
O segundo dia da etapa do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, que vai decorrer até domingo na Praia da Costa Nova, Ílhavo, teve início às 8h30. Ondas a rondar o metros e meio receberam os competidores, todos eles com menos de 18 anos.
O destaque da 1ª ronda feminina foi para Constança Coutinho, que logo na primeira bateria conseguiu 11,17 pontos, passando para os quartos-de-final em 1º lugar. Destaque-se também a prestação de Maria Abecasis que fez a melhor onda da categoria feminina: 8.00 em 10 pontos possíveis.
Seguiram-se os Sub-16 com destaque para Pedro Paolinetti e Miguel Blanco que dominaram as respectivas baterias, garantindo assim a presença na final.
Na categoria Sub-18 Luis Eyre e Francisco Alves dominaram as meia-finais e também garantiram lugar na final.
Ao ínicio da tarde, já com muito público na praia, entraram na água as baterias da primeira fase de Sub-14. Tomás Ferreira e Tomás Fernandes foram os melhores desta fase com 9,67 e 8,44 pontos, respectivamente.
Já nos quartos-de-final Sub 14, os dois surfistas voltaram a dar nas vistas com um surf bastante sólido, garantindo assim um lugar nas meias-finais.
Com a maré vazia e ondas de 1 metro, foi a vez dos 18 competidores da categoria Sub-12 entrarem na água. O destaque foi todo para Vasco Mónica que, na última bateria do dia, se superiorizou a toda a concorrência, vencendo 10,84 pontos.
No segundo dia de competição foram surfadas 450 ondas (total de 930 nos dois dias), tendo Francisco Alves obtido a onda mais pontuada do dia: 8.00 pontos em 10 possíveis.
Para amanhã está previsto o início da competição às 8h30 com os quartos-de finais da categoria Sub-12, seguindo-se as meias-finais femininas e Sub-14.
Esperam-se as mesmas condições de mar e meteorológicas, com muitas e boas ondas.