domingo, 17 de junho de 2012

Surfista de BF é o recordista do Quiksilver King of the Groms

O potiguar Jackson Rodrigues aproveitou o seu maior conhecimento do pointbreak de direitas do Pontal para fazer a melhor apresentação do primeiro dia do Quiksilver King of the Groms que está sendo realizado na sua cidade, Baía Formosa. Ele igualou a maior nota - 7,5 - que o paraibano Elivelton Santos já havia conseguido, mas foi o recordista de pontos - 13,85 - do sábado de ondas de meio metro com boa formação no Pontal de BF. Dos 43 surfistas de sete estados do Brasil inscritos no evento, doze passaram para disputar neste domingo a vaga para a final mundial da categoria Sub-16 na França, com tudo pago pelos organizadores.

"Estou muito feliz por vencer a bateria. Achei uma onda boa ali, finalizei batendo o bico da prancha na pedra, mas ganhei 7,5 e valeu o esforço", falou Jackson Rodrigues, que contou com todo apoio da torcida que compareceu em bom número na praia para torcer para os surfistas de Baía Formosa. "Só tenho que agradecer toda a galera local que torceu por mim. Eu treinei muito nesta semana para este evento e o objetivo é ser campeão aqui em casa".

O outro único potiguar que já tinha conquistado classificação para o domingo também é de Baía Formosa, Israel Junior, que passou em segundo na disputa vencida pelo paraibano Elivelton Santos. O paraibano foi um dos invictos do dia, ganhando as duas baterias que disputou no sábado. Os outros foram os catarinenses Alcides Lopes e Luan Wood, o cearense Jennifer de Sousa e o próprio Jackson Rodrigues.

Luan Wood ganhou por pouco a sua segunda bateria do dia. O placar entre ele e o segundo colocado, o paulista Edher Reis, foi encerrado em 10,40 a 10,10 pontos. O potiguar Lucas Pires totalizou 9,60 e acabou eliminado junto com o pernambucano Douglas José.

"O mar está bem difícil e a estratégia combinada com o meu técnico, Paulo Kid, era sair pegando bastante onda. Deu certo, porque consegui achar umas até boas para passar", falou Luan Wood. "Eu já tinha vindo aqui pra Baía Formosa uma vez, mas não surfei muito. Agora cheguei antes e estou quase uma semana aqui só treinando pro campeonato. Espero conseguir minha vaga pra França aqui. Se não der, tem outra etapa lá em São Francisco do Sul (SC), mas quero ver se aproveito essa primeira chance aqui".

No sábado foram realizadas as doze baterias da primeira fase e as seis da segunda, com doze surfistas se classificando para o último dia. No domingo, as disputas serão iniciadas às 8 horas no Pontal de Baía Formosa e as finais da primeira das duas etapas do Quiksilver King of the Groms 2012 acontecem por volta das 13 horas. A segunda será realizada nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina.

TRANSMISSÃO AO VIVO - O Quiksilver King of the Groms está sendo transmitido ao vivo pela internet no endereço http://www.quiksilver.com.br/kotg12/ pela Surfcore, empresa da Paraíba comandada pelo ex-surfista profissional Antonio Vaz. A transmissão também estará disponível para Iphone, Ipad, Blackberry e Android, então todos podem assistir as baterias da novíssima geração do surfe brasileiro. Serão utilizadas três câmeras e os juízes darão as notas em um novo sistema com Ipod e não em terminais com fios como é comum nos campeonatos.

Realizado desde 2005, esta é a primeira vez que o Quiksilver King of the Groms será iniciado na Região Nordeste do país. É a grande oportunidade para que os surfistas nordestinos conquistem uma vaga para defender o Brasil na final mundial do evento, que será realizada junto com a etapa do ASP World Tour, Quiksilver Pro France, nos dias 28 de setembro a 8 de outubro em Hossegor, com todas as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pelos organizadores.

MUNDIAL NA FRANÇA - Os dois brasileiros vão disputar o título mundial contra os classificados nas outras seletivas do Quiksilver King of the Groms pelo mundo, sendo dois da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um da África do Sul, um do Japão, um da Nova Zelândia, um do Havaí, um do Taiti, um da Indonésia, um da Ilha Reunião e um de outro país da América Latina. O campeão na França terá direito a uma outra viagem com tudo pago para participar da triagem do Quiksilver Pro Gold Coast 2013, etapa que sempre abre o ASP Tour na Austrália.

A primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2012 é realizada com patrocínio da Quiksilver e Azul Linhas Aéreas e apoio da Emprotur e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio de Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, através da SEMEL - Secretaria de Esportes e Lazer, além da rede de lojas Ecológica. O evento é realizado pela Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF). Parceiros de Mídia: Revista Fluir e Waves/Terra.

TERCEIRA FASE - 3.o=9.o lugar:
1.a: Alcides Lopes (SC), Elivelton Santos (PB), Ivan Silva (PE)
2.a: Victor Bernardo (SP), Israel Junior (RN), Jennifer de Sousa (CE)
3.a: Luan Wood (SC), Jackson Rodrigues (RN), Yago Dora (SC)
4.a: Edher Reis (SP), Lucas Silveira (RJ), Gustavo Ramos (SC)

SEGUNDA FASE - 3.o=13.o lugar / 4.o=19.o lugar:
1.a: 1-Alcides Lopes (SC), 2-Victor Bernardo (SP), 3-Rhamon Austin (PE), 4-Tarcisio Wilames (PE)
2.a: 1-Elivelton Santos (PB), 2-Israel Junior (RN), 3-Yago Silva (RN), 4-Ismack Silva (RN)
3.a: 1-Jennifer de Sousa (CE), 2-Ivan Silva (CE), 3-Ravelly Martins (RN), 4-Artur Chaves (RN)
4.a: 1-Luan Wood (SC), 2-Edher Reis (SP), 3-Lucas Pires (RN), 4-Douglas José (PE)
5.a: 1-Jackson Rodrigues (RN), 2-Lucas Silveira (SC), 3-Emanuel Tobias (RN), 4-Alexandre Fabricio (RN)
6.a: 1-Gustavo Ramos (SC), 2-Yago Dora (SC), 3-Gabriel Bruno (RN), 4-Luan de Souza (RN)

PRIMEIRA FASE - 3.o=25.o lugar / 4.o=37.o lugar:
1.a: 1-Alcides Lopes (SC), 2-Ismack Silva (RN), 3-Jardel (RN), 4-Iogan Sampaio (RN)
2.a: 1-Victor Bernardo (SP), 2-Yago Silva (RN), 3-Tony Stuart (RN), 4-Derick Vitor (RN)
3.a: 1-Israel Junior (RN), 2-Rhamon Austin (PE), 3-Thiago Silva (PE), 4-José Lopes (RN)
4.a: 1-Elivelton Santos (PB), 2-Tarcisio Wilames (PE), 3-Antonio Venancio (PB)
5.a: 1-Jennifer de Sousa (CE), 2-Douglas José (PE), 3-Rafael Venuto (CE)
6.a: 1-Ivan Silva (PE), 2-Edher Reis (SP), 3-Arthur Alves (RN), 4-Romario Stuart (RN)
7.a: 1-Lucas Pires (RN), 2-Ravelly Martins (RN), 3-Charles Nascimento (RN)
8.a: 1-Luan Wood (SC), 2-Artur Chaves (RN), 3-Carol Sousa (PB)
9.a: 1-Lucas Silveira (RJ), 2-Luan de Souza (RN), 3-Pedro Henrique (PB)
10: 1-Jackson Rodrigues (RN), 2-Gustavo Ramos (SC), 3-Murilo Pereira (RN), 4-Felipe Silva (RN)
11: 1-Gabriel Bruno (RN), 2-Emanuel Tobias (RN), 3-Thomas Maldine (RN), 4-Phillipe Chagas (SP)
12: 1-Yago Dora (SC), 2-Alexandre Fabricio (RN), 3-Raul Jorge (PE), 4-Antonio Albuquerque (RN)

Por: João Carvalho

0 comentários: