
A tri-campeã mundial de ondas grandes, Maya Gabeira, foi a grande vencedora do prémio ESPY na categoria "Melhor Performance Feminina em Desportos de Acção". Maya concorreu contra grandes nomes dos desportos radicais, como a australiana Torah Bright (snowboard), a norte americana Ashley Fiolek (motocross) e a canadiana Sarah Burke (ski).
Com a atribuição deste prémio o nome desta surfista brasileira passa a figurar ao lado dos nomes de Tiger Woods, Michael Phelps, Pete Sampras, Roger Federer, entre outros.
Maya afirmou que "Fiquei muito mais feliz por ser uma premiação por voto popular. Estava concorrendo contra nomes de peso e ganhar por votação me fez sentir bastante forte. É muito bom saber que tem gente que admira meu trabalho, que votou por mim e que torce pelo meu sucesso. É uma satisfação muito grande," agradeceu a surfista brasileira.
O ESPY vai na sua décima sétima edição, e é uma mega premiação do desporto que é feita através de voto popular pela internet. É um prémio anual da ESPN que condecora as principais atletas, jogos, jogadas, entre outros temas do desporto americano e mundial no ano. São 37 categorias em que os atletas, de diversas categorias, disputam o título de melhor do ano. A cada edição um atleta ou artista de destaque é o mestre de cerimónia, este ano foi o actor Samuel L. Jackson.