sábado, 31 de julho de 2010

Mahalo Pro Nordeste inicia bem na Baia de Maracaipe

Fonte: Abrasp / Por: Jocildo Andrade - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ANS / Foto: Ronaldo Santos / ANS

A terceira etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional, o Mahalo Pro Challenge apresentado pela Wave Beach teve início na manhã nublada de sexta-feira (3/07) na Bela Maracaípe. Ondas de até 1m, difíceis e bastante prejudicadas pelo vento que insistentemente soprou durante todo o dia, marcaram o início das disputas.

A competição vai até domingo 01/08 e atletas de vários estados do Nordeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo marcam presença na corrida pelos 30 mil de premiação, 1000 pontos para o Brasil Tour e 2000 pontos para o ranking regional.

Destaque para o baiano Marco Fernandez que descolou a maior nota (7,50) e maior média do dia na décima quinta bateria. Fernandez surfou muito a vontade e liderou a disputa do começo ao fim contra o cearense Argus Diniz (2°), o pernambucano Rafael Joaquim (3°) e seu conterrâneo Vinícius Wicrhestiuk (4°). O baiano venceu com o placar 13,17 x 8,23 de Argus.

“Dei sorte naquela onda, ela ficou mais em pé, mandei duas rasgadas fortes e uma batida na junção e consegui uma boa finalização. A onda está difícil, muito gorda e acho que a melhor opção é surfar várias ondas e tentar trocar notas”, conta Fernandez. “Essa é primeira etapa do circuito nordestino que eu participo este ano, pois meu foco principal é o pro junior, mas vou estar em Baía Formosa, em Várzea do Una e nas outras que as datas não chocarem com as do pro junior. Com certeza o ANS Pro Tour é o mais importante circuito regional do país, pois classifica para o Brasil Surf Pro, a premiação é muito boa e estou muito feliz por ser nordestino e estar aqui.

O local integrante do “quinteto fantástico” Júnior Lagosta foi o autor da segunda maior somatória desta sexta-feira. Lagosta que correu apenas a primeira etapa em Fernando de Noronha e ficou com a 17° colocação é bastante conhecedor da vala de Maraca. Surfando muito bem e dentro do critério dos juízes somou 11,93 para bater o potiguar José Júnior (2°) local de Baía Formosa onde acontecerá a próxima etapa do Tour.

O noronhense Patrick Tambergue que com 2240 pontos ocupa a terceira posição no ranking se deu bem no embate contra os sergipanos Bruno Cainan e Davi Telles, e o baiano Peterson Filho. Patrick acostumado a surfar nas boas ondas de Fernando de Noronha não deu chances a seus adversários para garantir a vitória e avançar na competição. Ele vai disputar a quarta bateria da segunda fase contra o cearense Michel Roque que levou a Expression Session na Seletiva Petrobras final de semana passado no Cupe, e os pernambucanos Joabson Santos e Ramon Austin.

Gutembergue Silva atleta cearense ainda amador que vem em boa fase, quarto no circuito fez bonito na nona bateria. O local da Praia do Futuro, em Fortaleza abusou das batidas para registrar 11,33 e vencer o baiano Aurélio Santana (6,57). Neste sábado Gutembergue enfrenta o líder do ANS Pro Tour Bino Lopes (BA), seu conterrâneo Betinho Rosa e o sergipano David Telles.

O segundo dia de competição terá início às 9h da manhã com show de surf garantindo com a estréia dos tops do ANS Pro Tour. No primeiro confronto predominância potiguar, Alan Jhones atual campeão, ítalo Ferreira e José Júnior contra o alagoano Ricardo Brandão.

Para abrilhantar ainda mais a estréia do Mahalo Pro Challenge no Tour acontece nesta sexta e sábado (30 e 31/7) a Festa da Cocada Gigante, realizada desde 1999 pela Prefeitura de Ipojuca e Secretaria de Esporte e Turismo do Governo do Estado de Pernambuco com o objetivo de atrair turistas e movimentar o comércio em Maracaípe. A maior cocada do mundo é preparada por 30 pessoas, tem 25 metros e é servida no sábado a noite a partir das 21:30hs no Bar do Marcão.

O Mahalo Pro Challenge apresentado pela Wave Beach conta com os patrocínios da Mahalo, Dalila Têxtil, Prefeitura de Ipojuca, Secretaria dos Esportes, Empetur. Apoio Torque Construções, Salt Dreams Surf Shop, Haleiwa, Rota Esporte, Green Zone, Panic Point, Secret Point, Cobramar, Viamar Surf, Dora Bela, Pipeline, FM moda surf, Pousada dos Coqueiros e Serrambi Resort. O evento tem a realização da ANS, ABRASP e Federação Pernambucana de Surf.

Esta etapa tem a divulgação dos sites surfbahia, surfguru, ondulação e cearasurf e está sendo transmitida através do link http://www.surfbyte.com.br