segunda-feira, 29 de março de 2010

Matheus Navarro é destaque na primeira etapa do Circuito Catarinense Rip Fly de Surf Amador

Fonte: Fecasurf / Por: Norton Evaldt

A Praia do Santinho, sede da Associação de Surf dos Ingleses e Santinho, uma das mais antigas do estado, que neste ano completa 29 anos de trabalhos pelo esporte, recebeu neste fim de semana a primeira etapa do Circuito Catarinense Rip Fly de Surf Amador com a participação de 136 atletas, divididos em sete categorias, que disputaram 2000 pontos para o ranking catarinense da Fecasurf.

Todas as baterias foram bem disputadas, com os atletas apresentando um bom nível competitivo, atraindo as atenções de quem estava na areia para o show de manobras dos melhores surfistas catarinenses da nova geração. As condições das ondas se mantiveram boas durante toda competição, e no domingo o mar melhorou ainda mais, proporcionando ondas de um metro e com boa formação que completaram o sucesso desta primeira etapa do circuito.

Na categoria Open, uma final bem disputada acabou com a vitória do atleta de Itajaí, Gustavo Machado, que se destacou durante toda competição. Gustavo fez boas escolhas e nas suas duas melhores ondas de 6,50 e 5,73 acabou somando 12,23 pontos e confirmando sua vitória nesta primeira etapa do circuito.

O surfista de Balneário Camboriú, Matheus Navarro de 15 anos, Campeão Catarinense 2009 nas categorias Junior e Mirim, defendeu seus títulos com unhas e dentes, e foi o grande vencedor nas duas categorias, apresentando um surf de alto nível que arrancou aplausos da toda galera na areia. Foram duas finais alucinantes e com muitos aéreos, João Paulo abriu a bateria final da Junior voando alto fazendo 7,67 pontos, mas Matheus se posicionou bem na bateria e conseguiu pegar as melhores ondas e garantir o lugar mais alto do pódio na Praia do Santinho, somando 9,53 e 8,60 pontos nas suas duas melhores ondas num total de 18,13 pontos, a maior somatória da competição, chegando quase à perfeição dentro do critério exigido pelos árbitros. Matheus também assumiu a liderança do ranking catarinense das categorias Junior com 2656 pontos e também Mirim com 3000 pontos.

O imbitubense João Paulo de Abreu, campeão brasileiro 2009 na categoria Mirim, foi um dos destaques da competição surfando muito, João fez a maior nota da competição 9,83 pontos na primeira bateria semifinal da categoria Junior.

Os surfistas da categoria iniciantes também surfaram muito bem, mas quem se destacou e garantiu a vitória foi Luan Wood de 14 anos, local da Praia do Matadeiro em Floripa, e na categoria infantil, que apesar da pouca idade, os atletas surfam como gente grande, o surfista de São Francisco do Sul, Gustavo Ramos de 11 anos, Campeão Catarinense 2009 da categoria infantil, foi o melhor na bateria final e venceu esta primeira etapa.

A categoria máster teve a vitória de Carlos Kxot, da Guarda do Embaú, campeão Catarinense 2009 da categoria Máster, que liderou de ponta a ponta a bateria final e venceu seus adversários e assumiu a liderança da categoria no ranking catarinense com 3000 pontos.

Na categoria Feminina a campeã foi a surfista Evelin Conceição do Morro das Pedras em Floripa, Campeã Catarinense Feminina 2009, que também manteve a hegemonia dos campeões nesta primeira etapa do Circuito Catarinense Rip Fly de Surf Amador 2010.

A Próxima etapa do Circuito Catarinense de Surf Amador Duplo “A” acontece em Navegantes, nos dias 08 e 09 de Maio, distribuindo 2000 pontos para o ranking 2010. As inscrições já estão abertas pelo fone (48) 3025-1880, somente para atletas filiados. Os atletas que ainda não fizeram a filiação devem quitá-la juntamente com a inscrição da próxima etapa.

O Circuito Rip Fly de Surf Amador 2010 é apresentado pela I-9 e tem o patrocínio da Rip Fly e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, o apoio do Costão do Santinho Resort & Spa, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Onik, Cia Wax, Spider, Site Waves, Jornal Drop, Bar do Marujo, Docas Restaurante, Rhino Foan, Papa Pizza e com a cobertura oficial do Grupo RBS de Comunicação e Atlântida FM, a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf Ingleses e Santinho que comemora 29 anos de atividades ligadas ao desenvolvimento do esporte.

CLASSIFICAÇÃO – PRAIA DO SANTINHO

OPEN
1º - Gustavo Machado
2º - Diego Michereff
3º - Deolir de Souza
4º - David Martins

JUNIOR
1º - Matheus Navarro
2º - João Paulo de Abreu
3º - Vicente Romero
4º - Yan Daberkow

MIRIM
1º - Matheus Navarro
2º - João Paulo de Abreu
3º - Cainã Barletta
4º - Lucas Silveira

INICIANTES
1º - Luan Wood
2º - Paulo Pinheiro
3º - Ian Tavares
4º - Lucas Miguel

INFANTIL
1º - Gustavo Ramos
2º - Luan Garcia
3º - Gabriel Machado
4º - Giovane Picaski

FEMININO
1º - Evelin Conceição
2º - Lívia Guimarães
3º - Ana Ceccarelli
4º - Carolina Provenzano

MASTER
1º - Carlos Kxot
2º - Steward Dean
3º - Silvério Jorge
4º - Rodrigo Viudes

LÍDERES DO RANKING CATARINENSE 2010 FECASURF APÓS A 2ª ETAPA

Open - Diego Michereff - 2.456 pontos
Junior - Matheus Navarro - 2.656 pontos
Mirim - Matheus Navarro - 3.000 pontos
Iniciantes - Lucas Miguel - 2.358 pontos
Infantil - Gustavo Ramos - 3.000 pontos
Feminino - Ana Ceccarelli - 2.520 pontos
Máster - Carlos Kxot - 3.000 pontos