sábado, 12 de maio de 2012

1º Fórum Regional do Mar discutirá os ambientes costeiros

O primeiro Fórum Regional do Mar será realizado de 30 de maio a 1º de junho no Centro de Eventos da ULBRA Torres, debatendo os ambientes costeiros e suas características. O Fórum, que reunirá pessoas do Brasil, Argentina e Uruguai, tratará de temas voltados à preservação e estudo dos ambientes costeiros com vistas ao desenvolvimento sustentável e socioeconômico.

O evento que tem como objetivo integrar o público científico e acadêmico, organizações civis, governamentais e privadas, das áreas de Saúde, Meio Ambiente e Turismo, na Gestão dos Ambientes Costeiros. A proposta é salientar a inter-relação dos temas no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida.

Outro objetivo é compreender a biodiversidade e os bens naturais como elementos vitais para o desenvolvimento turístico e qualidade de vida. Os pesquisadores e palestrantes buscarão ainda estimular o recolhimento, gestão e partilha de informações referentes aos ambientes costeiros, promovendo intercâmbios sistemáticos entre as áreas de Saúde, Meio Ambiente e Turismo.

Grande parte dos problemas encontrados na zona costeira estão diretamente ligados a falta de integração entre os setores ambientais, turísticos e de saúde. Especialistas apontam que uma gestão compartilhada entre estes setores poderá gerar o desenvolvimento regional e a qualidade de vida.

A programação trará palestras, workshop, apresentações de resultados de pesquisas e projetos relacionados ao ambiente costeiro, animais marinhos, turismo e desenvolvimento socioeconômico. A programação completa, inscrições, e todas as informações relacionadas ao Fórum podem ser acessadas em www.forumdomar.org.

O Fórum Regional do Mar é dirigido aos profissionais de Turismo, Saúde, Meio Ambiente, gestores públicos, empresários, praticantes de esportes aquáticos, entidades não governamentais, habitantes e veranistas dos ambientes costeiros do Brasil – principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Uruguai e Argentina.

A comissão organizadora do pode ser contata através do telefone (55) 51 3664.1411 ramal 246, do e-mail forumdomar@torres.rs.gov.br, ou diretamente na avenida Bejamin Constant, 154 (2º piso), no centro de Torres.

Diversas entidades de diferentes ramos de atividade trabalham juntas para que o Fórum Regional do Mar se torne um marco na história. A realização é da Prefeitura Municipal de Torres. A organização é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Torres Natural, do evento é do curso de Ciências Biológicas da ULBRA Torres e da Associação dos Surfistas de Torres (AST); o patrocínio é da Cadiz – A vida em construção, Corsan e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O apoio é do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, Escola Estadual Justino Alberto Thietbohl, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) através da Divisão de Saneamento – FEPAM/DISA, Gerenciamento Costeiro (GERCO) e do Museu de Ciências Naturais – FZB/MCN, Grupo de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (GEMARS), Jamboo Turismo, Marinha do Brasil, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério Público Estadual/Projeto Ressanear – MPE, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA/Rio Grande), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Projeto Baleia Franca, Projeto Baleia Jubarte, Sea Shepherd/Núcleo RS, Serviço de Patrimônio da União (SPU), Secretaria Estadual de Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde (SES/CEVS), Secretaria Estadual do Meio Ambiente/Parque Estadual de Itapeva (SEMA/DEFAP/PEVA), Prefeitura de Porto Alegre/Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Torres (SMTCI), Secretaria Municipal de Saúde de Torres (SMS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e da Universidade de Luterana do Brasil (ULBRA).

Por: Gabriel de Mello

0 comentários: