sábado, 17 de julho de 2010

Billabong Azores Islands Pro com 145.000 dólares de prize-money e 6500 pontos

Fonte: Surf Total

O Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan é uma das provas mais importantes do circuito mundial de surf e realiza-se nas ondas da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel, nos Açores, entre os dias 10 e 15 de Agosto próximos.

Esta será a vigésima oitava etapa do circuito mundial de surf de qualificação deste ano – com seis estrelas de pontuação – mas apenas a quinta (de um total de nove) com o estatuto Prime.

Com 145.000 dólares de prize-money e 6500 pontos para o ranking do vencedor, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan 2010 será essencial para os melhores surfistas do mundo, uma vez que oferece uma pontuação extremamente atractiva numa época do ano essencial para a sua afirmação no ranking mundial.

Será assim a primeira prova alguma vez realizada em Portugal com este estatuto, atribuído pela Association of Surfing Professionals (ASP) um atestado de qualidade ao evento e garantia de boas ondas para os surfistas, que muito nos deve encher de orgulho.

Por estes motivos, o evento deste ano contará com a presença de muito dos melhores surfistas do mundo. Entre estes surfistas encontra-se Tiago “Saca” Pires, que em 2009, na primeira edição desta prova, terminou em terceiro lugar, mas também Chris Davidson, Patrick Gudauskas, Brett Simpson, Neco Padaratz, Ben Dunn, Michael Campbell, William Cardoso, o campeão de 2009, ou os jovens prodígios, Gabriel Medina, Alejo Muniz, Julian Wilson, Kai Barger e Maxime Huscenot, o campeão mundial Pro Junior em título, entre outros.

Para abrilhantar ainda mais o evento deste ano, o Billabong Azores Islands Pro presented by Nissan 2010 será também a sétima etapa (de nove, no total) do circuito mundial de surf feminino de qualificação, com seis estrelas de pontuação e 35.000 dólares de prize-money.

Atletas como Sally Fitzgibbons, Tyler Wright, Laura Enever, Jessi Miley-Dyer, Coco Ho, Alana Blanchard, Bethany Hamilton, Paige Hareb ou Courtney Conlogue lutarão pela vitória fazendo frente às portuguesas Francisca Pereira dos Santos, Joana Rocha, Carina Duarte ou Ana Sarmento.

“É com muito orgulho e prazer que, juntamente com a USBA, voltamos a trazer para as águas açoreanas uma etapa do circuito mundial de surf da ASP”, afirma Rodrigo Herédia, da organização. “Este ano a responsabildade é acrescida, pois para além da inclusão do surf feminino contamos com uma prova de estatuto máximo (Prime), o que traduz a qualidade e a excelência das ondas, bem como a importância deste arquipélago no panorama surfístico mundial. São atribuídas apenas dez licenças semelhantes no mundo, nomeadamente no Brasil, EUA, Canárias, Austrália, Hawaii e, agora, nos Açores.”

“Este evento des portivo conta com uma forte carga turística e vai ser e trazer uma ajuda importante ao crescimento da economia local, visto ajudar a combater a sazonalidade, uma vez que, posteriormente, os surfistas vão procurar as melhores ondas numa altura do ano em que o turismo é mais fraco (Outono, Inverno e Primavera),” conclui o responsável.