segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tops do circuito prontos para a terceira etapa do Brasil Surf Pro em Búzios

Fonte: Abrasp / Por: Media Guide Comunicação / Foto: Minduim

Depois de brilharem em Itamambuca, no litoral norte de São Paulo, e na Praia do Cupe, em Pernambuco, os tops do circuito brasileiro se preparam para encarar as ondas da Praia de Geribá, em Búzios, durante a terceira etapa do Brasil Surf Pro, a divisão de elite do surfe nacional. Muitos dos atletas que participarão da disputa entre os 21 e 26 de setembro conhecem bem as ondas da região, mas a maioria competirá pela primeira vez no balneário, brigando pelo título da competição e pela premiação total de R$ 200 mil.

O líder do ranking da divisão de elite nacional, por exemplo, jamais surfou em Geribá. O potiguar Alan Jhones conhece bem as ondas do Nordeste brasileiro e ainda está se adaptando ao mar da Região dos Lagos. Durante a última semana, treinou na Praia de Itaúna, em Saquarema, e garante que estará pronto para a disputa.

“O mar aqui é bastante diferente do Nordeste, o clima também é outro, e a gente precisa de um tempinho para se adaptar. Nunca surfei em Búzios, mas passei uma semana surfando em Saquarema e vou ficar aqui até domingo para me preparar melhor. Tenho certeza de que vai ser um show de surfe em Geribá”, disse Alan. “As pessoas me perguntam se eu estou sentindo a pressão de ser o líder do ranking, mas na verdade acho que conta mais a meu favor do que contra. Não penso muito nisso”.

Embora mais acostumados às ondas de Búzios, os surfistas da Região dos Lagos também viverão uma experiência diferente: apesar da identificação com o surfe, o balneário não costuma ser palco de grandes competições e é de certa maneira um território novo. Léo Neves, segundo colocado no ranking, é local de Saquarema e tentará usar todo seu conhecimento das ondas para levar vantagem sobre os rivais. O carioca Pedro Henrique, que mora em Saquarema, e o cabofriense Victor Ribas também conhecem os caminhos da Praia de Geribá e entram como fortes candidatos na disputa.

Entre as mulheres que participarão da competição, a mais íntima das ondas de Geribá é a local Gabriela Teixeira. Mas a campeã das duas primeiras etapas, a ubatubense Suelen Naraísa promete acirrar a disputa pelo título.

Concurso – Além do show dos surfistas profissionais na água, a competição conta com uma série de atividades para entreter o público nas areias de Geribá. Primeira marca de parafina a desenvolver uma fórmula totalmente orgânica – feita à base de soja, sem derivados de petróleo em sua composição – a Sticky Bumps realizará um concurso para eleger o melhor desenho feito com as parafinas coloridas Day Glo em uma prancha. O concurso acontece no domingo, dia 26, durante as finais do campeonato.

Palestra – A competição, que tem na sustentabilidade um de seus pilares, promoverá ainda uma palestra sobre o tema com Roberto Ramos, diretor da Brasil S e representante no Brasil do The Climate Project, na terça-feira (dia 21) às 18h. Nela, será possível saber mais sobre o aquecimento global, o uso de recursos naturais e seu impatco ambiental. Na segunda parte, Roberto apresenta soluções para a crise e mostra que ser verde pode ser um bom negócio – e que cidades como Búzios podem não apenas contribuir, mas também tirar vantagem deste processo.

Sessão de autógrafos – A programação social do Brasil Surf Pro invade também a noite de Búzios com uma sessão de autógrafos dos atletas da equipe HD que participam da competição. Grandes nomes do cenário nacional como Pedro Henrique, Pablo Paulino, Odirlei Coutinho e Ricardo Ferreira receberão o público no Chez Michou da Rua das Pedras na sexta-feira, a partir das 20h.

Atividades paralelas – Durante os seis dias de disputa, o Brasil Surf Pro competição promoverá diversas ações relacionadas à conscientização e preservação do meio-ambiente. No sábado, um mutirão de limpeza será realizado na praia de Geribá no sábado em parceria com as Secretarias do Meio Ambiente, Esporte, Turismo e Serviços Públicos.

Durante a competição o público também conhecerá a recém-criada Área de Proteção Ambiental Marinha Corais de Búzios, numa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a ONG Coral Vivo. Brincadeiras, gincanas e oficinas pedagógicas farão a alegria das crianças. Uma equipe de pedagogia realizará atividades como pinturas, cruzadinhas, labirinto e desenhos livres sobre o tema ambiental, jogos cooperativos em equipe envolvendo o tema água, reciclagem e meio ambiente, além da produção de “Arte-Mosaico” com materiais recicláveis.

Os alunos das escolas da rede municipal também experimentarão o clima da competição através de visitas guiadas à praia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Búzios. Uma pedagoga e uma equipe de monitores, cedidos pela SME, conduzirão atividades pedagógicas, como gincanas e brincadeiras educativas lúdicas, apresentando os temas sustentabilidade, biodiversidade marinha e a importância dos corais para a saúde dos oceanos.

O Brasil Surf Pro 2010 teve como campeões da etapa de abertura o carioca Leo Neves e a paulista Suelen Naraisa. Na segunda etapa, Suelen repetiu o desempenho e o potiguar Alan Jhones ficou com o título, chegando à liderança na do ranking brasileiro. A competição contará com outras duas etapas depois de passar por Búzios: de 03 a 07 de novembro, aporta na Praia do Joaquina, em Florianópolis, e de 08 a 12 de dezembro, no Rio, define os campeões da temporada. A competição distribui, nas cinco etapas, uma premiação recorde de R$ 1 milhão.

O Brasil Surf Pro 2010 é patrocinado pela Petrobras, Skol e HD (Hawaiian Dreams). Tem apoio da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, dos canais SporTV e Multishow, da Editora Globo (Revistas Época e Época Negócios) e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A organização e realização são da Brasil1 Esporte, a chancela é da ABRASP(Associação Brasileira de Surf Profissional) e a produção é da Max Sports. A Oi FM é a rádio oficial do Brasil Surf Pro.