quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Falta pouco para a estréia do ASP World Tour 2010!!!

Fonte: ASP South America / Por: Dave Prodan

Falta apenas uma semana para começar a temporada 2010 do ASP World Tour na idílica cidade de Coolangatta, palco do Quiksilver Pro Gold Coast apresentado pela Land Rover. Foi lá que o brasileiro Adriano de Souza fez sua primeira final na divisão de elite do esporte, sendo batido pelo australiano Joel Parkinson. Mas, outro surfista local da Gold Coast festejou o título mundial de 2009, o segundo da carreira de Mick Fanning.

"Foi fantástico fazer parte de um seleto grupo que já conquistou mais de um título antes de mim, como Tom Curren, Tom Carroll, Andy Irons, Mark Richards e, obviamente, Kelly Slater”, destaca Fanning. "O segundo título foi mais emocionante para conquistar. Em 2007 foi mais intenso por causa da pressão que eu tinha colocado em mim mesmo, mas os dois têm grande valor, por razões diferentes. Minha meta para 2010 é tentar repetir a mesma fórmula de 2009: manter um equilíbrio saudável entre trabalho e lazer e, sobretudo, desfrutar meu surfe e continuar progredindo no esporte".

A destituição do seu grande amigo ao longo da vida da primeira posição no ASP Tour no final do ano foi uma experiência profunda do seu relacionamento e mostrou um olhar revelador do caráter indiscutível do campeão.

"Foi incrível essa corrida pelo título com o Joel (Parkinson) no ano passado, mas duvido sermos capazes de realmente entender como tudo aconteceu, talvez só quando formos um casal de velhos enrugados. As coisas, com certeza, foram muito intensas até o fim, até a última etapa, mas nós respeitamos bastante o espaço de cada um. É um jogo que poderá se repetir em 2010, a rivalidade vai ser intensificada, mas no final de tudo seremos os companheiros de sempre".

Joel Parkinson, 28 anos, atual vice-campeão mundial e defensor do título do Quiksilver Pro Gold Coast, perdeu a briga pelo seu primeiro caneco de campeão para o amigo Fanning e promete entrar com força total em 2010.

"É um novo ano e com a rapidez que nosso esporte está progredindo, você não pode se dar ao luxo de ficar pensando no que passou", disse Parkinson. "Mas, 2009 me deu motivos para acreditar que posso ser campeão neste ano. Minha abordagem não é muito diferente. Tem que trabalhar bastante para perceber o potencial do meu equipamento, as condições do mar e tudo sobre mim mesmo".

Apesar da perda do título por pouco para Fanning, Parkinson reconhece a força de suas obrigações e entende que a rivalidade competitiva só serve para empurrar os limites do desempenho dos dois atletas.

"A rivalidade competitiva entre o Mick e eu já existe há anos, todo mundo sabe disso", disse Parkinson. "Mas na minha mente e acredito que na do Mick também, a nossa amizade vem em primeiro lugar. Às vezes isso é difícil, mas, no fim, é isso que prevalece entre nós dois".

Fanning e Parkinson são indiscutivelmente dois dos concorrentes mais experientes e perigosos em Snapper Rocks e usarão todas as suas vivências nessas ondas como vantagem no Quiksilver Pro Gold Coast.

"Obviamente, sendo um local do pico tem suas vantagens", disse Fanning. "Você tem uma melhor compreensão das ondas, você está confortável com a ondulação e a coisa que eu mais amo em competir na Gold Coast é o fato de poder ir para casa depois de uma bateria, estar com minha família, meu cachorro e dormir na própria cama".

REDUÇÃO DA ELITE - Além de apresentar um dos grupos mais fortes da história do esporte, o ASP World Tour 2010 também ganhará uma nova dinâmica com as mudanças que serão implantadas neste ano, principalmente no número de integrantes da elite que será reduzido de 45 para 32 após o quinto evento do ano, no Taiti. Isso aumentará ainda mais a intensidade do evento de abertura da temporada em Snapper Rocks.

