sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alejo e Medina festejam vitórias no Quiksilver Pro

O Brasil começou bem o segundo dia do Quiksilver Pro France, com duas vitórias sobre surfistas do Havaí na repescagem em Hossegor. O catarinense Alejo Muniz vingou a derrota sofrida para John John Florence nesta mesma fase da etapa passada do ASP World Tour nos Estados Unidos e o paulista Gabriel Medina despachou Dusty Payne. Apesar das grandes ondas de 6-8 pés em La Graviere, a competição foi suspensa após a quinta bateria do dia por causa do vento muito forte que entrou na manhã da quinta-feira em Hossegor.

Com isso, o duelo brasileiro entre o carioca Raoni Monteiro e o paulista Miguel Pupo ficou para abrir a sexta-feira do Quiksilver Pro. A primeira chamada foi marcada para as 7:30 horas, com possibilidades de início as 8 horas, dependendo das condições do mar e do tempo na França. Faltam quatro baterias para fechar a repescagem e o Brasil tem quatro surfistas já garantidos na terceira fase da oitava das onze etapas do ASP World Title Race 2011.

O segundo dia começou com mais um concorrente ao título mundial sendo barrado na repescagem. Depois do terceiro e quarto colocados no ranking, Joel Parkinson e Adriano de Souza, respectivamente, terem perdido na quarta-feira, agora foi a vez do número 5, Josh Kerr, ser eliminado pelo português Tiago Pires. Com isso, a disputa pelo troféu de número 1 da temporada fica cada vez mais concentrada em Kelly Slater e Owen Wright, que fizeram as finais das três etapas antes da “perna européia”.

“Está muito difícil o mar hoje (quinta-feira) desde de manhã”, disse Tiago Pires. “Até tem algumas ondas boas, mas o mar está muito mexido, um verdadeiro desafio. Eu tive sorte de encontrar uma que abriu bem e consegui fazer um bom tubo. O Josh (Kerr) está em ótima forma neste ano e fico feliz por ter passado por ele aqui”.

VITÓRIAS BRASILEIRAS - A segunda bateria do dia foi uma vingança particular para o catarinense Alejo Muniz. Ele tinha sido derrotado também na repescagem por John John Florence na estreia do havaiano na divisão de elite do ASP Tour em Trestles, nos Estados Unidos. O brasileiro conseguiu dar o troco, mas a disputa foi acirrada e definida por décimos no placar de 12,00 x 11,86 pontos.

O cearense Heitor Alves estava escalado no confronto seguinte, porém ele não se recuperou da contusão no joelho direito sofrida no ASP World Prime das Ilhas Açores, semana passada em Portugal. Acabou substituído pelo australiano Adam Melling, que também perdeu por pouco para o compatriota Kai Otton, 12,60 x 12,13 pontos.

O único resultado mais folgado da quinta-feira foi o do mais jovem integrante do seleto grupo dos 34 surfistas do ASP Dream Tour. Com apenas 17 anos de idade, Gabriel Medina festejou sua primeira vitória na França por 12,43 x 7,60 pontos. O paulista de Maresias, São Sebastião, vai enfrentar na terceira fase o australiano Bede Durbidge, que passou apertado por Daniel Ross no último duelo do dia, por 11,57 x 11,50 pontos.

“O Dusty (Payne) é um ótimo surfista e poderia obter uma pontuação para me vencer a qualquer momento”, destacou Gabriel Medina. “A condição do mar estava muito complicada hoje (quinta-feira), difícil de se posicionar lá dentro e para escolher as ondas. Eu tentei dar o máximo nas que eu peguei e estou feliz pela vitória, mas espero que o mar fique melhor nos próximos dias”.

Medina é o único que já conhece seu adversário na terceira fase. Alejo Muniz só sabe que vai disputar a oitava bateria, mas não o seu oponente. O potiguar Jadson André, único brasileiro que estreou com vitória na primeira rodada do Quiksilver Pro, não aparece nos confrontos já definidos. E o quarto brasileiro garantido na terceira fase ainda sairá do duelo entre Raoni Monteiro e Miguel Pupo, que vai abrir o próximo dia de disputas na França.

REPESCAGEM – 1.o=Terceira Fase / 2.o=25.o lugar – US$ 7.000 e 500 pontos:
-----------baterias que fecharam a quarta-feira:
1.a: Ramzi Boukhiam (MAR) 9.20 x 8.84 Joel Parkinson (AUS)
2.a: Jeremy Flores (FRA) 12.67 x 7.50 Marc Lacomare (FRA)
3.a: Dane Reynolds (EUA) 14.06 x 10.60 Adriano de Souza (BRA)
-----------baterias realizadas na quinta-feira:
4.a: Tiago Pires (PRT) 13.10 x 11.76 Josh Kerr (AUS)
5.a: Alejo Muniz (BRA) 12.00 x 11.86 John John Florence (HAV)
6.a: Kai Otton (AUS) 12.60 x 12.13 Adam Melling (AUS) substituindo Heitor Alves
7.a: Gabriel Medina (BRA) 12.43 x 7.60 Dusty Payne (HAV)
8.a: Bede Durbidge (AUS) 11.57 x 11.50 Daniel Ross (AUS)
-----------ficaram para abrir o próximo dia:
9.a: Raoni Monteiro (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
10: Matt Wilkinson (AUS) x Patrick Gudauskas (EUA)
11: Brett Simpson (EUA) x Fredrick Patacchia (HAV)
12: Chris Davidson (AUS) x Kieren Perrow (AUS)

TERCEIRA FASE – baterias já definidas – 1.o=Quarta Fase / 2.o=13.o lugar – US$ 8.500 e 1.750 pontos:
1.a: Mick Fanning (AUS) x Taylor Knox (EUA)
2.a: Michel Bourez (TAH) x
3.a: Jeremy Flores (FRA) x Kai Otton (AUS)
4.a: Adrian Buchan (AUS) x
5.a: Gabriel Medina (BRA) x Bede Durbidge (AUS)
6.a: Kelly Slater (EUA) x Ramzi Boukhiam (MAR)
7.a: Jordy Smith (AFR) x Dane Reynolds (EUA)
8.a: Alejo Muniz (BRA) x
9.a: Julian Wilson (AUS) x
10: Taj Burrow (AUS) x Travis Logie (AFR)
11: Damien Hobgood (EUA) x
12: Owen Wright (AUS) x Tiago Pires (PRT)

0 comentários: