Mellin (AUS) idem
BATERIAS DOS BRASILEIROS NA QUARTA FASE – 96 surfistas:
Estréia dos principais cabeças-de-chave - 3.o=33.o (US$ 1.200 e 975 pts) / 4.o=49.o ($ 1.000 e 863 pts):
03: 1-Nic Muscroft (AUS), 2-Kekoa Cazimero (HAV), 3-Marcelo Trekinho (RJ), 4-David Weare (AFR)
06: 1-Kieren Perrow (AUS), 2-Sunny Garcia (HAV), 3-Tom Whitaker (AUS), 4-Hizunomê Bettero (SP)
11: 1-Tim Reyes (EUA), 2-Jihad Khodr (PR), 3-Charlie Carroll (HAV), 4-Luke Stedman (AUS)
12: 1-Dustin Cuizon (HAV), 2-Taylor Knox (EUA), 3-Yuri Sodré (RJ), 4-Marlon Lipke (ALE)
>baterias que ficaram para abrir o próximo dia:
14: Chris Ward (EUA), Patrick Gudauskas (EUA), Dayyan Neve (AUS), Rudy Palmboom (AFR)
15: Rodrigo Dornelles (RS), Drew Courtney (AUS), Jordy Smith (AFR), Hank Gaskell (HAV)
16: Joel Parkinson (AUS), Pedro Henrique (RJ), Wiggolly Dantas (SP), Alain Riou (TAH)