segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Definidos os campeões do Matte Leão Surf Festival

Definido os campeões Amadores e Profissional da segunda etapa do Matte Leão Surf Festival, disputado neste final de semana (03 e 04/12), na praia de Atlântida Sul, em Osório. Ao todo seis categorias amadoras disputaram os prêmios e os pontos no ranking do certame. Para os Profissionais, a competição que é apresentada pela Excelsior – tradicional centro automotivo de Porto Alegre – é válida pelo circuito Sul-Brasileiro e Gaúcho de Surf Profissional.

O Matte Leão Surf Festival foi disputado debaixo de muito sol e boas ondas durante todo o final de semana na praia de Atlântida Sul. 514 ondas foram surfadas ao longo da competição, que contabilizou 64 atletas em todas as categorias. Daison Pereira garantiu o maior somatório de notas do evento com 15,24 pontos na quarta bateria do segundo round.

Entre os atletas da Iniciantes o melhor atleta foi Luy Arman com o somatório de 6,96 pontos em suas duas melhores notas. O segundo foi Guilherme Pereira (5,50), o terceiro Gustavo Borges (1,50) e Nicolas Vedovatto ficou na quarta colocação com 0,87 pontos.

O campeão da categoria Longboard foi Ipojucã Chaves com 7,84 pontos, enquanto Jairo Lumertz ficou em segundo com 5,93, Flávio Brito foi o terceiro com 2,47, empatado com André Lumertz no número de pontos, mas a frente nos critérios de desempates.

O vencedor da Mirim foi Ricardo Kjellim (9,86), seguido por Luy Arman (5,43), Athos Silva (2,74) e Guilherme Pereira (2,63).

Entre os experientes atleta da Máster o melhor colocado foi Ki Fornari com 10,90 pontos. O vice foi Carlos Santos (7,60), seguido por Jairo Lumertz (7,57) e Marne Sieben (4,04).

Na Júmior o campeão foi Bruno Carneiro, que somou 11,54 pontos. O vice foi Luy Arman (6,80), o terceiro Ricardo Kjellim (6,06) e João Santos o quarto com 4,83.

O grande campeão da categoria Open foi Ipojucã Chaves com 9,66 pontos, enquato Bruno Carneiro ficou na segunda colocação ao somar 9,10. Já na terceira posição, Josias Pedrinha somou 8,50 pontos, seguido por Ki Fornari com 8,33 pontos.

Ipojucã Chaves vêm se destacando nas competições pelo crescimento de rendimento nas baterias decisivas. O atleta sempre declarou ser fã de Jairo Lumertz, mas nesta tarde não deu mole e venceu o ídolo na categoria Longboard. “Estou muito feliz pelos resultados. Desde criançinha admiro o Jairo, ele quem fez minhas primeiras pranchas, aprendi a surfar olhando ele na água. Mas hoje foi meu dia de vencer, e estou muito feliz”, comentou.  

Na categoria Profissional, disputada no sábado (03/12), não houve um campeão, porque a bateria final da competição foi interrompida com menos de um minuto devido à presença de uma rede de pesca a deriva no mar. Foram declarados vencedores, embora empatados em número de pontos, Daison Pereira (RS) e Beto Mariano (SC), seguidos por Rodrigo “Pedra” Dornelles (RS) e Alan Saulo (PB), na terceira colocação.

Para os atletas Profissionais a premiação foi de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), dividida de acordo com as fases disputadas, assim como a pontuação. A competição é homologada pela Abrasp.

Esta rede de pesca estava à deriva em Atlântida Sul devido a uma ressaca na costa gaúcha, ocasionando a corrente de Sul e Leste, nesta semana. Este fato mostra que mesmo quando a cidade cumpre a lei de demarcação e sinalização das áreas de Pesca e de Surf, além de providenciar soluções para todas as necessidades dos atletas, que é o caso de Osório, não está imune a incidentes que coloquem a vida em risco.

Quando o mar apresentar este tipo de condições, surfistas e praticantes de outros esportes náuticos não devem entrar no mar. Para entrar é preciso realizar uma caminhada longa em toda a praia verificando se não existe nenhum artefato que coloque a vida do atleta em risco. No caso de encontrar algum tipo de cabo, rede ou outro artefato em desacordo com a lei, deverá acionar a Federação Gaúcha de Surf através do telefone 51 78126317.

i9 Hidrotônico Air Show


O campeão do i9 Hidrotônico Air Show, uma disputa de manobras radicais e progressivas do surf, na categoria Profissional foi Daison Pereira, com sua nota 9,17 no quarto round da segunda fase. Já no domingo o atleta Amador que conseguiu a melhor onda foi Bruno Carneiro com um 6,37 na bateria final da categoria Júnior, levando o caneco no i9 Hidrotônico Air Show Amador.

Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, o evento, mesmo não tendo a bateria final, foi muito positivo. “Tivemos condições de surf muito boas, ondas grandes para os profissionais e mar sem corrente para os amadores. O incidente da rede no sábado não tira o brilho da competição. Esta é uma realidade em nosso estado, e mesmo Osório fazendo de tudo para garantir a segurança acima de tudo, é algo que não temos como evitar. Estamos felizes pelo sucesso do Matte Leão Surf Festival e já estamos trabalhando para realizar outros campeonatos”, finalizou.

O patrocínio máster do evento foi da Prefeitura de Osório, através da Secretaria Municipal da Juventude Esporte e Lazer, com o patrocínio do Matte Leão, I9 Hidrotônico, Maresia e Planeta Surf. A apresentação foi da Excelsior Pneus. O apoio da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Dragon, QIX, Wet Dream, Auckland, Glass Brothers, Revistas Solto, Sul Sports, Ondas do Sul e Think and Thank. A realização da Federação Gaúcha de Surf.

Por: Gabriel de Mello

0 comentários: