terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pan-americano de surfe é adiado por problemas de infra-estrutura

Fonte: FBSurf / Por: Paula Pitta

Aconteceu neste sábado em Ilhéus/BA a cerimônia de abertura do Mahalo Pan Surf Games, a Cerimônia das Areias, celebrando a união dos povos da América e simbolizando o entendimento e o respeito pela convivência em harmonia.

O campeonato Pan-americano de Surf - Mahalo Pan Surf Games Music, que estava marcado para começar neste domingo, 8, em Ilhéus, foi adiado para segunda-feira, 9, por problemas na infra-estrutura do evento, como o equipamento do palco principal que está emitindo choques e a internet, utilizada para computar notas dos competidores, que está fora do ar. De acordo com Marcos Butão, diretor de prova, o atraso não vai atrapalhar o cronograma da competição, já que a organização aumentou em uma hora o período de provas por dia, passando de 5 para 6 horas.

O Panamericano reune duzentos e cinquenta atletas de nove delegações - Brasil, Argentina, Venezuela, Peru, Guatemala, Equador, Chile, Costa Rica e a ilha do Caribe, Guadalupe, que pertence à França - participam do campeonato.

Ilhéus, no litoral sul da Bahia passa a ser a Capital do Surf nas Américas, reunindo cerca de 200 atletas de todo o continente parao evento que acontece pela primeira vez no Brasil e vai até o próximo dia 14, na praia de Batuba, em Olivença. As águas do litoral sul de Ilhéus serão o cenário da disputa do Panamericano 2009 onde os brasileiros tentarão manter a hegemonia das Américas. Das oito edições já realizadas do Pan, o Brasil venceu sete e não participou de uma delas.

A terra de origem do bicampeão brasileiro profissional Jojó de Olivença, é também terra de dois jovens profissionais que terão a oportunidade de defender ao Brasil literalmente em casa: Os ilheenses convidados Rudá Carvalho e Franklin Serpa, que se somam na Open ao conterrâneo vice 2009 da Open Marco Fernandez, e ao capixaba Kristian Kimmerson, surfista também Júnior que faturou à disputa sem limite de idade da CBS, garantindo presença no quarteto da categoria no Pan da Bahia.

No quarteto da Júnior, a CBS confirmou o novo campeão brasileiro até dezoito anos, o catarinense Vicente Romero, e trio paulista: o novo vice Sub-18 Jessé Mendes, e os convidados Caio Ibelli e Gabriel Medina.

A dupla Open feminina tem a nova campeã Júnior brasileira Gabriela Leite, de Santa Catarina, e sua antecessora Camila Cássia, de São Paulo, ambas precoces profissionais de elite.

Nos pranchões do Longboard, os cariocas Phil Rajzman e Eduardo Bagé estão mantidos, enquanto no também campeão mundial Bodyboard o Brasil terá no Panamericano de Surf à atleta do Ceará Isabela Sousa, e a dupla masculina, baiano Uri Valadão e potiguar Marcus Lima.

O Mahalo Pan Surf Games & Music é coordenado pelas empresas Dendê e Axé Mix Produções, conta com o patrocínio master da Bahia Mineração, do Governo da Bahia e Petrobrás, com apoio da Bahiatursa, Azul Linhas Aéreas, SurfBahia, Ripstar e Prefeitura de Ilhéus.