domingo, 29 de janeiro de 2012

Show de acrobacias marca elimonatórias do desafio aéreo de surf em Maresias

Alguns dos melhores surfistas do País disputam neste domingo (29) a decisão do Desafio Aéreo de Surfe, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). O evento começou neste sábado com a presença de oito atletas de três estados. Os destaques do primeiro dia foram o paulista Gustavo Araújo e o catarinense Gustavo Schilikmann, que conseguiram as melhores manobras no qualifying e já estão classificados para as semifinais. Os outros dois finalistas serão conhecidos na manhã deste domingo durante as repescagens.

A baterias deste sábado foram no estilo ‘homem x homem’, com 30 minutos de duração, com ondas de um metro e meio e condições de mar ideais para a pratica da modalidade. As manobras do surfe aéreo têm efeito visual diferenciado. O surfista chega a voar para fora da onda com sua prancha aplicando variações como drop e 360 graus para depois retornar à onda.

"Consegui avançar à decisão e prometo arriscar tudo para faturar o prêmio. Neste sábado consegui aplicar manobras como o 360 corretamente, que me ajudaram a chegar na final", explica Gustavo Araújo.

O catarinense Gustavo Schilikmann também ficou feliz com as duas vitórias do dia e destacou o alto nível do campeonato. "O evento só tem grandes nomes e a estrutura é fantástica. É uma oportunidade de ouro para os surfistas de aéreo. A modalidade está crescendo", garantiu.

Na primeira bateria, KJ Noton superou Kaique Fernando tirando uma nota 4.0 contra 0.0. Na segunda, Gustavo Araújo tirou 5.23, mas o 6.17 de Gustavo Schilikmann deu vantagem ao catarinense. Na sequência, Robson Santos até que tirou uma nota acima da média (5.9), mas os 8.17 Igor Morais colocaram o adversário dele nas quartas-de-final. O último confronto colocou Ícaro Rodrigues na fase seguinte.

Nas quartas, Gustavo Araújo e Gustavo Schilikmann foram os melhores e garantiram passagem automática para as finais. Nas repescagens, envolvendo os perdedores, Ícaro Rodrigues e Leo Hereda venceram os adversários e lutarão por uma vaga nas semifinais neste domingo.

A melhor nota do dia foi justamente na repescagem. Ícaro Rodrigues alcançou 9.0."Estou muito feliz com as manobras e meu desempenho na eliminatória. Espero que domingo seja melhor ainda e meu objetivo é um 10. Vou buscar uns aéreos 360 e o Superman", relata o surfista paulista.

Confrontos da repescagem de domingo:
Igor Morais x Leo Hereda
Robson Santos x Ícaro Rodrigues.

Veja os resultados das baterias deste sábado:

Primeiras baterias:
Kaique Fernando 0.0 x 4.0 KJ Noton
Gustavo Araújo 5.23 x 6.17 Gustavo Schilikmann
Robson Santos 5.9 x 8.17 Igor Morais
Leo Hereda 5.10 x 5.17 Ícaro Rodrigues

Quartas-de-final e repescagem:
Igor Morais 0 x 5.83 Gustavo Araújo
Gustavo Schilikmann 6.67 x 0.0 Robson Santos
Ícaro Rodrigues 9 x 6.83 Kaique Fernando
Leo Hereda 6.83 x 4.13 KJ Noton

O Desafio Aéreo conta com patrocínio da Skol, apoio do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Sebastião, Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, ABRASP, Federação Paulista de Surf (FPSurf) e da Associação de Surfe de São Sebastião (ASSS).

Por: Flávio Perez

0 comentários: