domingo, 6 de novembro de 2011

Jano Belo segue na luta pela liderança do Brasil Surf Pro na Barra

O vento entrou e dificultou um pouco a vida dos surfistas que disputavam o quarto dia da etapa carioca do Brasil Surf Pro. Ainda assim, os atletas se superaram e fizeram bonito diante da plateia que compareceu à Praia Barra da Tijuca no sábado de sol. O paraibano Jano Belo venceu sua bateria e segue firme em busca da liderança do campeonato. O carioca Simão Romão, o cearense Pablo Paulino e o paulista Renato Galvão completam a lista de semifinalistas. Também do Rio de Janeiro, Taís de Almeida fará a final com a catarinense Juliana Quint que, se mantém na disputa pelo título.

Na primeira bateria do dia, Taís passou pela paulista Suelen Naraísa por muito pouco. A carioca somou 10,83 pontos contra 9,94 da surfista de Ubatuba, atual bicampeã brasileira, mas que não conseguiu passar das semifinais em nenhuma etapa do circuito deste ano. Depois entraram na água as catarinenses Juliana Quint e Gabriela Leite. Quint venceu por 11,60 pontos a 7,50 e garantiu lugar na final deste domingo para continuar sonhando com o título, já que a líder Diana Cristina foi eliminada na primeira fase desta quarta etapa.

Morador do Rio há cinco anos, o paraibano Jano Belo usou mais uma vez a experiência nas ondas da Barra, desta vez para vencer o paulista Alex Ribeiro por 11,33 pontos a 10,16. Caso saia com o título da etapa, Jano ultrapassa o líder Tomas Hermes, que perdeu a primeira bateria que disputou, contra o carioca Victor Ribas.

“A condição do mar está difícil. Graças a Deus peguei duas ondas ali e passei. Não ganhei nenhuma etapa ainda e estou correndo por fora. Acho até melhor. O pensamento continua o mesmo, só ganhei uma bateria, não estou pensando em liderança ainda, apenas em pegar boas ondas. Hoje de manhã quebrei minha prancha, já é a terceira no ano, mas consegui surfar bem”, avaliou Jano.

Na segunda bateria do masculino, Simão Romão passou facilmente pelo catarinense Diego Rosa por 14,67 pontos a 6,10, e tirou a maior nota do dia, uma 8.0. O carioca foi o único atleta a contribuir com o ranking dos “surfistas verdes”, que plantará mais cinco árvores no corredor ecológico Tinguá-Bocaina, no Rio de Janeiro. Nos outros duelos, o ubatubense Renato Galvão passou pelo capixaba Krystian Kimmerson com um somatório de 11.40 pontos a 9.20, e Igor Moraes, o outro representante do Rio, perdeu por muito pouco para o cearense Pablo Paulino, por 11.96 pontos a 11.26. 

Com os resultados, Jano Belo enfrenta Simão Romão e Renato Galvão duela com Pablo Paulino. Neste domingo, as disputas masculinas começam às 9h30 com as semifinais. Às 10h30 é a vez da final feminina, seguida pelo último duelo do masculino. A competição pode ser acompanhada ao vivo pelo site www.brasilsurfpro.com.br, onde também é possível ver o resultado de todas as baterias.

O Brasil Surf Pro 2011 é uma iniciativa da Petrobras e da Skol com patrocínio da Hawaiian Dreams (HD), apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports. A etapa do Rio de Janeiro conta também com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), da Associação de Surfe da Barra da Tijuca (ASBT) e do Jornal O Globo.

Campeonato Verde
Enquanto os surfistas competiam nas ondas do Posto 4, na Barra, o Petrobras Surfe pelas Florestas organizou um manifesto no Canal de Marapendi contra a poluição das Lagoas da Barra. Mais de cinquenta pessoas estiveram no canal em stand up e canoas, conduzidas pelo coordenador ambiental do Brasil Surf Pro, Glenn Suba.

“Precisamos nos conscientizar e lutar contra várias questões que afetam diretamente o meio ambiente da nossa cidade. O lançamento de esgoto sem tratamento, via emissários submarinos, nas lagoas da Barra é um problema gravíssimo. O desenvolvimento da Barra não pode continuar desalinhado com os princípios de sustentabilidade”, ressaltou Glenn.

Além dos amantes da natureza, o protesto contou com a presença da índia Wiranu Tembé, que protagonizou o filme “Tainá- A origem”. A indiazinha se sentiu em casa remando pelo Canal de Marapendi e se juntou ao Petrobras Surfe pelas Florestas na luta pela sustentabilidade.

Ao final da competição dos profissionais, foi a vez dos alunos da Rocinha Surfe Escola, Cades e O´Surfe se enfrentarem na bateria Tag Team, onde cinco atletas de cada escola se revezam para conseguir o maior somatório de notas no menor tempo possível. Comandados pelo atleta Carlos Belo, de 18 anos, que está começando a se profissionalizar, os jovens da Rocinha ficaram em primeiro, seguidos dos atletas do Cades.

Na tenda Oi Futuro, os alunos do Instituto Oi Kabum concluíram a oficina de câmera com os profissionais da KN Vídeo. Os vídeos e reportagens gravadas pelos alunos durante os três dias de curso poderão ser vistos no site www.brasilsurfpro.com.br.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente que entendeu a importância do trabalho de sensibilização durante o Ano Internacional das Florestas (declarado pela ONU).

Por: Media Guide Comunicação

0 comentários: