quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Maresias será cede do Mundial de Stand Up Paddle Wave

Pela primeira vez em São Paulo, de 22 a 30 de outubro, o Brasil recebe os melhores atletas do mundo na etapa Mundial de Stand Up Paddle Wave, e mostra que o esporte pode ser praticado até por quem nunca teve contato com uma prancha de surf

“Até quem estiver deitado na areia vai ficar de pé”. É assim que a praia de Maresias recebe no próximo dia 22 de outubro o AlmaSurf Mormaii International Stand Up World Tour, etapa válida pelo campeonato mundial de SUP Wave, que acontece pela primeira vez nas areias de São Sebastião, em São Paulo. O evento conta com a presença de watermen de todo mundo, vindos principalmente do Hawaii, Califórnia, França, Tahiti, Austrália, e outros países da Europa como Dinamarca e Holanda, além do Brasil.

O Brasil está muito bem representado pelo santista Leco Salazar, que é o atual vice-líder do ranking. Leco pode alcançar a liderança do Circuito com uma vitória em casa. Aliás, ele venceu a etapa brasileira de 2010, que aconteceu em Ibiraquera, sul da Santa Catarina, e teve bom desempenho nas etapas do Hawaii. “Neste ano raspei em algumas etapas, mas conquistei um bom vice na França e um terceiro na Califórnia. Está na hora de eu ser campeão para brigar pelo título”, diz Leco, que é filho do lendário surfista Picuruta Salazar, que também estará na disputa em Maresias.

O jovem havaiano Kai Lenny, sensação mundial dos boardsports de apenas 19 anos, campeão Mundial de 2010, já considerado um fenômeno do esporte, tem presença confirmada nas areias de São Sebastião e promete dar um show nas fortes ondas do Canto do Moreira. “Ouvi falar muito bem das ondas de Maresias, que são potentes e cavadas, ideais para o meu estilo de surf. Vou ao Brasil motivado para conquistar mais uma vitória e buscar o título mundial. Chego para vencer.” O havaiano fala com gana e esperança, já que ele pode se tornar Bicampeão Mundial, caso ele vença a etapa AlmaSurf Mormaii International. “Ser bi de uma modalidade tão charmosa como o Stand Up World Tour é um privilégio para qualquer esportista. Estou muito motivado para essa competição. É sempre bom vir ao Brasil”, diz Kai Lenny, que é apontado como o novo Laird Hamilton dos boardsports.

Outros renomados watermen disputam o pódio em Maresias, como os franceses Antonie Delpero e Peyo Lizarazu, respectivos 3º e 4º colocados no Circuito. O time havaiano vem em peso, com Robin Johnston e Aaron Napoelon, 5º e 6º do ranking, além de Kody Kerbox, Ikaika Kalama, Bonga Perkins, Duane Desoto, Kala Alexander, Garret MacNamara, Kainoa McGee, entre outros. Dos Estados Unidos, os nomes são Chuck Patterson e Sean Poynter, e do Tahiti, Vetea David. E do Brasil, Alexandre Magrinho (14º) corre no evento principal. Luis Saraiva e Caio Vaz, líder e vice do ranking brasileiro, também são presenças confirmadas. E outros riders como Carlos Bahia (30º) e Fabiano Tissot; participam dos trials classificatórios para o evento principal.

No evento principal competirão 32 atletas. Esse time será formado pelos 24 melhores ranqueados no Circuito até o momento, mais os quatro primeiros atletas classificados na triagem que antecede o evento principal, os dois primeiros do ranking brasileiro classificados no IWC2011, mais dois convidados. Nesta etapa, a premiação total é de US$ 10 Mil, sendo que o primeiro colocado fica com US$ 3,5 Mil.

Para o público: Clínicas de SUP
Com base no slogan “Até quem estiver deitado na areia vai ficar de pé”, a organização pretende mostrar ao grande público que o esporte está ao alcance de todos, e que até quem nunca subiu sobre uma prancha de surf pode praticar o Stand Up Paddle. Clínicas e aulas de SUP de graça acompanhadas por instrutores profissionais recebem os interessados nas mesmas areias de Maresias, sendo que os melhores alunos serão premiados pela organização do evento.

Por Alline Juscelino

0 comentários: