domingo, 29 de maio de 2011

Oakley Saquarema Prime só termina segunda-feira

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America

Mar storm de ressaca e ondas gigantescas em Itaúna no último dia do Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime. Devido às condições extremas que amanheceram no domingo, o campeonato ficou em "stand by" desde as 8 horas, foi marcada uma nova chamada para as 10 horas, checaram outras praias de Saquarema, mas todas estavam com ondas fechando, sem a mínima segurança para realizar a competição. Com isso, após várias reuniões entre atletas, comissão técnica e a organização do evento, as finais foram adiadas para a segunda-feira, fato inédito na história do Circuito Mundial da ASP no Brasil.

Inédito também um campeonato ficar parado dois dias por falta de ondas e agora ser transferido por excesso de ondulação. Até o jetski encontrou dificuldades para atravessar a arrebentação praticamente intransponível para os surfistas na Praia de Itaúna. Os atletas ficaram na praia vendo o mar e chegaram a uma decisão unânime de ninguém entrar na água, devido principalmente pela falta de segurança para competirem num mar “storm” como do domingo em Saquarema.

“Estamos procurando o melhor pra gente, a segurança acima de tudo e a condição de surfe também”, disse Willian Cardoso, que defende o título de campeão desta etapa. “Claro que todos gostariam de encerrar o campeonato hoje, mas é um desafio pra todo mundo. Nós podemos correr um risco muito grande de tomar uma série dessas na cabeça, pois até o jetski mesmo demorou mais de 15 minutos pra chegar no outside na primeira tentativa. Então, se rolasse o campeonato ia ser difícil para todos. Acredito que tomamos a melhor decisão de não arriscar nossas vidas nesse mar do jeito que está”.

O anúncio oficial do adiamento das finais do Oakley Saquarema Prime para a segunda-feira só saiu depois da organização do evento conseguir equacionar toda a logística da decisão. Mais de cem pessoas estão trabalhando na produção do evento, muitos com passagens aéreas marcadas que precisarão ser transferidas, além de que na terça-feira já começa outra etapa do ASP World Prime como a de Saquarema em Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, com participação da maioria dos atletas que competiram na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

“Não tivemos muito o que decidir”, disse Pedro Muller, diretor de prova do Oakley Saquarema Prime. “O mar está muito grande, maior até do que o previsto, acho que ninguém imaginava que essa ondulação ia entrar com tanta força, está muito difícil de passar a arrebentação mesmo com o jetski, então se existe o risco de um atleta sofrer algum acidente, não nos deixa outra opção a não ser adiar o evento. A vontade dos atletas também é não competir hoje (domingo), a organização do campeonato também ofereceu a oportunidade de cobrir os custos por mais um dia, que não são baixos, a previsão do mar é de baixar um pouco pra amanhã (segunda-feira), então não existe outra alternativa”.

Foi marcada a primeira chamada da segunda-feira para as 7:30 horas, com provável início entre 7:45 e 8:00 horas. A primeira bateria a entrar no mar será a do norte-americano Cory Lopez com o brasileiro Gabriel Medina, abrindo a repescagem da quarta fase da competição. No segundo duelo do dia, o paulista Junior Faria enfrenta o australiano Lincoln Taylor. O terceiro será entre dois australianos, Adam Melling e Adam Robertson. Já a última vaga para as quartas de final será disputada pelo norte-americano Damien Hobgood e o australiano Kai Otton.

Quatro surfistas já confirmaram passagem para as quartas de final no sábado de grandes ondas também na Praia de Itaúna. Um deles foi o catarinense Willian Cardoso, que tenta o bicampeonato no Oakley Saquarema Prime. Os outros são Raoni Monteiro, que mora em Saquarema, o paulista Jessé Mendes e o australiano Yadin Nicol.

O Coca Cola apresenta Oakley Saquarema Prime 2011 tem o patrocínio da Coca Cola e da Oakley, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes e Lazer, da Prefeitura Municipal de Saquarema, da Concessionária CCR e da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro.

QUINTA FASE – REPESCAGEM – 1.o=Quartas de Final / 2.o=9.o lugar (US$ 5.000 e 2.400 pontos):
1.a: Cory Lopez (EUA) x Gabriel Medina (BRA)
2.a: Lincoln Taylor (AUS) x Junior Faria (BRA)
3.a: Adam Melling (AUS) x Adam Robertson (AUS)
4.a: Damien Hobgood (EUA) x Kai Otton (AUS)

QUARTA FASE – 12 MELHORES – 1.o=Quartas de Final / 2.o e 3.o=Quinta Fase (Repescagem):
--------------------baterias que fecharam o sábado:
1.a: 12.70=Yadin Nicol (AUS), 12.16=Cory Lopez (EUA), 11.24=Lincoln Taylor (AUS)
2.a: 11.17=Raoni Monteiro (BRA), 11.00=Junior Faria (BRA), 9.10=Gabriel Medina (BRA)
3.a: 13.33=Willian Cardoso (BRA), 8.67=Adam Robertson (AUS), 5.10=Kai Otton (AUS)
4.a: 11.70=Jessé Mendes (BRA), 11.00=Damien Hobgood (EUA), 1.83=Adam Melling (AUS)

0 comentários: