domingo, 4 de outubro de 2009

Estrangeiros são maioria no Local Motion Guarujá

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

As ondas baixaram para 3-5 pés de altura e os estrangeiros foram o destaque do sábado na Praia do Tombo, que recebeu ótimo público no penúltimo dia da histórica centésima etapa do WQS no Brasil. Apenas três brasileiros avançaram para as quartas-de-final que abrem o domingo decisivo do Local Motion Guarujá Surf Pro. O paulista Renato Galvão pega o irlandês Glenn Hall no primeiro duelo do dia, às 9 horas. Depois, tem uma bateria brasileira do catarinense Marco Polo com o cearense Pablo Paulino e as outras são entre representantes de outros países: Patrick Gudauskas (EUA) x Jayke Sharp (AUS) e Brandon Jackson (AFR) x Owen Wright (foto), australiano de 19 anos que assume a liderança do WQS se vencer a etapa do Guarujá.

Ele ainda ocupa a terceira posição no ranking, mas o vice-líder Jadson André foi barrado na segunda oitava-de-final por Glenn Hall, que, com a classificação, confirmou sua entrada na lista dos 15 do WQS que sobem para o ASP World Tour. “Verdade?”, espantou-se quando ficou sabendo. “Estou amarradão com isso, mas com tantas etapas ainda pela frente e o Havaí no fim do ano, realmente ainda é cedo pra comemorar”.

“Espero me dar bem aqui e nos próximos eventos pra pelo menos chegar entre os top-10 no Havaí”, disse o irlandês, que estava feliz por outro motivo. “Na verdade, eu nunca havia vencido o Jadson. Ele é um ótimo surfista e ganhou de mim algumas vezes este ano, então estou amarradão e espero que amanhã ainda tenha boas ondas aqui, porque parece que o mar está diminuindo cada vez mais”, ressaltou Glenn Hall.

O irlandês assumiu a 13.a posição e pode alcançar até a sétima do francês Joan Duru se vencer o Local Motion Guarujá Surf Pro. Para isso, vai ter que passar pelos três brasileiros que triunfaram no sábado. O primeiro adversário é o ubatubense Renato Galvão, único paulista no domingo final na Praia do Tombo. O vencedor dessa bateria pega quem sair do duelo verde-amarelo entre Pablo Paulino e Marco Polo. Os dois tentam se aproximar da zona de classificação para o ASP Tour, mas não conseguem entrar no G-15 nesta primeira das duas etapas seguidas com nível 6 estrelas de 2.500 ponto da “perna brasileira” do WQS.

“Estou muito contente por ter avançado pro dia decisivo do campeonato e estar somando mais pontos pra ir subindo ainda mais no ranking”, falou Marco Polo, que já subiu da 30.a para a 22.a posição com a ida para as quartas-de-final do Local Motion Guarujá Surf Pro. “Estou motivado pra buscar uma vaga no G-15 e quero somar o máximo de pontos aqui no Brasil para ir pro Havaí com tudo disputar a classificação”, promete o catarinense, que vem de vitória na etapa do Circuito Brasileiro de Florianópolis (SC) domingo passado.

Depois de Marco Polo derrotar o cearense Charlie Brown, Pablo Paulino bateu o ubatubense Odirlei Coutinho para completar a quarta-de-final verde-amarela que pelo menos já garante o Brasil nas semifinais e no pódiio do Local Motion Guarujá Surf Pro. Um novo campeão será conhecido neste domingo, pois o do ano passado, Shaun Ward, dos Estados Unidos, não passou pela sexta-feira de grandes ondas no Guarujá. E já é garantido também que um estrangeiro vai disputar o título na Praia do Tombo, pois na chave-de-baixo só têm surfistas de outros países.

NOVO RECORDE - O jovem australiano Jayke Sharp, 21 anos, estabeleceu um novo recorde de placar – 16,80 pontos – com as notas 9,20 e 7,60 que recebeu na vitória sobre o francês Romain Cloitre na quinta oitava-de-final. “As condições hoje estão mais difíceis. O mar baixou, mas mesmo assim consegui encontrar umas esquerdas boas nas baterias. Estou amarradão com a classificação. É a primeira vez que venho para o Brasil e gostei bastante, porque deu ondas grandes aqui durante toda a semana”, elogiou Sharp, que chegou no Brasil em 133 no ranking e já aparecia em 93 com a classificação para as quartas-de-final do domingo.

O norte-americano Patrick Gudauskas, que permanece na quinta posição e tirou o último surfista do Guarujá do campeonato, Junior Faria, é o favorito para o duelo com o australiano, assim como Owen Wright contra o sul-africano Brandon Jackson, mais dois grandes talentos da nova geração. São os mais jovens dos oito classificados para as quartas-de-final do Local Motion Guarujá Surf Pro, 19 e 20 anos, respectivamente. A diferença é que Owen Wright pode até assumir a liderança do ranking se vencer o campeonato, enquanto Brandon Jackson consegue alcançar no máximo a 17.a colocação com uma vitória na Praia do Tombo.

Antes de tirar Diego Rosa no último confronto do sábado, Owen venceu a bateria 100% estrangeira da fase de três competidores dentro d´água, com Dion Atkinson completando a dobradinha australiana contra o sul-africano Travis Logie. “Bateria muito difícil mesmo surfando sem brasileiros, o que aqui no Brasil é muito difícil de acontecer”, destacou Owen Wright. “Consegui achar boas ondas e numa dei um bom aéreo no final, mas acabei quebrando a minha prancha. Logo que voltei do aéreo, já ouvi aquele barulho e senti que tinha quebrado a prancha, mas a outra também funcionou bem nessas ondas”.

O Local Motion Guarujá Surf Pro é apresentado pela Suzuki Veículos, com realização da Prefeitura Municipal do Guarujá, através do Ministério da Cultura e do Turismo do Governo Federal, apoio do deputado federal William Woo e das lojas Tent Beach, Surf Trip, Surf Xpress, Cannel Bay e Pier 7, além da Sufresh, Vibe e Steam. O evento é sancionado pela ASP South America e organizado pela Federação Paulista de Surf e Event Tools Promoções e Eventos.

PROGRAMAÇÃO DO LOCAL MOTION GUARUJÁ SURF PRO NO DOMINGO:

09:00 as 11:00 horas – QUARTAS-DE-FINAL:
1.a: Glenn Hall (IRL) x Renato Galvão (BRA-SP)
2.a: Marco Polo (BRA-SC) x Pablo Paulino (BRA-CE)
3.a: Patrick Gudauskas (EUA) x Jayke Sharp (AUS)
4.a: Owen Wright (AUS) x Brandon Jackson (AFR)

11:00 as 12:00 horas – SEMIFINAIS
12:00 as 12:30 horas – INTERVALO
12:30 as 13:05 horas – GRANDE FINAL
13:15 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio

RESULTADOS DO SÁBADO NA PRAIA DO TOMBO:

OITAVAS-DE-FINAL - 9.o lugar - US$ 2.300 e 1.375 pontos:
1.a: Renato Galvão (BRA-SP) 12.60 x 7.64 Thiago Camarão (BRA-SP)
2.a: Glenn Hall (IRL) 12.00 x 10.00 Jadson André (BRA-RN)
3.a: Marco Polo (BRA-SC) 12.34 x 9.24 Charlie Brown (BRA-CE)
4.a: Pablo Paulino (BRA-CE) 14.16 x 9.80 Odirlei Coutinho (BRA-SP)
5.a: Jayke Sharp (AUS) 16.80 x 12.10 Romain Cloitre (FRA)
6.a: Patrick Gudauskas (EUA) 12.83 x 9.83 Junior Faria (BRA-SP)
7.a: Brandon Jackson (AFR) 12.00 x 10.10 Dion Atkinson (AUS)
8.a: Owen Wright (AUS) 14.93 x 12.03 Diego Rosa (BRA-SC)

QUARTA FASE – 24 melhores - 3.o=17.o lugar - US$ 2.000 e 1.125 pontos:
1.a: 10.84=Renato Galvão (BRA), 7.07=Jadson André (BRA), 6.97=Victor Ribas (BRA)
2.a: 10.70=Glenn Hall (IRL), 10.60=Thiago Camarão (BRA), 10.40=Beto Mariano (BRA)
3.a: 10.20=Marco Polo (BRA), 9.66=Odirlei Coutinho (BRA), 6.60=Yuri Sodré (BRA)
4.a: 15.27=Pablo Paulino (BRA), 10.86=Charlie Brown (BRA), 9.74=Rodrigo Dornelles (BRA)
5.a: 14.17=Jayke Sharp (AUS), 12.53=Junior Faria (BRA), 7.06=Hizunomê Bettero (BRA)
6.a: 15.27=Patrick Gudauskas (EUA), 10.07=Romain Cloitre (FRA), 9.60=Brett Simpson (EUA)
7.a: 15.50=Brandon Jackson (AFR), 11.26=Diego Rosa (BRA), 8.34=Wiggolly Dantas (BRA)
8.a: 15.17=Owen Wright (AUS), 9.73=Dion Atkinson (AUS), 7.74=Travis Logie (AFR)