
A segunda etapa do Circuito Paraense de Surf foi realizada nos dias 14, 15 e 16 de novembro, em Mosqueiro, Marahú, mais precisamente na praia do Payssandu, como é mais conhecida pela galera do surf.
Nos dois dias de competição, o mar, ou melhor, o "rio com ondas da Amazônia", foi bastante generoso e mandou ondas de 1 metro de face, condições excelentes para a prova.
A competição teve início na sexta-feira com a categoria Open (aberta). No sábado foi a vez das outras categorias - Grommet (até 12), Mirim (até 16), Júnior (até 18), Feminino Open e Universitário, somando ao todo 60 participantes.
No domingo, foram disputadas as finais de todas as categorias. Desta vez, tivemos uma participação de fato de atletas de Algodoal, Belém, Marapanim, Mosqueiro e Salinópolis, uma verdadeira etapa de Circuito Paraense de Surf.
Na Open, Rodrigo Barros se posicionou mal no pico, não encontrou as ondas e ficou em quarto lugar. Mário Silva, o Mariozinho, surpreendeu a todos com um surf leve e fez as ondas, principalmente uma direita que lhe deu uma nota alta. Infelizmente trocou de prancha no meio da bateria, o que lhe fez perder tempo.
Marcinho da Moka, conhecedor do pico, surfou boas direitas e esquerdas para ficar com a terceira colocação. Sandro Buguelo parecia que ia ficar pesado porque as ondas estavam enfraquecendo, mas tirou o coelho da cartola com uma onda excelente, dando um aéreo altão para garantir a primeira colocação.
Na Júnior, Rafael Corrêa, que deu trabalho também na Open, levou a melhor e ficou em primeiro lugar. Destaque para Luis "Magali", de Algodoal, que impressionou a todos com seu cutbacks em alta velocidade.
Na Mirim, Magno Mesquita correu solto, manobrando com radicalidade na vala e ficando com a primeira colocação. Mesmo com uma prancha pesada para as ondas de Mosqueiro, Marcelinho ficou em segundo lugar, seguido por Nayson, que saiu da Grommet e veio atormentar os mirins com seu surf explosivo.
Na Grommet, mesmo com Carimbó quebrando no free surf, Nayson Costa conseguiu ser mais competitivo e deixar para trás Carimbó, Anderson Caxito e Yago Lima.
Vale ressaltar a presença do grommet Anderson Caxito, de Algodoal, que se apresenta como mais um talento nessa categoria para o surf paraense.
Na Feminino, Raquel, acostumada à vala, fez a mala em Mosqueiro e ficou em primeiro lugar. Na Universitário, Augusto César, com algumas ondas mais extensas, foi o campeão.
O circuito classifica os melhores paraenses do ranking da Federação para o circuito nacional promovido pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), à qual a Fepasurf é filiada.
A primeira etapa do circuito brasileiro acontece na praia da Taíba, Ceará, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2009. Os campeões paraenses serão definidos na praia de Ajuruteua, Bragança, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro deste ano.
Patrocinio: Governo do Estado do Pará - SEEL e REFRIVEL. Apoio: Maresia, Prefeitura Municipal de Belém, BR Sports, Marmot, Blue Touch, VLCS Sport Wear, RKE, Rádio Jovem Pan e Diadorim.
Para obter mais informações, visite o site Fepasurf.com.br.
Resultados da segunda etapa do circuito paraense
Categoria Open
1 Sandro Rogério (Salinas)
2 Márcio Corrêa (Mosqueiro)
3 Mário Silva (Salinas)
4 Rodrigo Barros (Salinas)
Categoria Júnior
1 Rafael Corrêa (Salinas)
2 Luis Carlos "Magali" (Algodoal)
3 Magno Mesquita (Salinas)
4 Marcelo Rodrigues (Salinas)
Categoria Mirim
1 Magno Mesquita (Salinas)
2 Marcelo Rodrigues (Salinas)
3 Nayson Costa (Salinas)
4 Rogério Costa (Salinas)
Categoria Grommet
1 Nayson Costa (Salinas)
2 Rogério Costa (Salinas)
3 Anderson Caxito (Algodoal)
4 Yago Muniz (Salinas)
Categoria Feminino
1 Raquel Mattar (Belém)
2 Tita Costa (Salinas)
3 Renata Di Paula (Salinas)
4 Laura Vicuña (Salinas)
Categoria Universitário
1 Augusto Cesar (IESAM)
2 Paulo Coelho (IESAM)
3 Bernardo Sertório (FAP)
4 Ivan Melo (Cesupa)