Fonte: Surf Total
Ondas de meio metro a um metro receberam os melhores surfistas juniores europeus que participam no Buondi Pro Junior, a segunda etapa do circuito europeu para atletas com menos de 21 anos e a primeira para as meninas.
Neste segundo dia de prova foram para a água na Praia da Cordoama, Vila do Bispo, os restantes heats do round 2 bem como o round 3 e ainda o round 1 da prova feminina.
Os destaques do dia ficaram por conta do francês Pierre Valentin Laborde, cabeça de série número um desta prova, que voltou a fazer a melhor onda do dia – 8.5 em 10 pontos possíveis, mas também do português Frederico Morais, que fez a segunda melhor nota, de 8 pontos, do luso-brasileiro Thomaz Peterson, dos bascos Borja Agote e Jatyr Berasaluce, do francês Hugo Cornec, do português Filipe Jervis Pereira e do luso-dinamarquês Joackim Guichard, todos vencedores das suas respectivas baterias.
“Desta vez tive alguma sorte,” afirmou Guichard. “Conheço bem esta praia e estas ondas, o que me ajudou a ler o mar, que não está fácil. Lá dentro não se ouve o que o speaker diz, por isso não sabia em que situação me encontrava, mas felizmente acabei por conseguir passar. Agora o objectivo é chegar à final e tentar vencer,” afirmou o jovem algarvio, que assim deve passar para a liderança do ranking europeu Pro Junior.
Um das maiores surpresas do dia foi a eliminação, logo na primeira bateria da terceira fase, do luso-germânico Nicolau Von Rupp, detentor do melhor score da prova até agora. Von Rupp debateu-se com uma fraca selecção de ondas e acabou eliminado, juntamente com Miguel Blanco, por Pierre Valentin Laborde e pelo português Vasco Ribeiro. Para trás, nesta terceira fase, ficaram ainda António Ribeiro, Ivo Cação, Basile Belime, João Guerreiro e Francisco Alves, entre outros atletas.
Nos quartos de final, que se realizam amanhã, a partir das 9h30m, encontram-se assim seis surfistas portugueses – Vasco Ribeiro, Thomaz Peterson, Joackim Guichard, Filipe Jervis Pereira, Frederico Morais e Pedro Pinto. Além da “armada nacional”, estarão também a lutar pela vitória mais quatro atletas franceses, quatro bascos e dois surfistas italianos – Leonardo Fioraventi e Angelo Bonomelli – que têm causado algumas surpresas ao longo do Buondi Pro Junior, graças a um elevado mas inesperado nível de surf.
Esta tarde começou também a prova feminina do Buondi Pro Junior, que trouxe uma mistura de sentimentos para as portuguesas. De facto, se por um lado Maria Abecasis iniciou a primeira bateria com uma vitória sólida, sobretudo graças a uma onda bem trabalhada, que lhe valeu das melhores notas do dia – 6.33 em 10 pontos possíveis – por outro assistimos à eliminação da dupla ericeirense Carina Duarte e Ana Sarmento, duas atletas em quem estavam depositadas esperanças de bons resultados.
Como seria de esperar, a melhor prestação do dia foi para a francesa Alizée Arnaud, que mostrou o porquê de ser a campeã Pro Junior em título, obtendo a melhor nota e o melhor score da prova feminina, respectivamente 8 e 13.50 pontos.