
A paranaense Bruna Schmitz embarcou neste domingo para Austrália. Depois de quase um dia todo viajando - com escalas no Chile e na Nova Zelândia - ela desembarca na Gold Coast e inicia os treinos para sua estréia na elite do surf mundial profissional. A primeira etapa da temporada será o Roxy Pró na cidade de Coolangatta entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março.
Em seguida a surfista de Matinhos vai aproveitar o intervalo até a segunda competição para treinar na Nova Caledônia. Ainda no mês de março ela retorna a Austrália para o WQS de Margaret River e já em seguida encara as ondas de Bell´s Beach palco do Rip Curl Pro.
"Estou indo antes para uma fase final de preparação", disse Schmitz ontem antes do embarque no aeroporto Afonso Pena em Curitiba.
Família e amigos acompanharam a surfista que partiu para a viagem mais importante da sua carreira. Mesmo com apenas 18 anos Bruna conquistou em 2008 um lugar entre as 16 melhores surfistas do mundo. A precocidade da carreira ajudou a chegar nesta condição. A paranaense começou a surfar aos 10 anos e a competir já com 11. A profissionalização veio aos 15.
"Sei que não será fácil, mas estou preparada pois já competi contras as minhas adversárias em outros anos", revela.
O ano de Bruna promete ser longo. Depois de dois meses na Austrália ela retorna ao Brasil por um período curto e já decola para Portugal onde mais uma etapa terá início em maio. Na sequência ela terá competições no Brasil, na África do Sul, Estados Unidos, Austrália e Brasil novamente, Peru e termina o ano no Havaí.
"Será o ano mais longo da minha vida, sei que vou ver minha família muito pouco, mas este é o meu caminho e vou seguir. Espero representar bem o Brasil e conquistar bons resultados", finalizou enquanto partia pelo portão de embarque. Ao lado de Bruna outras duas brasileiras estarão disputando o WCT, a catarinense Jaqueline Silva e a cearense Silvana Lima.