quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Earthwave Festival Ecovias pelo Brasileiro Longboard

Fonte: Abrasp / Por: Media Guide Comunicação

Tradicional palco do surfe nacional, o quebra-mar de Santos, se prepara para receber a segunda etapa do circuito brasileiro de longboard, que acontece de 10 a 12 deste mês, durante o EarthWave – Festival de Surf Ecovias. Em 2010, o saquaremense Rodrigo Sphaier largou na frente dos rivais ao vencer a primeira etapa do Petrobras Longboard Classic, em Jacaraípe, no Espírito Santo. Este ano vem sendo especial para o atleta, e por isso, após conquistar o título sul-americano da categoria e garantir uma vaga para o mundial em 2011, o atual líder do ranking nacional quer incluir o troféu de campeão brasileiro em sua coleção.

“Estou treinando forte para isso. Meu foco agora está todo no campeonato nacional. Santos tem uma onda muito boa para o longboard, se estiver com as condições perfeitas, com certeza será um show de surfe”, diz Rodrigo Sphaier.

O saquaremense vive um bom momento no circuito nacional, mas é seguido de perto pelo local do Guarujá, Jaime Viúdes, que competirá em casa no EarthWave. O paulista ficou com vice-campeonato em Jacarípe, no entanto, em uma das ondas onde aprendeu a surfar, espera, desta vez, conquistar o lugar mais alto do pódio para continuar na briga pelo título brasileiro.

“Este ano sinto que estou no auge da minha parte técnica e os últimos resultados me mostram isso. A última etapa do brasileiro que venci foi em 2009. Faz algum tempo, mas sei que pra voltar a vencer falta muito pouco. O título brasileiro é meu objetivo principal e vencer o Ecovias vai me colocar bem próximo de alcançá-lo”, diz Jaime Viúdes.

Além de Sphaier e Viúdes, outros grandes nomes do longboard nacional estarão presentes na prova. O paulista Jefson Silva, talento da nova geração, Phill Rajzman (RJ), campeão mundial de longboard, em 2007 e Roger Barros, campeão brasileiro no mesmo ano, são apenas alguns dos surfistas que o Festival reunirá dentro d’água

Esta prova será de nível 1A e valerá 500 pontos no ranking. Serão três categorias: Profissional Open masculino, com 64 atletas inscritos, Super Master, com 16, e SUP, tamém com 16 participantes. Ao todo, a organização distribuirá 10 mil reais em dinheiro e equipamentos aos campeões. Durante o campeonato haverá ainda promoções para os internautas nas redes sociais do twitter e do facebook do ricosurf.com. Além da competição, haverá também a tentativa de quebra do recorde mundial de surfistas numa onda. A organização espera que mais de 110 praticantes participem desta festa do esporte.

O Earthwave Festival de Surf Ecovias 2010 conta com o patrocínio da Ecovias, tem co-patrocinios da HD e da Prefeitura de Santos. O apoio é da ABRASP, Guinness Book, Federação Paulista de Surfe, Revista Coquetel, Ricosurf.com, Rico Promoções Esportivas e Associação Santista de Surf.