domingo, 19 de junho de 2011

Julian Wilson vence e Gabriel Medina fica em segundo no Quiksilver Pro Portugal ASP Prime

Fonte: ASP Europa

O surfista australiano Julian Wilson (Sunshine Coast, AUS), 22 anos, é o grande vencedor do Quiksilver Pro Portugal ASP Prime, derrotando Gabriel Medina (BRA), 17 anos, com 19,37 contra 12,83 pontos, em 20 possíveis, na muito aguardada final da competição.

O desempenho exemplar de Wilson, nas ondas de 1,5 metros de Ribeira d'Ilhas, não deixou margem de manobra ao seu concorrente.

“Estou tão feliz. Tive um início de época medíocre e tenho-me esforçado ao máximo em cada bateria. Vim para Portugal totalmente focado em vencer e resultou”.

Wilson impressionou o público presente com o seu surf e manobras inovadoras, que lhe arrecadaram um 9,8 em 10 pontos possíveis, numa única onda, a melhor pontuação de todo o evento. O atleta dominou a final quando conseguiu 9,57 pontos numa segunda onda, consagrando-se campeão do Quiksilver Pro Portugal 2011,

“Senti-me confiante durante toda a bateria. Tentei não sair da minha zona de conforto e concentrei-me no meu desempenho. Queria vencer esta competição e consegui. Durante a semana, as ondas estiveram excelentes, o tempo também ajudou, e o público foi extraordinário e apoiou-me bastante. Vê-se que existe uma cultura de surf e que as pessoas aqui presentes admiram este desporto.”

Gabriel Medina, que durante todo o evento foi um dos atletas apontados como favorito à final, ficou em segundo lugar com mais um excelente resultado para a sua época.

“Não encontrei nenhuma onda boa, na final, mas estou satisfeito com este resultado. O Julian surfou excepcionalmente bem e congratulo-o pelo seu desempenho. Agora, vou para a África do Sul onde espero ter resultados tão bons como aqui”.

Miguel Pupo (BRA), 19 anos, foi derrotado por Julian Wilson na meia-final.

“Tive um bom resultado mas esperava chegar à final. O Julian conseguiu boas ondas logo no início da bateria e não o consegui acompanhar”.

Pupo está perto de se qualificar para o circuito mundial de elite da ASP, integrando o grupo dos melhores surfistas do mundo.

“Não estava lá muito confiante no início da competição. Estava nervoso porque precisava de ter um bom resultado e consegui o 3º lugar. Estou satisfeito com o meu desempenho. Se continuar assim, consigo a qualificação para o circuito mundial”.

John John Florence (HAW) teminou, igualmente, em terceiro lugar para arrecadar 4.225 pontos no ranking, o seu melhor resultado no último ano. Florence foi derrotado por Medina na meia-final apesar de, nos quartos-de-final, ter mostrado que estava totalmente recuperado da lesão na coluna que sofreu no início do ano, ao pontuar 9,70, em 10 pontos possíveis, numa única onda.

“No início da competição, o meu objectivo era ganhar a primeira bateria. Estou muito satisfeito por ter chegado tão longe”.

Dion Atkinson (AUS) ficou em 5º lugar, depois de sofrer uma lesão no joelho na última bateria de ontem.

“Estou satisfeito com o resultado mas estive quase para não surfar hoje, por causa do meu joelho”.

No Quiksilver Pro Portugal ASP Prime estiveram em jogo muitos pontos que atraem os melhores atletas do mundo, com vista à qualificação ou manutenção da sua posição no ranking do circuito mundial da ASP. Os surfistas europeus arrecadaram, ainda, pontos adicionais para a ASP European Men's Series.

Quiksilver Pro Portugal Final
1 – Julian Wilson (AUS) 19.37
2 – Gabriel Medina (BRA) 12.83

Quiksilver Pro Portugal Semifinal Results
SF 1: Gabriel Medina (BRA) 17.00 Def. John John Florence (HAW) 13.67
SF 2: Julian Wilson (AUS) 17.04 Def. Miguel Pupo (BRA) 11.37

Quiksilver Pro Portugal Quarterfinal Results
QF 1: Gabriel Medina (BRA) 18.37 Def. Jeremy Flores (FRA) 12.33
QF 2: John John Florence (HAW) 18.03 Def. Pat Gudauskas (USA) 12.43
QF 3: Miguel Pupo (BRA) 13.84 Def. Dion Atkinson (AUS) 10.17
QF 4: Julian Wilson (AUS) 14.26 Def. Jay Quinn (NZL) 9.40

0 comentários: