domingo, 10 de outubro de 2010

SBS premia shaper brasileiro

Fonte: Surf Guru / Por: Viviane Freitas

No circo das competições de surfe mundo a fora, o surfista profissional é a grande estrela do espetáculo com seu show de manobras. Todas as honras são direcionadas ao atleta que conquistar o lugar mais alto do pódio. Mas não se trata de um trabalho individual, pois sem a dedicação do seu shaper o desempenho deste atleta seria uma incógnita.

De acordo com Carlos Augusto de Moraes, diretor executivo da SBS e idealizador do prêmio, a ideia é qualificar, reconhecer e valorizar o trabalho do shaper como artesão e construtor do bom desempenho dos surfistas competidores e aproximar ainda mais o trabalho destes profissionais.

“O surfista é a estrela, como muitos deles se nomeiam e, ao longo dos anos foi sempre o centro do mundo no esporte. Tanto do ponto de vista do desenvolvimento do surfe, tecnicamente, quanto nas ondas”, comentou Carlos que vem programando este prêmio desde 2005.

Segundo ele, a SBS já começou a desenvolver esta ideia e todo os tramites estão sendo realizados com muita coragem e dedicação. “Este é um começo de uma ação que vai contribuir e muito para a constante evolução e desenvolvimento da indústria do surfe, sem perder a sua essência. Por isso, acreditamos que é importante lembrar-nos dos que constroem o surfe, o seu modelador, o shaper”, disse Carlos.

DO SONHO À REALIDADE

O Top Shaper se tornou realidade em duas competições realizadas no litoral baiano, em agosto deste ano, onde certificou os shapers Jaguara Mendes e Manuel Leite. “Este prêmio é um incentivo a mais para nós fabricantes que só ficamos dentro da sala de shaper, escondidos. Desta forma, só tenho vontade de aperfeiçoar ainda mais o meu trabalho e poder contribuir com a evolução dos meus atletas”, disse o Top Shaper Jaguara que recebeu o prêmio através do seu atleta Wili Correia.

O prêmio funciona, inicialmente, com um certificado digital que é enviado aos organizadores de cada competição que aderir ao projeto. “A iniciativa é divulgada através da logomarca da SBS nos cartazes e citação do prêmio no sistema de som. Futuramente, a ideia é enriquecer o título e valorizar a figura do shaper dentro do cenário do surfe na atualidade e poder resgatar o glamour de outras épocas”, assegurou o shaper Henry Lelot, diretor da SBS e um dos idealizadores do prêmio que tem o aval da CBS.

“Acho muito interessante e louvável este prêmio, pois é desprezível a forma como os shapers são tratados no Brasil. A prancha é o principal produto para o surfe, é o que determina a performance do surfista e espero que essa iniciativa cresça cada vez mais. O trabalho do shaper é de grande importância para o esporte, por conta disso a CBS dará total apoio”, garantiu o presidente Adalvo Argolo.

Para Marcelo Andrade, vice-presidente da Abrasp, o prêmio pode aumentar o interesse dos shapers em levar seus atletas ao primeiro lugar das competições. “Disputas saudáveis sempre ocasionam o desenvolvimento do esporte ou de qualquer ramo competitivo. Os atletas só têm a ganhar com esta iniciativa, melhorando ainda mais seu material de trabalho e possibilitando a evolução da performance nas competições e sessões livres”, disse Marcelo.

COMO PARTICIPAR

Para concorrer ao prêmio, o shaper deve solicitar ao seu atleta que o notifique na hora da inscrição, durante o evento. Ou seja, o surfista competidor informa o nome do seu shaper, na ficha de inscrição, o mesmo com quem esse surfista treina e que normalmente vai cair na competição com a prancha confeccionada por ele.

De acordo com Henry Lelot, todos os shapers já estão participando automaticamente, pois o prêmio será entregue juntamente com a premiação de cada campeonato que oficializar a parceria. “A SBS entrará em contato com os organizadores de cada evento para oficializar cada prêmio Top Shaper. Os organizadores é que irão fornecer o nome do shaper e assim confeccionaremos o certificado digital, que será enviado diretamente ao shaper vencedor de cada competição. Tudo com cópia para os organizadores”, explicou Lelot.

“Muito boa essa iniciativa. É muito merecido esse reconhecimento pelo trabalho do shaper. Um boa prancha faz toda a diferença”, disse Carlos Burle, campeão mundial de surfe em ondas grandes.

“A ideia é muito boa, pois irá valorizar o trabalho de cada um e estimular os shapers a trabalharem mais com os atletas. São eles dão retorno ao shaper, tanto no marketing quanto no resultado, pois pode dizer se o equipamento está funcionando bem”, disse Daniel Friedamann.

Para saber mais sobre o Top Shaper basta acessar o site www.sbs.com.br .

0 comentários: