terça-feira, 20 de outubro de 2009

Billabong apresenta Surf ECO Festival em Salvador

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho - Assessoria de Imprensa ASP South America

Começou ontem e vai até o próximo domingo (25), Salvador se transforma na capital nacional do surfe. Surfistas profissionais de diversos cantos do Brasil e alguns estrangeiros disputam, na praia do Psiu, no Jardim de Alah, duas provas internacionais do esporte. O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 presenteia o público baiano com a 35º etapa do circuito mundial World Qualifing Series (WQS), de nível três estrelas, e a quarta e última etapa da Seletiva Sul-Americana Pro-Junior (sub-20), que classifica quatro atletas profissionais do continente, para disputar o mundial da categoria, na Austrália, em janeiro próximo.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 é um dos maiores eventos esportivos realizados na Bahia neste ano. Além de distribuir cerca de U$ 70 mil de premiação, o evento terá uma mega estrutura montada na praia do Psiu. O projeto conta com centro técnico, sala de imprensa, camarotes dos atletas, camarote vip e lanchonetes, sem falar em quatro tendas temáticas, onde serão realizadas ações socioambientais.

“A estrutura profissional do surfe exige que qualquer evento nacional ou internacional da modalidade seja muito bem planejado. Tudo que é feito tem de estar de acordo com os critérios técnicos e funcionais, para proporcionar facilidades nos trabalhos dos atletas, comissão técnica e imprensa e atender as expectativas do público e dos patrocinadores”, explica o promotor do evento, Railton Lemos, da Dendê Produções.

As disputas serão iniciadas amanhã com as baterias femininas da Seletiva Sul-Americana Pro-Junior. Esta prova será encerrada na quarta (21) e na quinta (22) é a vez dos marmanjos entrarem na água. As competições do WQS e a Seletiva Sul-Americana masculina acontecem paralelamente.

“Quanto ao nível técnico, não há o que falar, pois os melhores juniores do Brasil, e quiçá do mundo, além de ótimos surfistas do WQS vão dar um verdadeiro show de surfe, para que todo o público baiano possa ficar por dentro do que há de mais moderno em competição hoje em dia”, explica o tour manager (diretor) da Association of Surfing Professionals (ASP) na América do Sul, Klaus Kaiser.

Desde 2005 a Bahia passou a fazer parte do calendário do WQS, porém, o Surf Eco Festival 2009 marca a estréia da capital baiana nesta competição. As provas anteriores aconteceram em Mata de São João, com duas competições no Costa do Sauípe e uma na Praia do Forte (o Billabong Surf Eco Festival do ano passado), e em Itacaré, com duas etapas do WQS feminino e duas do WCT da mesma categoria. Dentro da programação do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 terá também um festival musical, no dia 24 (sábado), com as presenças dos grupos Natiruts, Cidade Negra, Diamba, Adão Negro e os Sônicos.

Sem descanso

Os atletas que disputarão apenas o WQS tiveram tempo para descansar, pois a prova anterior à competição baiana aconteceu há duas semanas, no Guarujá, litoral paulista. Já a garotada com idade abaixo dos 21 anos não teve tempo nem de respirar. Ontem, foi encerrada a terceira etapa da seletiva, no Rio de Janeiro, com uma disputa sensacional, na qual o potiguar Jadson André derrotou o líder Miguel Pupo, de São Paulo. Pupo tem grandes chances de ser campeão do circuito em Salvador. Já André está garantido no mundial por ser o melhor sul-americano da categoria ranqueado no WQS (segundo lugar).

Após a brilhante bateria com Jadson André, na Praia do Arpoador, Miguel Pupo saiu radiante da água com a certeza de ter seu passaporte carimbado para a Austrália. “Agora vamos pra Bahia pra tentar fechar com chave-de-ouro, com o título sul-americano Pro-Junior”, promete Pupo. Seus principais concorrentes pelo título da seletiva são Alejo Muniz (SC), Caio Ibelli (SP) e Jerônimo Vargas (RJ).

O pernambucano radicado em Ilhéus Franklin Serpa (foto), de 21 anos, e o baiano de Arembepe (Camaçari), Marco Fernandez, 17 anos, sonham com o uma vaga para mundial da Austrália. Serpa está na sétima colocação e Fernandez na 10ª. Serpa acredita não levar nenhum tipo de vantagem sobre seus adversários, por ter mais conhecimento da praia.

“O campeonato é de alto nível e, por mais que eu conheça o mar de Salvador, não chega a ser uma vantagem. Esse tipo de competição reúne bons atletas e o surfe nessas categorias tem um nível muito elevado. Mesmo assim fico feliz pela disputa rolar perto da minha casa, onde tenho alguns amigos e me sinto bem”, explica.

Outra presença confirmada é a do atleta cearense Pablo Paulino. Considerado o maior especialista brasileiro em Mundial Pro-Junior, Paulino, já levou para Fortaleza dois títulos: o de 2004 e o de 2007. Como já passou dos 21 anos, o atleta irá participar somente da prova do WQS.

De olho no Mundial

A prova do WQS do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 marca o encerramento da “perna” brasileira de fim de ano. A competição baiana encerra a seqüência de três provas no país, realizadas entre os meses de setembro e outubro, e representa a possibilidade dos surfistas brasileiros e de alguns atletas internacionais conquistarem alguns pontinhos e colocarem mais uns dólares no bolso, já que o campeão sai do Psiu com U$ 7 mil.

Para o WQS, além de Serpa e Fernandez, Rudá Carvalho, Bruno Galine, Bernardo Lopes, Wilson Nora, Denis Tihara, Heloy Júnior, Alandresson Martins, Flávio Costa, Christiano Spirro e Armando Daltro são grandes esperanças baianas.

De acordo com o diretor Regional da ASP, Roberto Perdigão, “a Bahia vem nestes últimos anos, sendo uma grande e importante parceira na realização de eventos de grande porte, com a ótima organização da Dendê Produções, como foi a etapa do ano passado na Praia do Forte”, elogia.

“A ASP considera muito interessante a realização, pela primeira vez na história, de uma etapa do WQS em Salvador. A Bahia é um celeiro natural de grandes atletas, como Armando Daltro, Crhistiano Spirro e Wilson Nora, e também de atletas da nova geração, como Dennis Tihara, Bernardo Lopes e Franklin Serpa”, explica Perdigão. “Portanto, acredito que a realização destas etapas do WQS e do Pro-Junior deverão incentivar ainda mais a participação dos surfistas baianos no tour mundial da ASP”, complementa.

Ações socioambientais

Durante todos os dias do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 acontecerão na praia do Psiu ações socioambientais que visam a inclusão social e a educação ambiental com o público. Estas ações serão desenvolvidas em espaços criados no local do evento e divididos em quatro tendas: Ambiental, Saúde, Zen e Artesanato. Cada um destes espaços oferece uma programação variada, em parceria com diversos órgãos e entidades. O Projeto Tamar, Instituto Mamíferos Marinhos, Limpurb, Salvamar, Centro de Terapia do Surf, Physiopilates, entre outros, participam das ações.

Todo o material do evento será reciclável e reutilizável, o que irá minimizar a produção de resíduos e otimizar a implantação da coleta seletiva. Dentre as atividades programadas para os seis dias de competição acontecerão exposições ambientais, teatro, exibição de vídeos, distribuição de sacos de lixo biodegradáveis e apresentação de técnicas de salvamento aquático e ressuscitação cardiorrespiratória.

A coordenadora do projeto e educadora ambiental do Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009, Carla Circenis, explica que “o esporte é um grande influenciador na formação de valores e atitudes de seus praticantes e admiradores, podendo servir como mecanismo atrativo para envolver as crianças, os adolescentes e as pessoas de forma geral na temática ambiental”.

A bióloga ainda complementa que o ponto alto de toda a programação socioambiental será a visita, entre a terça (20) e a sexta-feira (23), durante os dois turnos de crianças e adolescentes de cinco escolas públicas de Salvador. A expectativa é de receber em média 50 alunos por turno.

A garotada terá uma programação toda especial e voltada para eles com oficinas de arte e educação, técnicas de surf e atividades para a promoção da saúde bem estar. “Tenho certeza que o espaço criado paralelamente às competições esportivas estará cumprindo o papel socioambiental e contribuindo positivamente na sociedade”, finaliza Circenis.

O Billabong apresenta Surf Eco Festival 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com os patrocínios do Governo Federal, através da Petrobras; Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa; Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Educação; Gol Linhas Aéreas; Shopping Iguatemi; Surfing Series e Rede Outlight. Os apoiadores do evento são: Uranos; Anônima; Makai; AL2; Vereador Alberto Braga; Pacific Beach; Pipeline; Litoral 655; K & K; Overboard; Star Point; Hot Water; Backwash; Tent Beach; Billabong Salvador; KYW, Drill, Revista Hardcore, Surf Bahia e Waves. As provas são homologadas pela Association of Surfing Professionals - ASP South America e Federação Baiana de Surf (FBSurf).