
As ondas estiveram de gala durante todo o dia com cerca de 6 a 7 metros. Esta prova de ondas grandes (através de remada) foi disputada numa das mais assustadoras ondas do mundo, “Killers”.
A final contou com seis big riders mas foi uma batalha entre dois havaianos, Mark Healey e Shane Dorian tendo o primeiro selado a vitória com uma onda perfeita de 10 pontos e outra de 9.5.
Dorian teve de contentar-se com o 2º lugar enquanto o o chileno Ramon Navarro decidiu competir apesar do terramoto devastador que afectou o seu país e terminou no 3º lugar.
O brasileiro Carlos Burle ficou em 4º, Grant “Twiggy” Baker em 5º e Grant Washburn em 6º.
Apesar de ter sido eliminado logo na primeira fase, o californiano Greg Long garantiu o primeiro título de campeão mundial de ondas grandes.
Outros dos destaques deste dia memorável foram o peruano Gabriel Vallaran que, ao surfar Killers pela primeira vez, arrecadou o prémio de “Maior Onda” após ter dropado um “monstro aquático” com 5m logo no primeiro round o que lhe garantiu uma nota 10, a segunda do dia já que a primeira foi alcançada por Greg Long.
O prémio para o “Pior Wipeout” foi para Rusty Long.
Esta foi uma corrida contra o tempo que terminou da melhor forma uma vez que o evento se realizou no último dia do período de espera que ocorreu ao longo do mês de Fevereiro.
Resultados:
