
Depois de passar por 9 países e por muitas praias e ondas, o Circuito Latino americano chega ao seu fim com a ultima etapa do campeonato que será nos dias 5, 6, 7 de Dezembro no paradisíaco país da Costa Rica.
Esta décima y ultima etapa do Tour e considerada uma das mais importantes, pois quando chegue a seu fim, vamos saber quem é o campeão absoluto levando o titulo de Campeão ALAS 2008.
Grandes Latinos:
Vários são os surfistas que desejam levar o titulo de campeão, mas só três deles tem chance de levar o tão desejado titulo pra casa.
O primeiro é o venezuelano Francisco “Lolo” Bellorín e fará o que este em seu alcance para que ninguém leve o titulo de campeão. Este jovem surfista está na liderança do ranking Open dês da sua vitoria no Panamá e é a partir daí Lolo tem tido que lutar contra os melhores competidores latinos para se manter no primeiro lugar. A pesar de não ter ganhado as ultimas etapas do campeonato, obteve ótimos resultados que o ajudaram a manter-se no topo do Ranking. Bellorin participou em todas as etapas do tour, este ano, e em todas elas ele mostrou sua habilidade e bom desempenho com as manobras. Si o Francisco conseguir uma melhor colocação da que obteve na nona etapa, ele ganharia o titulo de campeão do ALAS nesta ultima etapa.
O segundo surfista que tem muita chance de levar o titulo é o mexicano Diego Cadena, mas não vai ser nada fácil, pois precisa que Francisco Bellorín fique em nono lugar e ganhar em Jacó, caso contrario Caderna perderia a chance de ganhar o titulo de campeão. Diego Cadena também competiu em todas as etapas do circuito, obtendo na Argentina e no México suas melhores colocações.
Por ultimo e na mesma colocação que o Cadena, está Ernesto Nunes. Para ser o bicampeão do ALAS, o brasileiro precisa ganhar e que o Lolo fique Maximo no quinto lugar, mas por outro lado para levar o titulo de sub campeão, o Nunes precisa ficar em segundo lugar e que o Bellorin fique Maximo em nono lugar. O Ernesto também participou em todas as etapas do Tour, mas seus resultados não foram o suficientemente altos para chagar em umas das primeiras colocações do ranking, mas a vitoria que ele obteve no México ajudou-lhe a chagar no topo e assim entrar na briga pelo titulo.
Pro Junior:
Nesta categoria o Francisco Bellorin tem praticamente a vitória em suas mãos, mas o surfista Dylan Southworth vai lutar até o ultimo minuto, por que se ele não conseguir o titulo de campeão na Junior, estará perto do sub campeonato. O Dylan vai lutar para tirar o titulo do venezuelano Bellorin o para que ninguém pegue seu segundo lugar.
Os surfistas Rafael Pereira e Jesus Chacón, estão correndo atrás da colocação do Southworth. Os venezuelanos têm poucos pontos de diferença com o Dylan e é por isso que na Costa Rica, eles vão fazer de tudo para ficar numa boa posição e assim obter o score que eles precisam e assim ficar com o sub campeonato.
Mulheres aquáticas:
No ranking da categoria feminina, a vitória está entre a argentina Agostina Pellizari e a chilena Sofía Borquez. A Sofia só leva 27 pontos de vantagem da argentina Pellizari, por isso nesta ultima etapa elas correrão atrás do primeiro lugar da categoria.
O Bicampeão Perez:
Na categoria Longboard já está tudo definido. O argentino Martin Perez obteve seu titulo na Venezuela ao levar o primeiro lugar na nona etapa do Tour. Depois de quatro vitorias no circuito do ALAS neste ano. O Martin Perez foi consagrado como Campeão Latino americano Longboard 2008.
Não há duvida que o Reef Classic Costa Rica vá ser um evento não apto para cardíacos.
Reef Classic Costa Rica chega os agradecimentos a Reef, Federación de Surf de Costa Rica, ALAS, Credomatic, Best Western Jacó Beach Resort, Balcon Del Mar, Pepsi, Pol, Cristal, Cerveza Imperial, Adrenaline, Roca Bruja, Day Star, Radio 911, Quique y QFA Producciones Costa Rica.