quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dois brasileiros nas oitavas-de-final da World Cup of Surfing no Havaí

Fonte: ASP South America

Rodrigo Dornelles e Leandro Bastos avançam em mais um dia de grandes ondas em Sunset Beach

Em mais um dia de grandes ondas em Sunset Beach, com séries de 3 a 4 metros de altura, o carioca Leandro Bastos venceu a primeira bateria da terça-feira contra os campeões mundiais Mick Fanning e Mark Occhilupo. E o gaúcho Rodrigo Dornelles surfou uma das maiores do dia para tirar uma nota 9,43 e também avançar para as oitavas-de-final da O´Neill World Cup of Surfing.

Já os dois brasileiros que ainda tinham chances de classificação para o ASP World Tour, fracassaram como os outros sete que igualmente ficaram em suas estréias na batalha final do WQS no Havaí. O primeiro a cair foi o carioca Simão Romão na bateria que abriu a terça-feira com vitória verde-amarela de Leandro Bastos. E o paulista Hizunomê Bettero quase não pegou ondas na última do dia. Com isso, apenas o paranaense Jihad Khodr ficou na lista dos 15 surfistas indicados pelo WQS para a divisão de elite do esporte.

Só ele e o paulista Adriano de Souza estão confirmados para o ano que vem e o cearense Heitor Alves ainda vai ter que defender sua vaga no grupo dos 27 primeiros colocados que são mantidos pelo ranking principal. O encerramento da temporada será nos dias 08 a 20 em Banzai Pipeline, também no North Shore da Ilha de Oahu, no Havaí. Além deles, o catarinense Neco Padaratz ainda pode permanecer com um dos convites para os que se contundiram durante o ano, como é o caso dele, que não disputou as três últimas etapas porque voltou a sentir fortes dores nas costas.

Mesmo com a ASP South America promovendo o calendário mais forte da história do WQS no Brasil, com duas novas etapas de 2.000 pontos e quatro de 2.500 pontos, o time verde-amarelo pode ser o menor desde a segunda edição deste formato no Circuito Mundial inaugurado em 1992, quando Fábio Gouveia, Teco Padaratz e Peterson Rosa eram os únicos brasileiros na elite. Nove chegaram com chances matemáticas de ingressar na lista dos 15 que sobem pelo WQS na última etapa, mas todos fracassaram em suas estréias nas grandes ondas de Sunset.

O mar amanheceu perfeito, com lindas direitas de 8 a 12 pés e Leandro Bastos colocou seu nome na lista dos dez maiores placares do campeonato com os 16,17 pontos que somou em duas boas ondas. Enquanto Simão Romão não achava nada, Mick Fanning ganhava a briga pela segunda vaga do seu ídolo, Mark Occhilupo, que se despediu aí da sua última Triplice Coroa Havaiana. Já Hizunomê Bettero disputou a última do dia, depois da entrada do vento que acabou com a formação das ondas e aumentou o desafio, as séries continuavam grandes e mexidas.

O paulista só surfou sua primeira onda quando faltavam 9 minutos para o término da bateria de 30 minutos. Joel Parkinson liderou de ponta a ponta e Kirk Flintoff passou em segundo, com Hizunomê marcando a saída definitiva do Brasil da briga pelas últimas vagas do WQS para o ASP Tour 2009. Rodrigo Dornelles não têm mais chances e surfou uma onda espetacular, uma das maiores do dia, que valeu nota 9,43 e a classificação para as oitavas. Ele agora vai entrar numa disputa direta por vaga e pelo título do WQS 2008, pois o líder do ranking Nathaniel Curran também dançou de cara e sete surfistas têm chances matemáticas de lhe tirar a primeira posição.

O mais próximo é Chris Davidson, que precisa chegar nas semifinais para isso. O sul-africano David Weare está nesta relação, mas ainda tem sua posição no G-15 do WQS ameaçada por três surfistas, um deles o australiano Yadin Nicol, que completa essa quarta oitava-de-final do gaúcho Rodrigo Dornelles. Já Leandro Bastos está na primeira com os irmãos C. J. e Damien Hobgood e o havaiano Marcus Hickman, nenhum brigando por nada a não ser pelo título da prova. Além de Simão e Hizunomê, o australiano Shaun Gossmann e o havaiano Sunny Garcia também deram adeus a disputa pelas últimas vagas.

MUDANÇA NO G-15 - Pior ainda foi o alemão Marlon Lipke, que saiu da zona de classificação na terça-feira. O veterano australiano Phillip MacDonald passou atrás do franco-brasileiro Eric Rebiere e entrou na lista já com sua volta a elite confirmada com a passagem para as oitavas. Agora, restam apenas as três vagas dos sul-africanos David Weare e Greg Emslie e do australiano Drew Courtney, que são ameaçadas pelo norte-americano Patrick Gudauskas e pelos australianos Yadin Nicol e Dion Atkinson.

Todos os seis envolvidos estão nas oitavas-de-final da World Cup of Surfing, assim como os sete candidatos ao título do WQS, com a maioria tendo confrontos diretos pela frente. O primeiro será o da quarta bateria, do brasileiro Rodrigo Dornelles. Na quinta, Drew Courtney defende sua vaga contra dois concorrentes, Patrick Gudauskas e Dion Atkinson, com o top da elite, Jordy Smith, completando esse embate. Courtney também pode terminar em primeiro lugar no ranking, mas só com a vitória em Sunset Beach.

Mais um australiano, Nic Muscroft, faz parte desta lista de adversários do já eliminado Nathaniel Curran e está sozinho com mais três compatriotas na seguinte. Já a última oitava-de-final promete ser a mais emocionante, pois tem um ex-campeão da World Cup, Joel Parkinson, além de três com chances de serem o número 1 do WQS 2008, os também australianos Josh Kerr e Phillip Mac Donald e o sul-africano Greg Emslie, que passou a ocupar a rabeira da lista dos 15 que sobem para o ASP World Tour 2009 com os resultados da terça-feira no Havaí.

DISPUTAM A PRIMEIRA POSIÇÃO NO RANKING FINAL DO WQS 2008:
1.o: Nathaniel Curran (EUA) lidera com 13.200 pontos
3.o: Chris Davidson (AUS) assume a ponta se chegar nas semifinais
6.o: Josh Kerr (AUS) só supera a pontuação do líder se ficar entre os dois primeiros na final
8.o: Nic Muscroft (AUS) idem
12.o: Phillip MacDonald (AUS) só vencendo o campeonato supera os 13.200 pontos
13.o: David Weare (AFR) idem
14.o: Drew Courtney (AUS) idem
15.o: Greg Emslie (AFR) idem

DISPUTAM AS ÚLTIMAS VAGAS NA LISTA DOS 15 PARA O ASP TOUR 2009:
13.o: David Weare (AFR) – tem 11.638 pontos e se garante chegando nas semifinais
14.o: Drew Courtney (AUS) – 11.638 e também na mesma situação
15.o: Greg Emslie (AFR) – 11.626 e precisa ficar entre os 5 primeiros, ou seja, em 3.o na semifinal
17.o: Patrick Gudauskas (EUA) – atinge 11.676 pontos se passar para as quartas-de-final
21.o: Yadin Nicol (AUS) – atinge 11.763 pontos só chegando na grande final
26.o: Dion Atkinson (AUS) – precisa no mínimo ser vice-campeão para atingir 11.788 pontos

OITAVAS-DE-FINAL DA O´NEILL WORLD CUP OF SURFING:
1.a: C. J. Hobgood (EUA), Damien Hobgood (EUA), Leandro Bastos (BRA), Marcus Hickman (HAV)
2.a: Mick Fanning (AUS), Dane Gudauskas (EUA), Dusty Payne (HAV), Hank Gaskell (HAV)
3.a: Taj Burrow (AUS), Kai Otton (AUS), Rhys Bombaci (AUS), Torrey Meister (HAV)
4.a: Rodrigo Dornelles (BRA), Chris Davidson (AUS), David Weare (AFR), Yadin Nicol (AUS)
5.a: Jordy Smith (AFR), Drew Courtney (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Dion Atkinson (AUS)
6.a: Bede Durbidge (AUS), Tom Whitaker (AUS), Adrian Buchan (AUS), Nic Muscroft (AUS)
7.a: Eric Rebiere (FRA), Kirk Flintoff (AUS), Ian Walsh (HAV), Kamalei Alexander (HAV)
8.a: Joel Parkinson (AUS), Josh Kerr (AUS), Phillip MacDonald (AUS), Greg Emslie (AFR)

BRASILEIROS NA QUARTA FASE – ROUND 64 – estréia dos cabeças-de-chave:
01: 1-Leandro Bastos (RJ), 2-Mick Fanning (AUS), 3-Mark Occhilupo (AUS), 4-Simão Romão (RJ)
06: 1-Kai Otton (AUS), 2-Rodrigo Dornelles (RS), 3-Kieren Perrow (AUS), 4-Dustin Barca (HAV)
11: 1-Adrian Buchan (AUS), 2-Patrick Gudauskas (EUA), 3-Yuri Sodré (RJ), 4-Tanner Gudauskas (EUA)
16: 1-Joel Parkinson (AUS), 2-Kirk Flintoff (AUS), 3-Hizunomê Bettero (SP), 4-Ruben Gonzalez (PRT)

Postagens Relacionadas: