Fonte: ZDL Notícias / Por: Roberto Pierantoni
Adam Melling, terceiro colocado no ranking do WQS, avança para a terceira fase da competição na praia Mole.
Adam Melling mostrou, na manhã desta quarta-feira, porque é apontado como um dos fortes candidatos ao título do WQS 2009, o ranking de acesso para o Dream Tour 2010 da Association of Surfing Professionals (ASP). Escalado para a primeira bateria do segundo round do Maresia Surf International WQS 6* 2009, realizado na praia Mole, em Florianópolis (SC), o surfista australiano não deu chances aos adversários e se classificou em primeiro lugar para próxima fase com a expressiva soma de 16,84 em 20 pontos possíveis.
Natural de Lennox Head, na costa de New South Wales, Adam disse que seu objetivo nas ondas catarinenses é chegar à final do campeonato. Segundo ele, estar na decisão do Maresia Surf International WQS 6* 2009iva, já será um bom resultado. "Falta muito pouco para eu garantir a vaga no Dream Tour e não posso perder o foco. Só assim vou alcançar meu primeiro objetivo na temporada, que é me classificar para o Dream Tour; o título do WQS é a segunda meta. Por isso, quanto mais longe eu chegar aqui, melhor”, explicou o terceiro colocado no ranking do WQS, com 11.176 pontos.
Adam Melling disse que entrou no mar decidido a usar a paciência para escolher as melhores ondas. Contudo, ele não precisou de muito tempo para abrir uma larga diferença na bateria. Conseguiu as notas 7,67 e 9,17 na segunda e terceira ondas, respectivamente, passou a administrar a vantagem e a acompanhar atento a disputa pela segunda vaga do confronto - ficou com o carioca Marcelo Trekkinho. O catarinense David de Jesus e o cearense Charlie Brown foram eliminados. "Tive sorte. Consegui achar logo duas ondas abrindo”, analisou o surfista da Austrália.
O carioca Gustavo Fernandes e o baiano Marco Fernandez, atletas da equipe Maresia, vão se enfrentar. Estão escalados para a 20ª bateria do segundo round – junto com o sul-africano Royden Bryson e o norte-americano Patrick Gudauskas –, programada para acontecer na manhã desta quinta-feira. "Chegou a hora de eu buscar pontos no ranking e passar a brigar de uma vez por todas por um lugar no Dream Tour de 2010”, disse Gustavo, campeão brasileiro de 2008. Marco, por sua vez, busca a sua melhor colocação em um evento internacional desde que se profissionalizou no início do ano.
Outros destaques do segundo dia do Maresia Surf International WQS 6* 2009 foram o paulista Miguel Pupo e os cariocas Leonardo Neves e Pedro Henrique, que venceram as suas baterias e avançaram para terceira fase. Os dois últimos já integraram o seleto grupo dos surfistas que competiram o WCT - antigo nome do Dream Tour – e buscam o retorno para a elite do surfe mundial.
O Maresia Surf International 2009 é patrocinado pela marca de surfwear Maresia e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A realização é da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Fundação Municipal de Esportes, Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf da Praia Mole.
O evento também conta com apoio do Praia Mole Eco Village e das lojas de surfe Tent Beach, Aloha, Fissura, Planeta Surf, Ecológica, Surf Trip, Bahamas, Bali, Jamaica Surf Shop, Sumatra, New Look, Mabuya, Tow Side e Movie Action, além da cobertura oficial das revistas Fluir e Solto, Jornal Drop, site Waves e Rádio Jovem Pan FM.