Bahia e Ceará, com duas, e Pernambuco com uma, são os vitoriosos antes da sexta etapa em Alagoas,na qual representantes de outros estados querem vencer.
Voltando com sua sexta etapa, o Smolder Pro Nordeste, às Alagoas e a Praia do Francês, Marechal Deodoro, a temporada 2008 da Associação Nordestina de Surf (ANS), poderá ter desempate entre Bahia e Ceará, Pernambuco igualando as duas vitórias de ambos, ou Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte ou Paraíba, entrando na galeria de vitórias no ANS Tour desse ano.
O Nordestino de nove etapas e dois descartes, prossegue este fim de semana com sua sexta etapa, o Smolder Pro Nordeste, que distribuirá quinze mil reais, garantindo 1000 pontos no regional ao novo campeão na Praia do Francês, litoral sul alagoano, podendo ser somados 250 pontos na divisão de acesso nacional Brasil Tour, no qual duas pontuações regionais formam um dos resultados.
Os circuitos Nordestino e Brasil Tour, valem respectivamente três e treze vagas na elite nacional SuperSurf.
Oitavo do ranking, o campeão pernambucano Alan Donato quer a mesma vitória com a qual o conterrâneo vice líder Halley Batista iniciou em casa ao Tour ANS.
Uma vitória dele, de Halley, do surfista nota dez Luel Felipe, ou de outro pernambucano, faria o "Leão do Norte" igualar as conquistas que possuem Bahia e do Ceará após cinco paradas.
Décimo no ranking, o paraibano Saulo Carvalho, de raízes pernambucanas e cujo pai é primo de Nelson Piquet, representa a Paraíba na busca da mesma vitória que esse ano possuem os baianos Rudá Carvalho e Bruno Galini, terceiro e quarto antes do Smolder Pro em Alagoas, e os cearenses Fábio Silva, fora da briga pelo Nordestino, e Thiago de Souza, nono da temporada em que machucado não prestigiou à abertura em Pernambuco, palco de seu vice título na terceira etapa seqüenciada com vitória na Praia do Francês.
Outro com justificado descarte zero é o atual sétimo John Max, que foi ao Mundial Júnior na França e é o melhor potiguar da temporada regional, já possuindo terceiro lugar este ano em Alagoas, e sendo o mais jovem finalista após cinco etapas.
Entre sergipanos, a experiência de Romeu Cruz deve comandar a busca da vitória, mas é Valmir Neto, top 16 da temporada 2007, quem estréia na segunda fase do Smolder Pro Nordeste em Alagoas.
Já os alagoanos devem contar no "quintal de casa" com a volta do ex-campeão sul-americano (2006) Marcondes Rocha e com Sergio Pontes, seu melhor no ranking em que só eles serão anfitriões em um mesmo e elogiado palco, a internacional Praia do Francês.
Novo líder
Defendendo a liderança recém conquistada, Franklin Serpa, de Ilhéus, Bahia, chega no Smolder Pro Nordeste em Alagoas somando como melhores colocações dois segundos lugares, um deles na vitória inaugural do agora vice líder Halley Batista, autor de três nonos lugares seguidos e mais recentemente parado já na segunda fase no Rio Grande do Norte, quando Serpa foi vice e autor de incríveis duas notas 9,9 pontos rumo a dobradinha baiana com Rudá Carvalho, o agora terceiro do ranking nordestino.
Através do Tour ANS, hoje estaria se classificando o também ilheense Bruno Galini, quarto do ranking e beneficiado pelo fato de Rudá estar bem ranqueado no Brasil Tour ao lado de outros surfistas de presença constante no Regional, a exemplo do paraibano Ulisses Meira.
Vale registrar que Galini está a um passo de se manter no SuperSurf através da própria elite, com isso o cearense Edvan Silva seria o beneficiado neste momento, no qual as disputas ganham novas emoções e retornam com o Smolder Pro Nordeste nas Alagoas a um clássico destino: a Praia do Francês.
Patrocínio
Patrocinado pela Smolder, o Smolder Pro Nordeste em Alagoas, sexta etapa do ANS Tour 2008, distribui 15.000 reais, tem Governo de Alagoas, Prefeitura de Marechal Deodoro, Restaurante El Patrino, Pousada Capitães de Areia e Residenza Casa Del Soles,Tchuck Johnes Surf Street, Point Radical, Water House e Doceria Tan Tan.