quarta-feira, 25 de abril de 2012

Revista The Surfer's Journal chega ao Brasil

Hoje, quarta-feira, a Editora Gaia lança no Brasil o The Surfer’s Journal, uma das mais conceituadas publicações de surf do mundo.

Publicado há 21 anos na Califórnia (EUA) e com edições também na França e no Japão, o The Surfer’s Journal examina com profundidade as mais ricas histórias do esporte, suas exuberantes personalidades, incríveis aventuras e as muitas formas de expressão artística que a cultura do surf produz.

Para honrar esta perspectiva, a primeira edição brasileira foi produzida com papel da mais alta qualidade, em impressão plana e lombada quadrada, permitindo uma apresentação primorosa de textos e imagens, tudo embalado por um design gráfico atemporal e não intrusivo, deixando o conteúdo ser a arte.

A publicação terá periodicidade bimestral e a característica única de ser um verdadeiro item de colecionador. Na versão brasileira, além da reprodução selecionada do conteúdo exclusivo da edição californiana vigente e dos 21 anos de arquivo disponíveis, o leitor será brindado com matérias que cobrem de maneira absolutamente diferenciada o surf brasileiro, passado, presente e futuro.

Com o preço de capa de R$ 24,90, o The Surfer’s Journal Brasil tem como público-alvo o surfista “premium”, maduro e bem-sucedido, predominantemente das classes A e B, que não se importará em pagar um pouco mais por sua publicação de surf favorita, desde que receba muito mais conteúdo.

Os garotões rebeldes e descolados dos anos 1970, 80 e 90 se tornaram hoje empresários, profissionais liberais, políticos, artistas, mas grande parte permanece ainda surfista, só que com uma exigência mais apurada e crítica na hora de escolher suas leituras.

A distribuição será feita em bancas de jornal e surf-shops selecionadas, além de livrarias e pontos de venda alternativos. Uma intensiva campanha de assinaturas utilizando redes sociais oferecerá aos leitores a possiblidade de receber a publicação em primeira mão, em casa ou no trabalho, com descontos promocionais e brindes dirigidos.

Festa de gala 
Reunindo as elites do surf paulista e brasileiro, o lançamento do The Surfer’s Journal Brasil promete ser um marco na história da mídia especializada no Brasil.

Fechado para convidados, o evento acontecerá na sede da editora Gaia, no Casarão Ramos de Azevedo, e contará também com o lançamento do livro Arpoador Surf Club, de Tito Rosemberg, a exposição de escultura do artista plástico Marcelo “Mack” Macedo, a exibição do filme de surf de peito Come Hell or High Water e a demonstração de fabricação de uma Alaia, prancha ancestral havaiana, com o shaper Rodrigo Matsuda.

Entre as presenças já confirmadas, teremos Danilo Couto, baiano radicado no Hawaii, vencedor do mais importante evento de ondas grandes do mundo, o Billabong XXL Big Waves Awards, e destaque na edição inaugural.

Pauta eclética 
A principal premissa na escolha das pautas do The Surfer’s Journal Brasil é o esforço para fugir do lugar-comum. No número 1, os leitores ficarão sabendo que Lee Clow, o criador do revolucionário slogan da Apple “Think Different” é, antes de mais nada, um surfista apaixonado e, depois, um dos maiores publicitários do planeta, parceiro de Steve Jobs nesta e em outras sacadas geniais.

Saberão também as razões pelas quais o surf de ondas gigantes, apesar da fama de mortal, mata menos que o salto em vara. E, ainda, qual foi a relação entre os abusos da ditadura brasileira e a melhoria da qualidade das pranchas nacionais nos anos 1970; e que o Guarujá, igual ao Rio, já teve seu Menino, mas, assim como o carioca, morreu de forma absolutamente trágica. 

A edição maio / junho chega às bancas e livrarias na primeira semana de maio. Na capa, o brasileiro quarentão João Maurício Jabour, dentro do tubo em Sunset Beach, no Hawaii, no último mês de janeiro.

The Surfer’s Journal Brasil

Diretor editorial Jefferson Alves
Diretor comercial Richard Alves
Editor-chefe Adrian Kojin
Editor executivo Jair Bortoleto

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