"Vai ser extremamente interessante ver como as coisas se desenrolarão no primeiro evento com as mudanças entrando em jogo", disse Fanning. "Os novatos não poderão ir para o Quiksilver Pro pensando que terão chance de recuperação no final do ano. Estou esperando mais compromisso e risco para os caras que têm ficado na parte de baixo da classificação. As mudanças foram introduzidas para acabar com essa acomodação. Se não melhorarem, vão perder seu lugar já no mesmo ano. E eu e os outros que brigam no topo da tabela, teremos de ser cautelosos com aqueles que vão lutar para ficar entre os Top 32 após os primeiros cinco eventos do ano".

NOVATOS NO DREAM TOUR - Entre os Top 45 do ASP Tour 2010, onze serão novatos lutando para se manterem entre os melhores do mundo. Do Brasil, as novidades são o potiguar Jadson André e Marco Polo, com o também catarinense Neco Padaratz voltando com convite da ASP para reforçar o time verde-amarelo capitaneado pelo paulista Adriano de Souza. "Para mim, Owen Wright vai ser o mais letal de todos os novatos", sentencia Mick.

"Ele é muito bom em ondas grandes e pequenas e nas vezes que disputou o ASP World Tour como convidado, se mostrou um concorrente inteligente. Outros com grande potencial que vejo são o Dusty Payne, o Matt Wilkinson e o Adam Melling. Todos esses jovens atletas são poderosos e fazem um surfe emocionante, radical e capaz de causar grandes estragos para os mais experientes".

Para Parkinson, a sua escolha para o evento de abertura da temporada não é necessariamente uma nova cara. Para ele, depois de um ano de folga, o tricampeão mundial Andy Irons (HAW), 31, estará de volta para aterrorizar corações e mentes dos melhores surfistas do mundo.

"O Andy (Irons) está de volta, mas não se pode classificá-lo como um novato", disse Parkinson. "Acho que todos os recrutas tem que mostrar para o que vieram a partir de 27 de fevereiro".

O Quiksilver Pro Gold Coast apresentado pela Land Rover fará a primeira apresentação dos melhores surfistas do mundo na temporada de 27 de fevereiro a 10 de março, com transmissão ao vivo no www.quiksilverpro.com.au

CALENDÁRIO DO ASP WORLD TOUR 2010:
1.a: Fev 27-10 Mar - Quiksilver Pro Gold Coast – Austrália
2.a: Mar 30-10 Abr - Rip Curl Pro Bells Beach - Austrália
3.a: Abr 23-02 Mai - Hang Loose Santa Catarina Pro - Brasil
4.a: Jul 15-25 - Billabong Pro Jeffreys Bay – África do Sul
5.a: Ago 23-03 Set - Billabong Pro Teahupoo - Taiti
6.a: Set 12-21 - Hurley Pro Trestles – Estados Unidos
7.a: Set 25-Out 05 - Quiksilver Pro France - França
8.a: Out 07-18 - Rip Curl Pro Portugal - Portugal
9.a: Out 30-Nov 10 - Rip Curl Pro Search em algum lugar do planeta
10: Dez 08-20 - Billabong Pipe Masters - Havaí

ASP WOMEN’S WORLD TOUR 2010:
1.a: Fev 27-10 - Roxy Pro Gold Coast - Austrália
2.a: Mar 30-05 - Rip Curl Women’s Pro Bells Beach - Austrália
3.a: Abr 11-16 - TSB Bank Women’s Surf Festival - Austrália
4.a: Abr 21-26 - Commonwealth Bank Beachley Classic - Autrália
5.a: Jun 08-13 - Movistar Peru Classic pres. by Rip Curl - Peru
6.a: Out 07-11 - Rip Curl Pro Portugal - Portugal
7.a: Out 30-04 - Rip Curl Pro Search em algum lugar do planeta
8.a Nov 24-06 Dez - Gidget Pro Sunset Beach - Havaí
9.a: Dez 08-20 - Billabong Pro Maui (Tentativa) - Havaí

Postagens Relacionadas: