
Outer Kom, na África do Sul, foi palco do segundo dia do O'Neill Coldwater Classic South Africa, evento de quatro estrelas.
Como é apanágio desta série de eventos, ondas de quase três metros marcaram presença neste spot da Cidade do Cabo, proporcionando um grande espectáculo mas, simultaneamente, dificultando a vida aos competidores do round 2.
O dia ficou marcado por algumas eliminações surpreendentes, assistindo-se a derrotas inesperadas de alguns dos favoritos à vitória.
Stuart Kennedy, vencedor do O'Neill Coldwater Tasmania, que de resto se encontrava na primeira posição do ranking desta série de eventos organizados pela O'Neill, foi surpreendido pelo sul-africano Nicholas Godfrey e o basco Indar Perez, sendo eliminado na terceira posição.
O semi-finalista de 2009, Jarrad Howse, e um dos incontestáveis favoritos à vitória, também não foi além do round 2.
Para alegria da população local, o sul-africano Benji Brand, foi a grande figura do dia, vencendo o seu heat com um total combinado de 16.34 em 20 pontos possíveis, realizando o melhor score do dia.
As expectativas são muito boas uma vez que o atual nº1 da corrida ao ASP World Title, Jordy Smith, entra em competição no último heat do round 2.