
Depois da realização do Billabong ASP World Junior Championship no início de janeiro, vencido pelo francês Maxime Huscenot da Ilha Reunião e pela australiana Laura Enever, a ASP International anuncia agora as primeiras etapas do novo Circuito Mundial Pro Junior, o ASP World Junior Tour - WJT.
"O WJT é uma evolução natural para a ASP e um reconhecimento da visão e apoio que a Billabong tem prestado ao mundo dos surfistas juniores. O circuito oferecerá uma oportunidade adicional aos competidores desta categoria, que poderão estabelecer uma carreira como profissionais e construir um bom nome", diz Brodie Carr, CEO da ASP.
A primeira etapa será o Oakley World Junior em Keramas, Bali, Indonésia, nos dias 02 e 13 de outubro.
"Como o surf nesta categoria engloba atletas de todo o mundo, eles são elegíveis ao ASP Dream Tour ainda competindo nesta categoria. Este novo formato cria um campo nivelado e os atletas começam suas carreiras como profissionais ainda jovens. Isto mantém o esporte jovem e dinâmico. Estamos animados para vê-los em ação", diz Ronny Nelson, gerente de marketing da Oakley International.
O Billabong ASP World Junior já acontece há mais de uma década e continua sendo uma referência incontestável para o surf de alta performance entre a nova geração, além de apontar as futuras estrelas do esporte.
A transição para um circuito com três etapas reforça a importância do Billabong ASP World Junior, já que agora os jovens surfistas terão de apresentar uma dinâmica ainda melhor no decorrer dos eventos para serem coroados campeões da temporada.
"A Billabong está muito animada com a possibilidade de expandir o circuito para três etapas. É uma boa oportunidade para os jovens garotos e garotas ganharem experiência em diferentes locais, além de aperfeiçoarem o repertório de manobras nas mais diversas condições, fator crucial para o desenvolvimento do surf como profissão", diz Andrew Flitton, gerente da Billabong.
"Estamos satisfeitos com o empenho de outras marcas em apoiarem o esporte com uma visão de longo prazo e esperamos forte investimento e promoção em torno do surf nesta categoria, que desempenha um papel importante para o sucesso contínuo do esporte", complementa Andrew Flitton.
Assim como no ano anterior, os atletas competirão em suas respectivas etapas regionais durante toda temporada, o ASP Pro Junior Series, que qualifica os melhores para o ASP WJT. As vagas concedidas serão baseadas nos resultados apresentados entre 1 de janeiro e 31 de agosto de 2010.
A etapa inicial do ASP WJT contará com seis representantes da ASP Australasia, seis da ASP South America, seis da ASP North America, seis da ASP Europe, cinco da ASP Africa, cinco da ASP Japan e mais cinco da ASP Hawaii, além de convidados que completarão o quadro de 48 competidores. Os convites serão baseados no resultado do último Billabong ASP World Junior. Na categoria Feminina, 18 garotas decidem o título. O número um do ranking depois das três etapas será coroado campeão mundial.
Campeão Pro Junior da ASP em 2001, o australiano Joel Parkinson reconhece os benefícios do ASP Pro Junior Series. "O ASP Pro Junior Series e o Billabong ASP World Junior têm sido indicadores para as futuras estrelas desde o início. Além de ser um trampolim para o WQS, dá aos surfistas a experiência que necessitam em nosso esporte", diz o australiano, atualmente com 28 anos e na segundo colocado na última temporada do ASP World Tour.
Por enquanto, dois eventos já estão garantidos em 2010, mas os organizadores querem inserir mais um evento para completar o circuito.
"Ter um circuito com diversas etapas para nossos surfistas juniores é uma meta de longa data. Estamos satisfeitos em poder ampliar e apoiar os circuitos existentes tanto para homens como para mulheres. A ASP continuará explorando todos os caminhos para desenvolver nossos circuitos e coroar os indiscutíveis campeões do mundo", finaliza Brodie Carr.
ASP World Junior 2010 (etapas confirmadas)
Oakley ASP World Junior em Bali, Indonésia, de 02 a 13 de outubro de 2010
Billabong ASP World Junior Championships, Austrália – de 08 a 16 de janeiro de 2011
Galeria de campeões do ASP World Junior
2009 - Maxime Huscenot (Reu) e Laura Enever (Aus)
2008 - Kai Barger (Haw) e Pauline Ado (Fra)
2007 - Pablo Paulino (Bra) e Sally Fitzgibbons (Aus)
2006 - Jordy Smith (Afr) e Nicola Atherton (Aus)
2005 - Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus)
2004 - Pablo Paulino (Bra)
2003 - Adriano de Souza (Bra)
2002 - Não realizado
2001 - Joel Parkinson (Aus)
2000 - Pedro Henrique (Bra)
1999 - Joel Parkinson (Aus)
1998 - Andy Irons (Haw)