sábado, 12 de maio de 2012

Stephanie Gilmore brilha e sexta-feira de folga geral no Billabong Girls Pro Rio

Depois do tropeço na estreia, a tetracampeã mundial Stephanie Gilmore brilhou na quinta-feira de ondas pequenas na Praia do Arpoador. A australiana aumentou o recorde de pontos da categoria feminina para 16,70 pontos com as notas 8,5 e 8,2 que recebeu na vitória sobre a havaiana Melanie Bartels na repescagem do Billabong Girls Pro Rio. No segundo dia da etapa brasileira do WCT só aconteceu esta fase das meninas e a primeira chamada da sexta-feira foi marcada para as 8 horas na arena principal do evento, instalada no Postinho da Barra da Tijuca.

“As ondas estão bem complicadas, mas deu tudo certo pra mim, felizmente”, disse Stephanie Gilmore. “Na quarta-feira, quando olhei a previsão, achei que o mar estaria um pouco maior, então foi um pouco frustrante chegar aqui e ver as ondas desse tamanho. Demorou até decidirem rolar o campeonato e isso acabou sendo bom pra mim, porque pude descansar um pouco mais, já que ontem meu corpo estava muito cansado da viagem porque não tinha conseguido dormir nada durante o vôo”.

A australiana acabou perdendo o título mundial para a havaiana Carissa Moore no ano passado, depois de reinar absoluta durante quatro temporadas consecutivas, desde que entrou na divisão de elite do ASP Women´s Tour. Mas, já começou 2012 de forma espetacular, vencendo as duas primeiras etapas na Austrália e consolidando uma boa vantagem nas outras duas, realizadas na Nova Zelândia e de novo na Austrália.

“O nível das meninas está muito alto”, destacou Gilmore. “No ano passado, a Sally (Fitzgibbons) e a Carissa (Moore) puxaram o nível pra cima e esse ano não está sendo diferente, com todas surfando muito bem. A Melanie (Bartels) que enfrentei hoje (quinta-feira) também é uma grande surfista e mais experiente. Ela deve ter aproveitado o tempo que ficou fora do tour pra treinar forte em casa, porque ela está surfando muito bem e muito forte. Acho que tive um pouco de sorte para achar as ondas e conseguir boas notas para vencê-la”.

A quinta-feira amanheceu quase sem ondas na Praia do Arpoador e a comissão técnica logo adiou a repescagem masculina na primeira reunião do dia, às 7 horas. Mas, a feminina ficou em “stand by”. Foram realizadas mais duas chamadas até decidirem pelo início da repescagem das meninas às 10 horas.

PRIMEIRA VITÓRIA - No primeiro duelo do dia, a francesa Pauline Ado conseguiu vencer a sua primeira bateria do ano no ASP Women´s Tour 2012, ao derrotar a neozelandesa Paige Hareb. “Estou feliz e muito aliviada por quebrar esse tabu”, disse Pauline Ado. “Eu não tive um bom ano até agora. Parecia que as coisas não estavam se encaixando e não consegui vencer nenhuma bateria nas quatro primeiras etapas. Mas, nessa bateria deu tudo certo felizmente e ainda quero passar mais baterias para sair desta incômoda posição de último lugar no ranking”.

Agora, só a brasileira Jacqueline Silva continua sem vencer nenhuma bateria no ASP Tour 2012. Na repescagem realizada na quinta-feira, a catarinense enfrentou a vice-líder do ranking mundial e a australiana Sally Fitzgibbons confirmou o favoritismo para avançar para a terceira fase do Billabong Girls Pro Rio no Arpoador.

“Estou amarradona em estar aqui no Brasil, a torcida tem sido muito legal comigo, as meninas na praia com camisetas com meu nome, bolas e tudo mais é incrível. Estou amando isso aqui”, disse Sally Fitzgibbons. “As ondas deram uma piorada em relação à ontem (quarta-feira), mas ainda tem um surfe e estamos todas no mesmo barco. Esse mar também está bem parecido com as condições do ano passado, então não temos muito do que reclamar. Agora vou cruzar os dedos e torcer para que as ondas melhorem”.

Quem também se recuperou na repescagem foi a australiana Laura Enever, vice-campeã da etapa que abriu a temporada 2012 do ASP Women´s Tour na Gold Coast, Austrália. Na quarta-feira, ela foi batida pela havaiana Malia Manuel, mas aproveitou a segunda chance de classificação para a terceira fase derrotando a norte-americana Sage Erickson no segundo duelo da quinta-feira no Arpoador.

Na quarta-feira estava bem complicado com três meninas na água disputando as poucas ondas que entravam na bateria e cometi alguns erros que foram fatais”, contou Laura Enever. “Mas, hoje deu tudo certo porque podemos escolher melhor as ondas. A Sage (Erickson) é uma grande amiga, mas estou muito feliz por ter avançado. Quero agradecer também o apoio que tenho recebido aqui na praia, muita gente me apoiando, o Brasil é demais”.
 
Como já era previsto, a sexta-feira amanheceu sem ondas no litoral carioca para a continuação do Billabong Rio Pro no Rio de Janeiro. O “day-off” foi decretado logo na primeira chamada do dia, às 8 horas na enorme e linda estrutura da etapa brasileira do WCT instalada no Postinho da Barra da Tijuca. A expectativa é de que ela comece a ser utilizada neste sábado pelas meninas, pois o Billabong Girls Pro Rio tem que ser encerrado até domingo, enquanto o prazo da prova masculina ainda vai até o dia 20 na Cidade Maravilhosa.

“Realmente já era esperado que o mar hoje (sexta-feira) fosse ficar bem pequeno, então resolvemos adiar o evento”, informou o diretor de prova do Billabong Rio Pro, Daniel Friedmann. “Já para amanhã, a expectativa é de que o mar dê uma pequena reagida para darmos continuidade ao campeonato. Domingo a previsão já está mudando um pouco e é possível que o mar suba mais ainda para fecharmos o feminino com chave de ouro”.

Daniel Friedmann também confirmou a primeira chamada do sábado para as 7 horas na arena principal do Billabong Rio Pro no Postinho da Barra da Tijuca. A etapa brasileira do WCT foi iniciada na quarta-feira com as rodadas de apresentação dos melhores surfistas do mundo na Praia do Arpoador, que também foi palco da repescagem feminina na quinta-feira. Agora todos ganham um primeiro dia livre para conhecer as atrações turísticas da capital carioca.

Se o Billabong Rio Pro recomeçar neste sábado com a categoria masculina, o primeiro duelo do dia será entre a grande sensação do Brasil no Circuito Mundial, Gabriel Medina, com o convidado da Billabong, Peterson Crisanto. Eles vão abrir a repescagem para os surfistas que não conseguiram estrear com vitórias na quarta-feira.

Caso a comissão técnica decida iniciar o sábado pela categoria feminina, o primeiro confronto será entre a australiana Tyler Wright, a norte-americana Courtney Conlogue e a havaiana Alessa Quizon. Nesta fase, são doze surfistas divididas em quatro baterias e as vencedoras avançam direto para as quartas de final, enquanto as perdedoras têm uma nova chance de classificação na segunda repescagem do campeonato.

FESTAS OFICIAIS – Neste fim de semana começam as festas oficiais do Billabong Rio Pro no Rio de Janeiro. A Festa de Abertura é nesta sexta-feira na Mansão em frente a Praia da Macumba com show da Banda Floaters e vários DJs agitando a noite toda. No sábado tem a Festa do Prêmio Fluir no Espaço Versatille na Estrada da Barra da Tijuca, 156. E nos dias 18 e 19, o WCT Music Festival no Vivo Rio na Av. Infante Dom Henrique, 85, no Parque do Flamengo. Entre as principais atrações do festival estão Band Of Horses, Rappa e Tipo Uísque.

Por: Kirstin Scholtz - ASP

0 comentários: