quarta-feira, 7 de março de 2012

Terminou a grande festa do surf gaúcho, até Madeirite Tropico 2013!!

Grande resgate da história do surfe no Rio Grande do Sul, o Madeirite Trópico 2012 lotou as areias e a água da Praia da Guarita, em Torres, neste final de semana. Mais de 150 entusiastas do esporte se reuniram na chamada Catedral do Surfe para este evento de exibição que, pelo segundo ano consecutivo, teve como ponto forte a homenagem aos pioneiros das ondas no Estado.

E eles fizeram bonito no mar. A categoria Anos 60, com surfistas nascidos até 1958, chamou a atenção dos banhistas nos dois dias do encontro. Entre os participantes estava o vice-campeão do primeiro campeonato gaúcho, em 1968, e campeão em 1969, Roberto Bins Jr, que aos 59 anos participou pela primeira vez de um evento ao lado do filho Cristiano Bins, 31.

- Foi muito legal que a gente conseguiu pegar a mesma onda - comemorou Bins Jr, referindo-se à bateria temática Pais & Filhos, da qual participou no domingo.

Representantes de Viamão - Fábio e Lucas Di Leone
O representante de Viamão, Fábio Di Leone, participou de duas categorias, anos 80 e Pais & Filhos, juntamente com o seu filho Lucas Di Leone.
Outras categorias também se destacam na confraternização. Uma delas foi a Campeões da Taça Trópico, da qual participaram o gaúcho Rodrigo "Pedra" Dornelles e o catarinense Neco Padaratz.

- É uma maneira bacana de passar o bastão. Espero que a galera que está vindo aí possa se espelhar nessas gerações mais antigas e ver que é possível chegar lá, como eu cheguei - avaliou Padaratz, bicampeão mundial (WQS) em 2003 e 2004.

A formação de novos surfistas também é uma preocupação do Madeirite Trópico, que promoveu uma categoria voltada aos futuros atletas. Batizada de Sementes, ela colocou na água crianças de até 12 anos.

O patrono desta edição do Madeirite Trópico foi Fernando Sefton, um dos responsáveis por apresentar o surfe aos gaúchos. Morto em 1999, ele foi representado por seus quatro filhos, que receberam um troféu em sua homenagem. Também foi lembrada a trajetória de Nereida Daudt, Roberta Borges, Fernando Nardi (in memoriam), Cézar Pegoraro, João Wallig e Carlos Joni Salles. Além deles, Roberta Borges e Rodrigo "Pedra" Dornelles foram destaque, tendo vencido a votação online que escolheu os surfistas gaúchos mais relevantes da história.

O final do dia consagrou os surfistas com o melhor desempenho na água. Aos destaques em cada categoria, foram entregues troféus comemorativos. Abaixo a lista dos competidores:

- Presidentes da Federação Gaúcha de Surf (FGS): Tuca Gianotti
- Sementes (surfistas até 9 anos): Pedro Henrique Quadrado
- Sementes (surfistas até 12 anos): Gustavo Borges
- Flores (feminino): Roberta Borges
- Campeões da Taça Trópico: Neco Padaratz
- Pais e Filhos: Eduardo Coufal e família
- Anos 70: Ricardo "Gordo" Coufal
- Anos 80: Eduardo Neto

0 comentários: