quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bruno Charneca vence Nacional de Longboard de Portugal

Fonte: Conquilha

O ex-campeão nacional de surf, Bruno Charneca, venceu ontem a segunda etapa do Campeonato Nacional de Longboard.

Disputado em boas ondas de um metro, nas praias da Tamargueira e Cabedelo, respectivamente no sábado e domingo, por perto de 30 dos melhores longboarders nacionais.

O atleta da Costa de Caparica, de 39 anos, derrotou na final Eurico Gonçalves – campeão nacional em 2008 e herói local – Manuel Mestre, de Faro, o atleta mais consistente ao longo de toda a prova e uma das grandes referências do longboard nacional, e João Brogueira, da Ericeira, o vencedor da primeira etapa deste ano, respectivamente segundo, terceiro e quarto classificados.

“Foi um campeonato com ondas boas e já com um prize-money e pontuação aceitáveis,” comentou o vencedor, que conquistou 850 pontos para o ranking nacional e 400 Euros dos 1500 de prize-money total. “Competir com boas ondas dá logo outra motivação e foi isso que me aconteceu. Confesso que fiz a prova sem grandes expectativas, o que acabou por funcionar, felizmente. Houve um ano em que competi na totalidade das provas e acabei por perder por décimas de ponto ou nas baterias com as pontuações mais elevadas... isso deixou-me uma certa vontade de voltar à carga ainda com mais força,” confessou o surfista conhecido como “Bubas”, que vai assumidamente lutar pelo título nacional de longboard em 2010.

O campeão nacional em título, João Veríssimo, ficou-se pelas meias-finais, bem como outro ex-campeão nacional e sempre um dos favoritos à vitória, Miguel Ruivo. Pela positiva, as presenças de Sérgio Mendes e Kasper Nuland nesta fase, uma estreia nas suas carreiras.

Surpresa também para as eliminações de João Ferreira e Manuel Constantino (finalistas na primeira etapa do ano, em Santa Cruz), Luís “Lufi” Bento ou Ivo Cação nos quartos de final, com este último responsável pela eliminação de outro finalista da primeira etapa – João Carvalho – logo na primeira fase.

Este foi o primeiro capítulo de um mês que restabelece o centro do surf nacional na Figueira da Foz e que segue já no próximo fim-de-semana, 11 e 12, com a quarta etapa da Liga ProSurf (quinta para as mulheres), o circuito que atribui os títulos nacionais da modalidade, cujas inscrições estão abertas até ao próximo dia 8 de Setembro, contando já com uma boa adesão por parte dos melhores surfistas nacionais.

A Figueira da Foz – Cidade do Surf foi, aliás, o conceito mais vincado na conferência de imprensa de apresentação do prato forte desta iniciativa, o Lusiaves Figueira Pro 2010, uma etapa de seis estrelas do circuito mundial de surf de qualificação, que se realiza entre os dias 14 e 19 de Setembro e que marca o regresso da Figueira da Foz ao seu merecido lugar de destaque no panorama mundial dos desportos de ondas, encerrando a perna europeia de Verão do circuito WQS deste ano.

A conferência de imprensa, realizada no bonito espaço do Abrigo da Montanha, na Serra da Boa Viagem (um dos locais com melhor vista sobre a cidade da Figueira da Foz e zona sul do Rio Mondego), contou com a presença de João Ataíde – Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, de Carlos Monteiro – vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, de António Martins – representante do Turismo Centro de Portugal, de Pedro Malta – Administrador Executivo da Figueira Grande Turismo, de Rúben Claro da Fonseca – Administrador do Grupo Lusiaves, de Marcos Charana – Presidente da Associação de Surf da Figueira da Foz, de Eurico Gonçalves – Director de Prova do Lusiaves Figueira Pro 2010 e de um dos wildcards, ou atletas convidados do evento, Ivo Cação, surfista local e imagem do cartaz.

Oito anos após o último grande evento de surf realizado na Figueira da Foz – cidade que inaugurou o ciclo de etapas do WCT (o circuito principal) em Portugal, em 1996 – os melhores surfistas do mundo regressam e integram o projecto que devolve o surf à cidade.