sábado, 4 de setembro de 2010

Finalistas definido no Panamá ISA World Masters Surfing Championship

Fonte: ISA Surf / Por: Pablo Zanocchi - Media Manager - International Surfing Association

Dez medalhas do Panamá ISA World Masters Surfing Championship foram definidos ontem em ondas perfeitas de 5-7 pés. Hoje, Austrália, África do Sul eo Brasil estão competindo pelo Título do Mundial de Masters depois de chegar ao último dia de competição bastante equilibrada em todo o painel.

Faltando um dia, a batalha para o primeiro lugar no pódio é apertado entre as três primeiras posições

1: Austrália - 12550
2: África do Sul - 11840
3: Brasil - 11304

Dentro de cada categoria se mantiveram seis surfistas. Dois deles já se classificaram para as finais e quatro na série do playoff decisivo. Dos 107 que iniciaram a competição, cinco dos 30 remanescentes serão coroados Campeões do Mundo e um país a conquistar o ouro por equipe.

No evento principal Masters, Andrew Banks (RSA) e John Ashton (PUR) foram os surfistas que só garantiu um lugar no pódio sem ter perdido uma bateria durante todo o evento. Banks conseguiu uma pontuação de 17,17 (7,83 9,33) para passar em primeiro lugar.

"Estou muito aliviado em saber que eu não queria chegar ao playoff", falou Banks. "Em 2008, no Peru, cheguei a estar na final do playoff, infelizmente, fiquei de fora. Estou muito feliz por estar na final aqui no Panamá ".

No playoff Masters, Dean Hall (AUS), Carlos Santos (BRA), Victor Ribas (BRA) e Brett Bannister (AUS) vão disputar duas vagas disponíveis no pódio.

Já na Grand Masters, Glen Pringle (AUS) e John Ashton (PUR) de primeiro e segundo, respectivamente, na rodada final dos vencedores. Com esse resultado (alcançando duas finais no mesmo evento), Ashton escreveu seu nome nos livros de história do surf garantiu quatro medalhas em três edições do evento. Dois são de ouro e hoje é que vai definir as outras duas.

"A vitória nas categorias Masters e Grand Masters tem a mesma importância. Quero defender meu título, mas também é muito interessante ganhar em outra categoria. Vou tentar vencer os dois surfando o melhor que posso, porque eu amo ir para casa com medalhas de ouro, disse Ashton.

Chris Brooks (AUS), Ricardo Villanueva (PUR), Fábio Gouveia (BRA) e André Malherbe (RSA) são os surfistas que ainda permanecem no playoff da sua categoria, dois deles atingiram o pódio.

David Malherbe (RSA) e Sergio Penna (BRA) chegaram na final da categoria Kahunas. Penna foi uma pontuação de 16,77 (9,10 7,67) para vencer o Main Event da série final. "Estou muito feliz por estar na final. Essa onda é incrível, é muito diferente do Brasil. Acho que fui paciente na minha seleção da onda, espero continuar assim para a final ", disse Penna.

Em sua última tentativa de conquistar uma medalha na categoria Kahuna, o atual campeão Marc Wright (RSA), Jeri Martin (PER), Rod Baldwin (AUS) e Craig Scheiber (CRC), vai competir na repescagem final.

Na categoria Masters Feminino teve novamente como protagonista a campeã defensora do titulo Heather Clark (RAS) para obter o melhor desempenho até agora neste evento. Utilizando o seu backside marcou forte a maior pontuação em uma onda (9,77) e a melhor combinação (19.10) durante todo o torneio. Ela dividiu o pódio com Patricia Rossi (TAH), que ficou em segundo lugar no evento principal.

"Meu treinador me disse que eu só precisava entrar na água e me divertir, isso é o que eu fiz e deu certo", disse Clark. "Houve uma certa pressão entre as meninas na água. Acho que todos nós realmente queremos ganhar a competição está ficando mais interessante. "

Andrea Lopes (BRA), Rocío Larrañaga (PER), Sandra English (Aus) e Sonia “Pucha” García (PAN) vai lutar por duas vagas disponíveis no pódio na final da repescagem.

A estrela local e pioneiro de Santa Catalina, Kenny Myers ganhou seu principal evento da série final do Grand Kahunas e foi para a grande final com o campeão defensor do titulo mundial, o Sul Africano Chris Knutsen. Javier Huarcaya (PER), Thierry Samsoube (FRA), Neil Cameron (AUS) e Javier Gorbea (PUR) virá para definir quem são os dois últimos para final da categoria.

Sábado 04 de setembro, e reescrever a história. Santa Catalina coroará o novo Masters Surfing World Champions.