
O O’Neill Ribeira Grande Pro presented by Nissan, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Surf Open e quarta etapa do Feminino, continuou hoje, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.
Com a diminuição do tamanho das ondas para meio metro, embora o vento off-shore tenha aumentado a qualidade da sua formação, a organização decidiu adiar o início da prova para as 11h, de forma a esperar pela descida da maré, que retira alguma água ao melhor banco de areia que os surfistas estão a utilizar, situado no meio da praia, aumentando a extensão das ondas e também o espectáculo.
Assim, realizou-se apenas a terceira fase Open, onde os surfistas mais experientes acabaram por avançar para os quartos-de-final homem-a-homem e apenas um dos atletas actualmente no top 5 foi eliminado, devido a uma interferência.
De fato, logo no primeiro minuto da primeira bateria do dia, David Luís e Miguel Ximenez entraram na mesma onda, chocaram e caíram, o que levou o júri a marcar-lhes uma interferência dupla, que resulta na perca de metade da pontuação da segunda melhor nota de cada atleta, quase sempre uma penalização que obriga os atletas a encontrarem novas ondas que lhes permitam fazer notas muito mais altas que os seus adversários.
Isso acabou por não acontecer neste heat, o que levou à eliminação de Ximenez e Luís, que se encontrava na terceira posição do ranking nacional antes de começar esta etapa. Avançaram para os quartos de final Edgar Nozes e Alexandre Ferreira (vice-líder do ranking), que não só mostraram bom nível de surf como muita concentração nos seus objectivos para este ano.
A segunda bateria foi dominada pelos dois amigos e colegas de trabalho, David Raimundo e Nuno Telmo, que eliminaram os júniores António Ribeiro e Filipe Jervis Pereira, um dos atletas treinados pela dupla dinâmica de S. João do Estoril. Mesmo assim, estes foram bons resultados no principal circuito nacional para os dois jovens.
O terceiro heat do dia foi um dos mais emocionantes, pois começou por ser dominado pelos júniores Frederico Morais e Ivo Cação, que se instalaram na primeira e segunda posições, respectivamente. Mas no último minuto, o experiente João Antunes, ex-tri-campeão nacional e actual quinto classificado no ranking, valeu-se da sua experiência para apanhar uma boa onda e roubar o segundo lugar a Cação, deixando o jovem da Figueira da Foz no 9º lugar da geral e o algarvio João Mealha no 13º.
“Foi por pouco, mas felizmente aquela última onda abriu uma boa parede, que me permitiu fazer mais do que a pontuação de que necessitava,” afirmou o veterano Antunes, que em Dezembro completa 40 anos. “O mar não está fácil,” confirmou Frederico Morais. “Mas as maiores permitem fazer duas ou três boas manobras, por isso não nos podemos queixar,” concluiu o jovem de apenas 17 anos.
Para terminar o dia, Eduardo Fernandes (campeão desta prova em 08 e actualmente no 4º lugar do ranking) e João Guedes (líder do ranking nacional e vencedor da etapa anterior) dominaram a última bateria desta fase, embora Guedes se encontre lesionado no joelho direito. Ambos com pontuações finais acima dos 14 pontos, deixaram para trás Nuno Silva e José Ferreira, outro atleta júnior, mas finalista na primeira etapa deste circuito.
No final desta fase, atletas e organização optaram por adiar as restantes para amanhã, uma vez que a previsão é melhor para Domingo e ainda há bastante tempo para a realização dos últimos dez heats. Assim, com quatro dos cinco primeiros classificados nos rankings nacionais Open e Feminino ainda em prova, a luta pela liderança mantém-se acesa aqui nos Açores e continuará até ao último dia deste O’Neill Ribeira Grande Pro presented by Nissan.
O O’Neill Ribeira Grande Pro presented by Nissan é organizado pela União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores (USBA) e pela DAAZ Eventos e conta com o patrocínio da Câmara Municipal da Ribeira Grande, da O’Neill, da Nissan, da Sumol e da TMN, bem como com os apoios da SATA, Açores Piscinas, Homelife, Marques, Segma, CrediTotal, Surf Portugal, Diário de Notícias, 24 Horas, Surf Total, RTP Açores e RDP Açores