domingo, 26 de fevereiro de 2012

Saquarema e Guarujá recebem as etapas do Rip Curl Grom Search 2012

O Circuito é voltado à nova geração, para surfistas com até 16 anos de idade e garante aos campeões da mirim e da feminina representar o Brasil na grande final internacional, na Austrália, desse que é um projeto Internacional da Rip Curl e é realizado simultaneamente em sete países ao redor do mundo. Também estarão em disputa as categorias iniciante e grommet. Outra atração é o Tag Team entre surfistas de diferentes estados, estimulando a parceria e a camaradagem entre os participantes.

Vários nomes já surgiram no campeonato, que passou por diversas praias brasileiras nesses 12 anos de história. Entre os muitos exemplos Adriano de Souza, Miguel Pupo, Alejo Muniz, Jadson André, Bruna Schmitz e Gabriel Medina, considerado a maior revelação do surf brasileiro dos últimos tempos.

“O Rip Curl Grom Search vai além de uma competição. Incentivamos a amizade entre os competidores e apoiamos o desenvolvimento pessoal dos atletas”, afirma Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil, justificando o slongan do evento: ‘Muito mais que um campeonato de surf’. Ele também destaca a confraternização realizada sempre durante as etapas, justamente para incentivar o clima de união.

Além disso, são realizadas ações de conscientização socioambientais e as gincanas, que nesse ano incluem a Caça ao Tesouro para a criançada se divertir na areia, bem como a personalização de camisetas e ainda quiropraxistas e massagistas na areia para auxiliar aos atletas. “São iniciativas extras, que somam ao evento, principalmente as ações sociais e ambientais. Arrecadamos alimentos para doação a uma instituição local onde as etapas acontecem, além das brincadeiras”, argumenta Fernando.

Novamente, o evento conta com as parcerias com a Study Way que disponibiliza o intercâmbio cultural na Austrália, e a Wizard, maior escola de idiomas do mundo, que oferece uma bolsa de estudos completa (inglês, espanhol, francês, japonês, italiano, alemão ou chinês) aos vencedores de cada categoria nas duas etapas do Circuito.

“A premiação é focada no desenvolvimento pessoal do surfista que queira seguir profissionalmente no surf, com intercâmbio cultural, com hospedagem em casa de família na Austrália, curso de inglês de seis meses de duração aqui no Brasil, oferecido pela Wizard, além da vaga confirmada para a final internacional, com passagem aérea ida e volta”, explica Fernando Gonzalez.

Ele também confirma que os campeões do Rip Curl Grom Search Internacional terão vagas garantidas, a partir desse ano, no Padang Cup, campeonato tradicional da Rip Curl, que acontece anualmente em Padang Padang, na Indonésia, apenas para convidados (os melhores tube riders do Mundo).

Nas etapas brasileiras, um dos destaques será a transmissão ao vivo pela internet, com a participação dos internautas, via facebook. “Teremos muita interação com o público na areia, com as gincanas ecológicas, e no hotsite do Circuito”, afirma Fernando.

INSCRIÇÕES - As inscrições para a etapa de abertura do Rip Curl Grom Search 2012 custam R$50,00 e devem ser feitas a partir do dia 27, até o dia 7, na sede regional da Feserj, à Rua Senador Rui Carneiro, 8, Praia da Macumba, das 9h às 13h. Atletas de outros estados, ou que preferirem, podem fazer depósito na conta da Feserj – Itaú, agência 8392, cc 28963-6, enviando fax com o comprovante de depósito junto com o nome completo e categoria para (21) 2490.0754 ou por e-mail para simone_feserj@hotmail.com. Todos devem confirmar o recebimento.

É obrigatório, na primeira bateria a ser disputada, entregar um quilo de alimento não perecível, que será doado a uma instituição local. O atleta que não apresentar o mantimento poderá ser impedido de entrar na água, mesmo tendo efetuado o pagamento da inscrição e não receberá a camiseta promocional do evento. Informações sobre o campeonato no site www.br.ripcurl.com. Mais detalhes pelo telefone (13) 2101.0525, pelo e-mail: fgonzalez@ripcurl.com.br, ou ainda na página do Facebook da marca – www.facebook.com/ripcurl.

No ano passado deu Filipe Toledo 100% e Carol Fernandes

Com 100% de aproveitamento Filipe Toledo, de Ubatuba, sagrou-se campeão mirim do Rip Curl Grom Search 2011. No feminino, Carol Fernandes, de Saquarema, mesmo perdendo na semifinal, ergueu a taça, comemorando da areia. Os dois atletas, símbolos da nova geração brasileira, garantiram vagas para representar o País na final internacional do evento, este ano, na Austrália, e estão de malas prontas para iniciarem o intercâmbio cultural no início de março, antes da disputa da final internacional.

Também festejaram os títulos 2011 os surfistas Samuel Pupo, de São Sebastião na categoria iniciante (até 14 anos), e João Vitor Chumbinho, do Rio de Janeiro, também com duas vitórias na grommet (limite de 12 anos). Vale lembrar que Filipe e Samuel têm DNA no surf. O primeiro é filho do Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional e o segundo, filho de Wagner Pupo, um dos surfistas mais experientes do País.

RANKING FINAL de 2011

CATEGORIA MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Filipe Toledo (Ubatuba/SP) – 2.000
2 Deivid Silva (Guarujá/SP) – 1.539
3 Wesley Santos (Peruíbe/SP) -1.466
4 Victor Bernardo (Guarujá/SP) – 1.182

CATEGORIA FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Carol Fernandes (Saquarema/RJ) – 1.656
2 Dominik Pupo (São Sebastião/SP) – 1.629
3 Wendy Guimarães (Saquarema/RJ) – 1.620
4 Sandra Maria (Ubatuba/SP) – 1.431

CATEGORIA INICIANTE (ATÉ 14 ANOS)
1 Igor Moraes (São Sebastião/SP) – 1.900
2 Alex Sandro Santos (Ubatuba/SP) – 1.729
3 Victor Bernardo (Guarujá/SP) – 1.620
4 Vitor Mendes (Guarujá/SP) – 1.330

CATEGORIA GROMMET (ATÉ 12 ANOS)
1 Samuel Pupo (São Sebastião/SP) – 1.900 – campeão no desempate
1 João Vitor Chumbinho (Rio de Janeiro/RJ) – 1.900
3 Daniel Templar (Saquarema/RJ) – 1.466
4 Lucas Leal (São Sebastião/SP) – 1.385

0 comentários: