quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quiksilver King of the Groms no Pontal de Baía Formosa

O Rio Grande do Norte vai sediar um evento internacional de surfe nos próximos dias 16 e 17 de junho. O Quiksilver King of the Groms 2012 é a principal competição para surfistas com até 16 anos de idade e o primeiro classificado para a decisão do título mundial na França será definido nas direitas do Pontal de Baía Formosa. São dois representantes do Brasil e o outro será conhecido nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul (SC).

Realizado desde 2005, esta é a primeira vez que o Quiksilver King of the Groms será iniciado na Região Nordeste do país. A Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF), através do seu presidente, Saturnino Borges, contando com total apoio do prefeito Nivaldo Melo e do secretário de esportes de Baía Formosa, Fernando Cardoso, procurou os organizadores do evento para trazer a competição que reúne o futuro do esporte para o estado. BF vem se tornando o grande centro de campeonatos no Nordeste e neste ano já festejou a conquista do título brasileiro Sub-20 com Ítalo Ferreira.

O vencedor de cada etapa do Quiksilver King of the Groms vai defender o país na França com todas as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação, custeadas pelos organizadores. Além disso, o campeão mundial terá direito a uma viagem para competir na triagem do Quiksilver Pro Gold Coast de 2013 na Austrália, com tudo pago para ele e um acompanhante. Também será convidado para participar da Expression Session, bateria especial que premia a melhor manobra, nesta etapa da Gold Coast.

É a grande chance para os surfistas do Nordeste conseguirem uma vaga, apesar de que todos os talentos da novíssima geração brasileira estarão presentes em Baía Formosa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de junho, conforme instruções abaixo. Na França, o título mundial será disputado por dezesseis surfistas classificados em várias seletivas ao redor do mundo. Serão dois representantes do Brasil, dois da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um da África do Sul, um do Japão, um da Nova Zelândia, um do Havaí, um do Taiti, um da Indonésia, um da Ilha Reunião e um de outro país da América Latina.

CAMPEÕES MUNDIAIS - A grande sensação do surfe brasileiro na atualidade, Gabriel Medina, surgiu para o mundo pelo Quiksilver King of the Groms. Em uma final histórica contra o também brasileiro Caio Ibelli em 2009 na França, os seus aéreos espetaculares arrancaram duas notas 10 dos juízes, feito até então só conseguido pelo onze vezes campeão mundial Kelly Slater em uma etapa do ASP World Tour no Taiti. O feito de Gabriel Medina foi destacado pelo próprio Slater e pelo bicampeão mundial Mick Fanning, entre outros que ficaram impressionados com a performance do surfista de São Sebastião que hoje brilha na divisão de elite do esporte.

Este foi o segundo título mundial do Brasil no Quiksilver King of the Groms. O primeiro foi conquistado pelo também paulista Wiggolly Dantas logo na edição inaugural da competição em 2005. Em 2010, outro surfista de Ubatuba que vem se destacando no cenário internacional, Filipe Toledo, chegou à final como favorito, mas terminou como vice-campeão. Já no ano passado, também com uma apresentação sensacional, o catarinense Yan Daberkow conquistou o terceiro título do Brasil na categoria Sub-16 na França.

DE NORTE A SUL - A final mundial do King of the Groms é realizada em paralelo ao Quiksilver Pro France, etapa do ASP World Tour que será disputada nos dias 28 de setembro a 08 de outubro em Hossegor, diante da presença dos melhores surfistas do mundo. No ano passado, Yan Daberkow venceu a primeira seletiva do Brasil no Rio de Janeiro e o paulista Victor Bernardo ganhou a segunda, realizada em Itacaré, no litoral sul da Bahia. Neste ano, a disputa pelas duas vagas será em Baía Formosa no extremo sul do Rio Grande do Norte e em São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina.

INSCRIÇÕES ATÉ 13 DE JUNHO - As inscrições para a primeira etapa do Quiksilver King of the Groms já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de junho, via depósito bancário na conta da Rimma Eventos (Banco do Brasil - agência 0022-1 - conta 13.542-9). O valor é de R$ 80,00 (oitenta reais) e o comprovante do depósito com o nome de competição do atleta destacado, precisa ser enviado para o fax (84) 3231-0424 ou para o e-mail - rimma@supercabo.com.br - aos cuidados de Alexandre. Mais informações pelos fones (84) 9982-8832 da Rimma Eventos e (84) 9966-4833 do presidente da FESURF, Tunino Borges.

A primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2012 será realizada com patrocínio da Quiksilver e Azul Linhas Aéreas e apoio da Emprotur e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio de Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, através da SEMEL - Secretaria de Esportes e Lazer, além da rede de lojas Ecológica. O evento é realizado pela Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF). 

por João Carvalho

0 comentários: