sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Danilo Rodrigo imbatível no Costa da Mata Atlântica

Fonte: Abrasp / Por: Herbert Passos Neto

Danilo Rodrigo comemora a vitória no Quebra-mar. Foto: Daniel Neris.O guarujaense Danilo Rodrigo foi o campeão da primeira etapa do Circuito Natural Art / New Advance Costa da Mata Atlântica, finalizado neste domingo (11/10), na praia do José Menino. Válido como a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional, o evento contou com a participação dos melhores surfistas de pranchão do país.

Com uma performance arrasadora, Danilo bateu todos os recordes do evento. Na semi-final, marcou duas notas 10 contra o conterrâneo Amaro Matos, que nada pôde fazer tendo em vista a pontuação máxima obtida por Danilo: 20 pontos. Ele ainda se deu ao luxo de descartar uma nota 9.25 e na final, contra Jaime Viúdes, o guarujaense marcou sua terceira nota 10 do dia.

“Guardei esse trunfo na manga para as fases finais e graças a Deus deu certo, já que usei uma prancha emprestada. Eu estava em 14º e com esse resultado vou melhorar minha posição. Agora é trabalhar para disputar o título nas próximas etapas”, declarou o campeão, que faturou R$3 Mil em dinheiro e 500 pontos para o ranking brasileiro e também para o paulista.

O santista Picuruta Salazar, líder do ranking, foi barrado na semi-final por Jaime Viúdes e terminou na terceira colocação. Mesmo assim, ele melhorou sua situação na busca pelo 10º título brasileiro da categoria, já que a maioria dos adversários que podiam ameaçar sua posição perderam nas fases anteriores e somaram menos pontos.

O carioca Rodrigo Sphaier, que estava em 2º no ranking, foi autor de uma nota 10 que alguns dizem que merecia até 11, mas não conseguiu uma segunda nota boa e foi superado por Amaro Matos nas oitavas de final.

Stand Up - Aos 48 anos de idade, o santista mostra que é realmente um fenômeno do surf, pois além da terceira colocação na categoria profissional, ele disputou e venceu a stand up, deixando seu filho Alex “Leco”, em segundo. “No último evento de stand up eu cai na última onda e o meu filho levou a melhor. Neste, foi o oposto. Ele caiu na última onda e eu fiquei com a vitória”, explica Picuruta, que ficou com 1,2 dos R$3 Mil oferecidos pela Surfstore, apresentadora da categoria.

“Estou muito feliz porque deu tudo certo. Sol, altas ondas e surf da melhor qualidade. Quero aproveitar para agradecer aos patrocinadores, à prefeitura, ao Governo do Estado e ao deputado estadual Luciano Batista, que viabilizou o evento através de uma emenda. Sem essa confiança que eles têm no nosso trabalho não seria possível proporcionar isso aos atletas e ao público”, declarou Picuruta, idealizador do evento.

Master Irmão mais velho de Picuruta, Almir Salazar completou a festa da família com a vitória na categoria longboard máster. Aos 51 anos de idade, ele mostra disposição de garoto. “Essa vitória foi muito importante pra mim, pois desde o começo do ano eu não competia. Quero dedicá-la ao meu filho, Almirzinho, que está com dois meses de idade”, enfatiza o campeão.

Realizado pela Associação Desportiva Surf Vicentino, a 1ª Etapa do Circuito Natural Art e New Advance de Surf Costa da Mata Atlântica é homologada pela Abrasp, Federação Paulista de Surf e Associação Santos de Surf.

Tem patrocínio Natural Art, New Advance e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Apoio Deputado Estadual Luciano Batista, Unimed, Surfstore, Radio 98FM, Radical Life, Teccel, Gzero, Future Fins, Rubber Stick, Cromática, Stand Up, Prefeitura Municipal de Santos.

Colaboração, Escola de Surf Picuruta Salazar, ESPN Brasil, Sportv, Waves, Wohoo, A Tribuna, Informasurf, Costa da Mata Atlântica, Conventions e Visitors Bureu, S.O.S. Itaquitanduva, BIO21, Surfista Doador, Surf Sustentável.

Resultados

Longboard Pro
1 Danilo Rodrigo (SP)
2 Jaime Viúdes (SP)
3 Picuruta Salazar (SP)
4 Amaro Matos (SP)

Stand Up Pro
1 Picuruta Salazar (SP)
2 Alex “Leco” Salazar (SP)
3 Carlos Bahia (SP)
4 Renato Wanderley (SP)

Longboard Master
1 Almir Salazar (SP)
2 Willian ferreira (SP)
3 Sol Angel (RJ)
4 Wagner Ramos (SP)