
O Billabong Ladies Pro – Costão do Santinho inaugurou a “perna” brasileira de fim-de-ano da ASP South America nesta quarta-feira no extremo norte da Ilha de Santa Catarina. Por causa das eleições municipais no domingo, o encerramento da 12.a etapa do WQS Feminino foi antecipado para o sábado em Florianópolis. A campeã leva 3.500 dólares do total de 25.000 dólares da prova nível 4 estrelas, que vale 1.500 pontos no WQS e no sul-americano profissional liderado pela cearense Silvana Lima. Já no mundial, Bruna Schmitz em sexto e Jacqueline Silva em sétimo lugar, são as brasileiras mais bem colocadas no ranking que indica seis surfistas para o WCT.
Esta é a terceira etapa promovida pela Billabong no Brasil nesta temporada. A primeira foi o Billabong Surf ECO Festival na Praia do Forte, Bahia, vencida pela atleta patrocinada pela marca, Silvana Lima. A outra foi o Billabong Girls Pro Rio, antes do WCT na Barra da Tijuca, que terminou com vitória australiana de Rebecca Woods no Rio de Janeiro. Outra cearense, a tetracampeã brasileira Tita Tavares, disputou o título na final e ficou em quarto lugar contra a atual campeã mundial Stephanie Gilmore e Jessi Miley-Dyer, ambas também da Austrália.
As duas competiram no Costão do Santinho em 2006, na primeira etapa realizada no Brasil na história do WQS Feminino. Stephanie Gilmore chegou na final, mas a índia paraibana Diana Cristina bateu a australiana para festejar o primeiro título no melhor resort de praia do Brasil. No ano passado só teve competição masculina e agora o Billabong Ladies Pro – Costão do Santinho é exclusivamente feminino. Mas, como semana que vem tem etapa do WCT na Austrália, Silvana Lima e Jacqueline Silva são as únicas da elite mundial inscritas no evento.
Além da batalha principal pelas seis vagas que completam o seleto grupo das top-16 da ASP, o Billabong Ladies Pro – Costão do Santinho vale pontos no ranking sul-americano liderado pela cearense Silvana Lima. Na Praia do Forte, ganhou da já campeã mundial do WQS 2008, a australiana Sally Fitzgibbons, a final da etapa baiana e foi até as semifinais no Rio de Janeiro. Sua chance de confirmar o título sul-americano profissional é agora, pois não poderá disputar a última etapa feminina do ASP South America Surf Series 2008 semana que vem no Rio de Janeiro, porque na mesma data estará no WCT de Sydney, na Austrália.
A catarinense Jacqueline Silva é a outra representante do Brasil na elite, mas a única que está garantindo sua permanência pelos dois rankings. Ela venceu uma etapa também patrocinada pela Billabong em Portugal e ocupa a sétima posição. Única bicampeã mundial da história do WQS, a florianopolitana da Barra da Lagoa busca uma primeira vitória no Brasil e quer quebrar o tabu em casa. Já Juliana Quint é a mais local por morar no norte da Ilha, onde fica localizada a Praia do Santinho.
Um total de 32 surfistas de dez países vai competir em Florianópolis, sendo vinte do Brasil, três do Havaí, duas dos Estados Unidos, com a Austrália, França, Portugal, Nova Zelândia, Porto Rico, Argentina e Peru, tendo uma representante cada. Todas foram divididas em oito baterias de quatro atletas na rodada inicial e vão estrear no primeiro dia do Billabong Ladies Pro. A brasileira mais bem colocada no ranking WQS é a paranaense Bruna Schmitz, que não saiu da lista das seis que sobem para o WCT desde o início da temporada.
No momento, Bruninha ocupa a sexta posição, logo acima de Jacqueline Silva. Como a própria Jacque e as australianas Rebecca Woods e Jessi Miley-Dyer, que não vêm para o Brasil, estão confirmando suas vagas na elite entre as dez primeiras do WCT, o WQS está classificando até a nona colocada. Só que a australiana Laurina McGrath também não vem defender o último lugar na lista e deixa o caminho livre para sua compatriota Claire Bevilacqua e a havaiana Bethany Hamilton, empatadas em décimo lugar, que são as únicas com chances matemáticas de ingressar na zona de classificação para o WCT em Santa Catarina.
O Billabong Ladies Pro – Costão do Santinho é apresentado pela Brasil Telecom e tem patrocínio do Costão do Santinho Resort & Spa, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Governo do Estado de Santa Catarina e FUNDESPORTE – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e co-patrocínio da Von Zipper, Kustom e Nixon e apoio da Spider Surf Shop, Tao Pilates, Prefeitura de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes e da ASIS (Associação de Surf Ingleses e Santinho). O evento é realizado pela MG2 Projetos e Eventos e Billabong com promoção da Ric Record e It´s e divulgação do Waves.Terra, Jornal Drop e revistas Fluir, Hardcore, Solto e Blackwater, apóia a Campanha do Surfista Doador e é sancionado pela ASP (Association of Surfing Professionals), CBS (Confederação Brasileira de Surf) e FECASURF (Federação Catarinense de Surf).
Mais Informações:
João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America – joaocarvalhomatrix.com.br
Karol Lopes – Coordenadora de Imprensa da Billabong no Brasil – klopesbillabong.com.br
RANKING WQS 2008 – 11 etapas:
01: Sally Fitzgibbons (AUS) – 9.695 pontos
02: Rebecca Woods (AUS) – 7.855
03: Jessi Miley-Dyer (AUS) – 7.520
04: Rosanne Hodge (AFR) – 7.415
05: Paige Hareb (NZL) – 7.120
06: Bruna Schmitz (BRA-PR) – 6.790
07: Jacqueline Silva (BRA-SC) – 6.725
08: Alana Blanchard (HAV) – 6.695
09: Laurina McGrath (AUS) – 6.645
10: Claire Bevilacqua (AUS) – 6.155
10: Bethany Hamilton (HAV) – 6.155
>-próximas sul-americanas:
22: Silvana Lima (BRA-CE) – 4.915 pontos
25: Ornella Pellizzari (ARG) – 4.625
28: Suelen Naraisa (BRA-SP) – 4.405
31: Taís de Almeida (BRA-RJ) – 4.283
34: Cláudia Gonçalves (BRA-SP) – 4.230
44: Diana Cristina (BRA-PB) – 3.715
45: Marina Werneck (BRA-SC) – 3.665
59: Monik Santos (BRA-PE) – 2.293
67: Tita Tavares (BRA-CE) – 1.905
RANKING SUL-AMERICANO DA ASP SOUTH AMERICA – 2 etapas:
01: Silvana Lima (CE) – 2.915 pontos
02: Monik Santos (PE) – 2.293
03: Diana Cristina (PB) – 2.060
04: Tita Tavares (CE) – 1.905
05: Cláudia Gonçalves (SP) – 1.600
06: Taís de Almeida (RJ) – 1.533
07: Jacqueline Silva (SC) – 1.480
08: Marina Werneck (SC) – 1.380
09: Juliana Quint (SC) – 1.375
10: Gabriela Leite (SC) – 1.260