domingo, 1 de janeiro de 2012

O Surf é um esporte e modo de vida, quem entra nele, fica para sempre

O surf  é considerado um esporte dos Deuses, somente praticado pelos reis na Polinésia , local onde o surf nasceu.

Conta a história que o Rei Tahito, conhecido por Moiheka foi o primeiro polinésio surfista que chegou ao Hawaii, introduzindo o surf, acolhido pelo povo e praticado até ao nossos dias; no entanto, em 1778 quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, afirmou que já existiam surfistas nas ilhas. As pranchas eram feitas de madeira pelos próprio surfistas pois acreditava-se na transmissão de energias positivas e um culto ao espírito do mar.

Da Polinésia , ao Hawaii, passando por todos os oceanos, o surf chega a todos os continentes...

Dia após dia o surf ganhou mais adeptos, desde a criança, o adolescente, do adulto, veteranos e deficientes fisicos, o surf não escolhe idades nem sexo, e é sem dúvida é um esporte  saudável ‼!  

Não existe uma idade “ideal” para se começar a surfar, mas como qualquer esporte, quanto mais cedo, mais fácil e rápida é a aprendizagem e a evolução exponencial. E é também verdade que a existência de escolas de surf proporcionam a prática de uma forma mais segura e com o material devidamente adequado.

É importante ter a consciência que o surf não é só um esporte que visa o melhoramento da saúde física e bem-estar, mas também  tem um papel fundamental para a manutenção do equilíbrio mental e espiritual.

Associada à prática do surf , há cada vez mais uma preocupação ecológica incutida desde cedo aos jovens praticantes, o que se tem vindo a refletir numa maior consciencialização da importância da preservação dos oceanos e Natureza.

O surf como atividade física que é, combate o sedentarismo, sendo este frequente causador de doenças; uma alimentação saudável associada é imprescindível para a promoção da saúde.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares , hipertensão e diabetes.  Previne a  obesidade e patologias associadas, promove um desenvolvimento muscular simétrico, reduz o stress, ansiedade devido à produção das chamadas Endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem estar que o surf nos faz sentir!

Na pratica do surf são muitos os grupos musculares que trabalham em sinergia, desde a remada ao “stand-up” até à realização das manobra perfeita. Desde os músculos da cintura pélvica, hamstrings, quadríceps, glúteos, Tríceps Sural, músculos abdominais, bíceps, tríceps entre muitos outros músculos, em conjunto quer de forma primária, de suporte ou auxiliar todos canalizam a sua força e ação para uma só finalidade:

A de nos deixar a nós surfistas apanhar a onda perfeita e gozar o momento em harmonia com o mar!

0 comentários: